Avanço evangélico
31/07/2024Transformação da família
02/08/2024Jubileu de prata
25 anos de dedicação, 300 edições e milhares de relatos de maravilhas
Por Élidi Miranda e Patrícia Scott
Era 1999, e a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) já estava consolidada nas principais mídias eletrônicas da época: rádio e TV. O único veículo impresso da IIGD era a revista Carta Viva – que deixou de circular na década seguinte, sendo substituída pelo Jornal Show da Fé. Entretanto, pensando em propagar o Evangelho até os confins da Terra, o Missionário R. R. Soares recebeu do Senhor a visão de criar outro periódico. De caráter majoritariamente noticioso, a nova publicação deveria abordar fatos da atualidade à luz das Escrituras, chamando a atenção de seus leitores para temas ignorados pela mídia secular. Assim, em agosto de 1999, foi lançada a primeira edição da revista Graça, que, mais tarde, se chamaria Graça/Show da Fé.
Poucos veículos cristãos de comunicação são tão duradouros. “Manter uma revista por 25 anos e 300 edições é um marco. A publicação ajudou diversas pessoas, porque nela há divulgação de notícias, mas sempre focando na mensagem do Evangelho”, celebra o Missionário R. R. Soares. De fato, a história do veículo tem se misturado à de muitos leitores, como relata o Pr. Fernando Ferreira, líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Paraná. “Comecei a assistir ao programa do Missionário R. R. Soares em setembro de 1999, um mês após a primeira edição da Graça. Quando passei a frequentar a Igreja assiduamente em abril de 2000, a revista me ajudou. Além das matérias com viés cristão, meu interesse era pelas pregações do Missionário, escritas e em áudio, nos CDs encartados na publicação”, informa.
O Pr. Márcio Gonçalves, líder estadual da Igreja da Graça no Espírito Santo, também confirma o impacto humanístico desse material: “Muitas vidas foram edificadas. Pastores, obreiros e ministros do Evangelho foram tocados por essa revista.” O Pr. Jean Reimão, líder estadual da IIGD em Alagoas, faz coro com o Pr. Márcio. “A Graça/Show da Fé é um instrumento de evangelização. Nela, aprendemos mais da Bíblia.”
No entendimento do Pr. Aldeci Gonçalves, líder estadual da Igreja da Graça no Tocantins, “a revista dá a oportunidade de contemplar as maravilhas de Jesus ao redor do mundo”. O Pr. Israel Bomerich, líder estadual da IIGD em Santa Catarina, acredita que Graça/Show da Fé permite levar conhecimento aos cristãos em todo o Brasil com as mensagens do Missionário R. R. Soares e dos demais pastores e “com as matérias que divulgam os acontecimentos envolvendo a Igreja de Cristo”.
“Curada na Igreja” – A fim de comemorar a passagem dos 25 anos da nossa revista nesta 300ª edição, a equipe editorial de Graça/Show da Fé relembra 25 reportagens emblemáticas de capa. A número 1 trazia a seguinte manchete: Milagres: o fenômeno que está mudando o Brasil. A reportagem chamava a atenção dos leitores para as pessoas que haviam sido libertas de graves enfermidades de maneira sobrenatural. Um dos casos relatados foi o de Sebastiana Cardoso da Silva, que sofria de esclerose múltipla [doença neurológica incurável] e problema renal. Fui curada na Igreja, contou ela na ocasião. Os médicos ficaram apavorados, relatou Sebastiana, referindo-se à incredulidade daqueles profissionais de saúde.
A visita ao Brasil do evangelista norte-americano T. L. Osborn (1923-2013), autor do best-seller Curai enfermos e expulsai demônios (Graça Editorial), foi o tema principal da capa da edição 5, publicada em dezembro de 1999. Por meio da Cruzada do Milagre: Conexão de Cristo – uma série de eventos realizados na sede estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus, localizada no Centro de São Paulo, e no Ginásio do Ibirapuera, também na capital paulista –, milhares de participantes foram alcançados por Cristo.
O avanço do número de evangélicos no país é um tema recorrente na revista. Uma das matérias ilustrou a capa da edição 59 (junho de 2004): Evangélicos: crescimento que não para. O texto analisava a migração de católicos para as igrejas protestantes em nosso país.
Na edição 60 (julho de 2004), Graça/Show da Fé demonstrou o impacto da pregação evangélica em território nacional, mediante a cobertura do grande culto realizado em junho pelo Missionário R. R. Soares no estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ). Um dos pontos altos da programação ocorreu quando, às 17h45, os refletores do estádio foram apagados. Então, a plateia acendeu milhares de lanternas, simbolizando a luz de Cristo em um mundo em trevas, enquanto cantava com o Missionário R. R. Soares a canção Acende uma luz.
Ajuntamentos desse tipo, que reúnem multidões para exaltar o Nome de Jesus, têm sido um traço do pregador. Por isso, a edição 69 (abril de 2005) celebrou as três décadas de seu bem-sucedido trabalho como evangelista, contando um pouco da trajetória do Missionário desde sua infância em Muniz Freire (ES). Quando esteve em Cachoeiro [de Itapemirim] ainda pequeno, ele assistiu à televisão pela primeira vez e disse: “[…] um dia, vou estar ali falando”, revelou uma de suas tias paternas, Jether Soares, então com 79 anos.
Essas palavras do pequeno Romildo Ribeiro Soares e outros episódios de sua biografia também foram relatados em dois eventos em comemoração às três décadas de ministério do Missionário, realizados em 21 de abril de 2005. A capa da edição 70, de maio daquele ano, mostrou a reunião matinal no Vale do Anhangabaú (SP) e a vespertina no Aterro do Flamengo (RJ). Ao final de ambas, os participantes receberam um bolinho em celebração aos 30 anos de ministério de R. R. Soares. O doce continha uma pitada de sal consagrado pelo Missionário.
Outro megaevento que entrou para a memória de R. R. Soares e da IIGD foi a Festa do Céu. Durante cinco horas, cerca de 300 mil pessoas se reuniram para celebrar ao Senhor na Enseada de Botafogo (RJ) em 4 de fevereiro de 2006. A reportagem de capa da edição 80 (março de 2006) destacou aquela comemoração emocionante, que juntou todo o cast da Graça Music entoando a canção Santidade ao Senhor.
“Mesma mensagem” – Em 25 anos, Graça/Show da Fé também tem dado voz aos silenciados. Na edição 82 (maio de 2006), a revista denunciava o drama das mulheres vítimas de violência doméstica. Uma das entrevistadas – identificada apenas como C. S. M. – contou: Ele me agredia e, após a surra, citava Efésios 5.22 [Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido]. A reportagem chamou a atenção dos leitores para o uso tendencioso dessa passagem, para justificar a violência contra a mulher. A matéria também mostrou a necessidade de as vítimas denunciarem os abusos sofridos.
Durante duas décadas e meia, a revista enfatizou ainda o avanço internacional da IIGD. A edição 112 (novembro de 2008) é um exemplo disso, com a seguinte manchete: Show da Fé na Coreia do Sul. A reportagem relatou a viagem do Missionário R. R. Soares àquele país asiático, onde ele pregou na Igreja Presbiteriana de Juan, uma megacongregação de 80 mil membros. Deus nos usou com a mesma mensagem do Brasil, com grandes operações de milagres, curas, libertações, relatou o pregador.
Sinais e maravilhas são características do trabalho desenvolvido pelo Missionário R. R. Soares. Em seu ministério, Soares tem instruído o povo a tomar posse das promessas bíblicas. O cerne desse ensino está registrado no livro Como tomar posse da bênção (Graça Editorial), escrito nos anos 1980, que se tornou um best-seller com centenas de milhares de cópias vendidas. A obra estampou a capa da edição 115 (fevereiro de 2009), sob o título Um livro e milhões de milagres.
Em dia com temas relevantes e atuais, a edição 151 (fevereiro de 2012) trazia a seguinte chamada: Corrupção: a verdadeira causa. A matéria mostrou que o problema não acomete apenas os políticos, estando também emaranhado na sociedade, principalmente no “jeitinho brasileiro”. No Brasil, existe corrupção sistêmica, estrutural. Ela é consequência da nossa história, da falta de punição e de exemplo dos governantes, avaliou o sociólogo Aldo Fornazieri.
Na edição 164 (março de 2013), Graça/Show da Fé noticiou o falecimento do evangelista e autor norte-americano T. L. Osborn, que partiu para a Glória aos 89 anos. Apesar da idade avançada, o servo de Deus estava plenamente saudável quando deixou este mundo. A cobertura jornalística realçou os pontos da biografia do pregador, um dos maiores do século 20, responsável por levar milhares de pessoas a Cristo nos quatro cantos do planeta.
“Ferramenta para abençoar” – Graça/Show da Fé tem se mantido fiel ao propósito de abordar assuntos atuais sob a perspectiva bíblica. “A revista é um pregador em forma de páginas, com textos e imagens conduzindo os leitores ao Reino de Deus”, resume o Pr. Luiz Carlos Corrêa, líder estadual da IIGD na Paraíba. Já o Pr. Éric Costa Dias, líder estadual da IIGD em Roraima, assegura: “Graça/Show da Fé é um dos mais importantes veículos de comunicação da fé bíblica e uma fonte de conhecimento”. Na opinião do Pr. Adalberto Carvalho, líder estadual da IIGD no Amapá, o periódico “é uma ferramenta para abençoar as pessoas da Igreja e as de fora, por meio de cada depoimento, cada pregação do Missionário, cada matéria”.
Fiel à Palavra e comprometida com o Jornalismo, como dissemos no início da matéria, Graça/Show da Fé tem procurado munir seus leitores de informações que não teriam espaço na mídia secular, como é o caso da matéria principal da edição 187 (fevereiro de 2015): A vida é um milagre. A reportagem mostrou aos leitores, de maneira consistente, os equívocos da teoria da evolução das espécies, formulada no século 19 pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), mas jamais comprovada satisfatoriamente.
Momentos substanciais distintos da trajetória da Igreja da Graça também foram registrados no decurso dos anos. Um deles está na edição 190 (maio de 2015), quando o R. R. Soares comemorou quatro décadas de ordenação pastoral. Já a edição 202 (maio de 2016) tratou do lançamento do programa Fala, Amigo!, atração diurna apresentada pelo Missionário na época. A principal novidade do programa – transmitido simultaneamente na internet, no rádio e na TV – era a interatividade. Além de responder ao vivo às perguntas dos telespectadores, o fundador da IIGD pregava a Palavra e fazia a oração da fé. A cobertura jornalística evidenciou muitos testemunhos de pessoas alcançadas por meio da atração.
Trabalho incansável – Na edição 228 (julho de 2018), Graça/Show da Fé trouxe a manchete: A uma década da maioria, que mostrava o crescimento dos evangélicos no Brasil. O enfoque era pontuar que eles deverão formar a maioria da população nacional por volta do ano 2030. O mesmo fenômeno foi analisado sob outra ótica, na edição 234 (janeiro de 2019). O texto revelou que o número de evangélicos tinha sido alavancado, principalmente, por pessoas com idade inferior a 25 anos. De acordo com a matéria, cuja chamada foi Igreja cada vez mais jovem, rapazes e moças de todo o Brasil estavam se juntando às igrejas cristãs em busca de acolhimento e comunhão com Deus.
A Igreja da Graça, que está entre as responsáveis pela expansão do Evangelho no país, foi o tema da capa 253 (agosto de 2020). Na edição, contamos a história da IIGD, que celebrava 40 anos de existência. Mostramos que, em um período de apenas quatro décadas, a Igreja havia saltado de alguns poucos espaços alugados, no Rio de Janeiro, em 1980, para milhares de templos no Brasil e no exterior, graças ao trabalho incansável da equipe capitaneada pelo Missionário R. R. Soares, coordenando um “exército” de dezenas de milhares de pastores e obreiros.
À luz da realidade – O Pr. Lacir Pereira, líder estadual da IIGD no Piauí, menciona a centralidade das matérias e dos artigos da revista exaltando o poder de Deus. “São curas, libertações e milagres. Só por esses já valeria o trabalho. No entanto, somos ainda mais beneficiados com reportagens. Graça/Show da Fé é indispensável”, afirma o ministro.
Na edição 269 (dezembro de 2021), a revista estampou na capa uma pergunta relevante em pleno século do avanço tecnológico e das facilidades do mundo ultramoderno: Por que tanta pressa? A Redação ouviu pastores e especialistas, e eles analisaram o problema da aceleração dos afazeres da vida sob a perspectiva bíblica.
Já a capa da edição 272 (março de 2022) chamava a atenção dos leitores para a carta destinada à Igreja de Pérgamo (citada em Apocalipse 2.12-17), fazendo uma ponte entre aquela congregação e a Igreja atual. Nossa equipe de jornalistas consultou autoridades no assunto, que explicaram aspectos cruciais da passagem de Apocalipse. Um deles, Pr. Edson Stürmer, de Panambi (RS), alertou: Fazer alianças e parcerias com pessoas não cristãs, buscando paz e inclusão, só levará a Igreja a se corromper, tal como aconteceu em Pérgamo.
A edição 286 (maio de 2023) versou sobre o modelo bíblico para prevenção e resolução de conflitos. A matéria abordou as desavenças tão comuns nas relações humanas. Aquele que atenta para os ensinamentos bíblicos e os pratica será bem-sucedido e terá a solução para todos os conflitos, afirmou o Pr.Lacir Pereira, em depoimento sobre essa temática.
A matéria da edição 290 (setembro de 2023), sob o título Pregação sólida, voltou a tratar do aumento do número de evangélicos no Brasil, salientando a importância de as igrejas cristãs promoverem um crescimento não apenas quantitativo, mas também qualitativo. Na ocasião, houve um alerta para os perigos de uma fé cristã meramente nominal. Foi o que disse o Pr. Nilson Anízio Silva, de Castelo (ES): Precisamos nos realinhar com Deus por meio do arrependimento, da oração e do retorno às Escrituras.
Na edição seguinte, a 291 (outubro de 2023), a publicação mostrou a necessidade de as igrejas fazerem bom uso das redes sociais para a divulgação das verdades bíblicas. A Igreja pode promover o diálogo com a nova geração quando ela – e me refiro sobretudo aos líderes e pastores – estiver presente nas redes e compreender o seu funcionamento, analisou o jornalista, pastor e pesquisador Rodolfo Capler.
Com sabedoria – O engajamento da Igreja de Cristo em temas que estão na ordem do dia, como a urgência de zelar pelo meio ambiente, foi capa da edição 294 (janeiro de 2024). Cuidando da criação mostrou várias iniciativas evangélicas país afora voltadas à preservação ambiental. Uma delas é o movimento Nós na Criação, que ensina, apoia e impulsiona igrejas evangélicas brasileiras em prol da defesa do meio ambiente.
Nossa publicação também destacou profissionais evangélicos que influenciam positivamente a sociedade. Foi o caso de Juízes por Cristo, da edição 296 (março de 2024). A matéria apresentou o depoimento de magistrados evangélicos que acentuaram como sua fé no Senhor os inspira no exercício profissional.
São 25 anos de dedicação de uma equipe formada por repórteres, revisores, redatora, editor e articulistas. Todos unidos na tarefa de informar e edificar o povo de Deus, priorizando o anúncio da Palavra. O Missionário R. R. Soares resume assim estas duas décadas e meia de trabalho: “Do jeito que Graça/Show da Fé é escrita, com a sabedoria que Deus deu ao editor, aos repórteres e a mim, pessoas acordam, despertam. Ore pela revista e agradeça a Deus o que Ele fez. Foi grande a obra, e há muito mais para ser feito em Nome de Jesus”, conclama Soares, idealizador deste projeto desenvolvido para glorificar o Único que é digno de todo o louvor.