
Os ministros, a Bíblia e os dons ministeriais (Introdução)
15/07/2025
Missão global
15/07/2025
Foto: Dallas Theological Seminary / Wikimedia
Por Patrícia Scott*
Figura central na história do movimento evangélico norte-americano, Lewis Sperry Chafer (1871-1952) foi mais do que um teólogo, pastor, evangelista e educador: era um líder visionário, que uniu a paixão evangelística com o rigor acadêmico. No início do século 20, contribuiu para a consolidação do dispensacionalismo, corrente teológica que divide a história da redenção em distintas eras e enfatiza o literalismo bíblico, especialmente em relação à escatologia.
Nascido em 27 de fevereiro de 1871 no vilarejo de Rock Creek, no condado de Ashtabula, em Ohio, Lewis Chafer teve uma vida marcada por provações e descobertas. Filho do Pr. Thomas Franklin Chafer e de Lomira Sperry Chafer, era o segundo dos três filhos do casal. Com a morte precoce do pai acometido de tuberculose, quando Lewis tinha apenas 11 anos, a mãe dele passou a lecionar e a hospedar viajantes em casa para sustentar a família. Na juventude, Chafer frequentou a escola pública local e, posteriormente, o New Lyme Institute, na mesma região, entre 1885 e 1888. Nesse período, teve seu talento para a música despertado, vindo a ingressar no Oberlin College and Conservatory of Music. No entanto, para poder acompanhar – como cantor itinerante – o evangelista Arthur T. Reed, da Associação Cristã de Moços, em campanhas de evangelização, interrompeu momentaneamente a formação musical no conservatório. Ao retomar os estudos, entre 1889 e 1891, conheceu Ella Loraine Case, com quem se casou em 1896. Juntos, iam a igrejas e conferências. Ele pregava e cantava, e ela tocava órgão. Não tiveram filhos, mas permaneceram unidos até a morte de Ella, em 1944.
Dedicação ao ensino – Ordenado pastor em 1900, na Primeira Igreja Congregacional de Buffalo, no estado de Nova Iorque, ele passou a atuar como evangelista em Troy, Massachusetts. A partir de 1903, aproximou-se do teólogo Cyrus I. Scofield (1843-1921), autor da famosa Bíblia de Referência Scofield, que se tornaria seu mentor teológico. Nessa época, Chafer começou a escrever e a sistematizar seu pensamento doutrinário. De 1906 a 1910, ele lecionou disciplinas, como Bíblia e Música, na prestigiada Mount Hermon School for Boys, fundada pelo evangelista Dwight L. Moody (1837-1899), em Northfield, Minnesota. Em 1912, expandiu seu ministério para o Sul dos EUA. No ano seguinte, desempenhou papel importante na fundação da Escola Bíblica da Filadélfia, auxiliando Scofield diretamente. De 1923 a 1925, atuou como secretário-geral da Missão Centro-Americana, reforçando seu compromisso com a evangelização global.

Foto: Divulgação / Site do Dallas Theological Seminary
Após a morte de seu mentor, em 1921, Chafer se mudou para Dallas, no Texas, e assumiu o púlpito da Primeira Igreja Congregacional da cidade, que havia sido pastoreada por Scofield. A partir de então, passou a orar pela criação de uma escola teológica. Assim, em 1924, fundou o Evangelical Theological College, instituição que daria origem ao Dallas Theological Seminary (Seminário Teológico de Dallas), o qual oferecia ensino bíblico sólido e formação de líderes dentro de uma perspectiva teológica conservadora. Chafer assumiu a presidência da nova organização e atuou como professor titular da cadeira de Teologia Sistemática. Sob sua liderança, o seminário se consolidou como uma das principais referências do ensino bíblico e doutrinário do século 20, formando gerações de líderes, pastores e teólogos comprometidos com uma leitura literal e dispensacionalista do Livro Sagrado.
Mensagem genuína – Em 1933, o Seminário Teológico de Dallas adquiriu os direitos do periódico teológico Bibliotheca Sacra, um dos mais antigos em circulação nos Estados Unidos. No ano seguinte, a instituição passou a editar a publicação. Lewis Chafer foi um de seus principais articulistas, contribuindo com 70 artigos, todos com ênfase em reflexões e ensinamentos teológicos. Em 1947, após uma década de trabalho intenso, Chafer concluiu seu projeto mais ambicioso: o livro Teologia Sistemática, em oito volumes. O sucesso foi imediato; a primeira edição se esgotou em seis meses, e a obra segue sendo reeditada até hoje por diferentes editoras.
Doutor em Divindade, Letras e Teologia, Lewis era conhecido como um homem gentil, equilibrado e profundamente espiritual. Tal perfil reflete sua visão de que as verdades fundamentais da fé cristã estão condensadas em Romanos 5, texto no qual o apóstolo Paulo trata de paz, graça, fraqueza, esperança, amor e alegria. Lewis Sperry Chafer morreu durante uma conferência em Seattle, no estado de Washington, em 22 de agosto de 1952, aos 81 anos, deixando um legado de amor e dedicação ao estudo da Bíblia, à música sacra e à pregação da Palavra. (*Com informações de Wikipédia e Theopedia)