FONTE DE BÊNÇÃOS
15/10/2024SERVO OU SENHOR?
15/10/2024PRESENÇA MARCANTE
Empresas que apoiam o ministério da Igreja da Graça se destacam na Expo Cristã, promovendo enorme interação com o público
Por Evandro Teixeira e Patrícia Scott
Sucesso de público, a 16ª edição da Expo Cristã atraiu milhares de visitantes ao Riocentro, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), de 5 a 8 de setembro. Após um hiato de quatro anos, o maior evento cristão da América Latina reuniu, além de gravadoras e editoras, microempreendedores de diversas áreas. Dentre tantos expositores, destacaram-se as empresas que apoiam o ministério da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD): Graça Music, Graça Editorial, Graça Kids, Graça Filmes, Rádio Relógio (580 AM) e Nossa TV. Todas reunidas em um estande de 180 m², montado em localização privilegiada, praticamente ao lado do Bem Festival, o palco principal em que aconteceram as apresentações musicais.
O estande foi projetado para receber o público de maneira acolhedora, com sofás e poltronas, interatividade e produtos de qualidade. Os visitantes tiveram acesso às produções da Graça Music, publicações da Graça Editorial e puderam conhecer os planos de assinatura da Nossa TV e a programação do Cine Gospel, da Graça Filmes. Além disso, a Rádio Relógio (580 AM) transmitiu ao vivo, durante os quatro dias, tudo o que aconteceu no evento.
A dona de casa Marisa da Silva Braga, 48 anos, mudou-se recentemente para Vila Isabel, zona norte carioca, e está à procura de uma igreja para congregar. Enquanto isso, alimenta a sua fé assistindo às pregações do Missionário R. R. Soares no Show da Fé. Acompanhada do marido, Waldir Antônio Maia, 62 anos, ela entrou no estande da Graça Editorial para comprar uma Bíblia. Entretanto, somente quando estava saindo com seu exemplar da Palavra de Deus, viu a foto do Missionário e se deu conta de que estava na editora ligada à Igreja da Graça. “É ele mesmo que eu assisto”, disse Marisa, surpresa.
Por sua vez, a servidora pública Gabriela Mendonça Queiroz Buzelin, 39 anos, visitou o estande acompanhada da filha, Eva, sete anos, e do marido, Fábio, 48. A família, que frequenta a igreja Templo Prosperar em Cristo, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), foi atraída ao estande da IIGD pela pequena, que é fã dos jogos do site da Turminha da Graça (gracakids.com.br/playkids/). “Ela reconheceu os personagens e pediu que entrássemos para comprar a Bíblia da Turminha. Acabou ganhando também uma bonequinha”, contou Gabriela, elogiando o local. “Gostei muito da interatividade. Bem legal.”
Novos talentos – O espaço da Graça Music disponibilizou totens digitais com acesso à internet, fones de ouvido para apreciação do repertório dos cantores da gravadora, uma sala de estar para receber os artistas e expôs camisas exclusivas que foram sucesso de vendas. “Foi possível perceber a alegria da cada pessoa que passava por nossos estandes”, ressaltou Tiago Peres, gerente executivo da Graça Music, destacando a relevância de a Expo Cristã ter sido realizada no Rio de Janeiro. “Para a gravadora, foi muito positivo, pois, na maior parte dos seus 25 anos de existência, teve mais atuação aqui.”
Além de divulgar os lançamentos da Graça Music, o evento serviu para a descoberta de novos talentos. Durante a exposição, a gravadora realizou audições musicais em um pequeno auditório, onde o público teve a oportunidade de assistir ao desempenho dos candidatos. De acordo com Peres, mais de cem pessoas se apresentaram durantes os três primeiros dias do evento. No encerramento da Expo, foram revelados os nomes dos três vencedores: Raquel Cristine Silva Maria Pequeno, 28 anos, ficou em terceiro lugar e ganhou o gerenciamento de suas redes sociais. Sara Milene de Souza Dutra, 24 anos, foi a segunda colocada e gravará uma música e um clipe produzidos pelo selo Graça Digital. O vencedor foi Renan de Oliveira, 21 anos, que assinará contrato para a produção de cinco canções e cinco clipes também pelo selo Graça Digital.
Durante o evento, a Graça Music ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre questões importantes relacionadas à música. O gerente de relações internacionais da União Brasileira de Compositores (UBC), Peter Strauss, deu uma palestra sobre Direito Autoral, esclarecendo qual é o papel exercido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Ele lembrou que, para o artista receber seus pagamentos, é importante que faça parte de uma sociedade autoral, como a UBC. “Ficamos responsáveis por intermediar o repasse para os autores dos valores arrecadados pelo ECAD”, explicou.
Artistas da Graça – Alguns artistas do cast da Graça Music se apresentaram no palco do Bem Festival, como a cantora Kelly Benigno, que entoou seus principais sucessos, levando o público a um momento intenso de adoração ao Senhor. “A exposição ofereceu diferentes formas de as pessoas serem abençoadas, seja por meio de um louvor, de uma pregação, seja por um texto”, ressaltou ela, destacando a alegria de estar representando a gravadora na Expo. “É uma oportunidade de a Graça Music se tornar ainda mais conhecida,” completa.
Considerado uma das revelações da gravadora, Matheus Duque esteve presente no Bem Festival, interpretando suas belas canções, incluindo Teu Nome. O cantor, que possui mais de 223 mil ouvintes mensais no Spotify, considerou que a feira mostra a força da igreja cristã brasileira. “Estou participando pela primeira vez de um evento dessa dimensão. Já havia ouvido falar da Expo e, por isso, criei uma expectativa grande. Mas o que eu vi foi além do que imaginei.”
Estreando na Expo Cristã no Rio de Janeiro, o forrozeiro Fernandes Lima agitou o público do Bem Festival com suas canções dançantes. Indagado sobre a oportunidade de se apresentar, ele expressou sua alegria pela comunhão com os irmãos em Cristo e comemorou o fato de poder conhecer pessoas novas, ouvir estilos de música diversificados e rever os amigos. “Há pessoas com características diferentes, o que é muito bom, porque Deus é sábio e inteligente e, por isso, deu unções diferenciadas para atrair este ou aquele público”, ressalta.
Já a cantora Catarina Santos viu na Expo uma grande oportunidade de propagar o Nome de Jesus. Segundo ela, esse ajuntamento deu a todos a chance de conhecer trabalhos incríveis e estreitar relações com diferentes profissionais da música. “Embora tenha participado de outros eventos com a Graça Music, pela primeira vez, fiz parte de uma exposição desse tamanho”, contou a artista, que se apresentou no Bem Festival certa do propósito de Deus para que estivesse ali: “adorar ao Senhor”.
O cantor David Soares também esteve presente na Expo Cristã. Ele observou que a feira é uma oportunidade de mostrar a real dimensão do setor evangélico. “Sabemos que existem muitos trabalhos espalhados por aí. Porém, em um evento como este, em que todos estão reunidos, temos uma noção melhor do mercado”, avaliou.
Fortalecimento e visibilidade – A participação da Graça Kids na Expo Cristã foi um marco. Durante a feira, todo o catálogo do selo infantil foi disponibilizado, além de um totem digital com um aplicativo de colorir da Turminha da Graça, que foi uma das atrações do lugar. “É importante participar da maior exposição cristã da América Latina”, pontuou Diego Fraguas, coordenador editorial da Graça Kids, acrescentando que as pessoas puderam conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela IIGD para levar a Palavra do Senhor às crianças.
Por sua vez, a gerente executiva da Graça Editorial, Danielle Bonavita, lembrou que as empresas que apoiam o ministério da Igreja da Graça oferecem ao público evangélico produtos de diferentes segmentos, atuando nas áreas editorial e musical, além de rádio e televisão. “Isso é uma vitória para todos nós. Claro que não há nada tão bom que não possa melhorar. Por isso, esperamos que a próxima edição seja ainda melhor”, declarou ela, referindo-se a agosto de 2025, quando a Expo deverá ser realizada novamente.
Segundo o diretor-executivo da Nossa TV, Ubiratan Sardinha Junior, participar da Expo Critã fortalece a marca Nossa TV e potencializa a plataforma Cine Gospel, da Graça Filmes, disponibilizada gratuitamente aos assinantes da operadora. “É impressionante a quantidade de pessoas que visitaram nosso estande. Muitas delas, ao tomarem conhecimento da Nossa TV, fizeram a assinatura e, outras, retornaram à nossa base.” Ele destacou ainda que a operadora passou por mudanças tecnológicas importantes, as quais fizeram aumentar a potência do sinal, proporcionando maior qualidade na transmissão e oferecendo 40 canais em HD. “Isso significa que houve melhorias significativas no áudio e na imagem”, explicou Ubiratan.
Outra presença marcante no Riocentro foi a Rádio Relógio (580 AM). No estúdio montado no estande, locutores, jornalistas e produtores receberam cantores e autores e fizeram entrevistas exclusivas transmitidas simultaneamente. “Os microfones da rádio ficaram abertos para muitos profissionais da música e da literatura. Também os ouvintes foram estimulados a estar com a gente”, afirmou o coordenador da emissora, Cléber Ribeiro, comemorando os 76 anos de existência da rádio, completados em agosto. “Foi gratificante ouvir histórias de pessoas que têm longa conexão com a emissora”, concluiu ele.