Vida Cristã
01/04/2020
Telescópio – 251
01/06/2020
Vida Cristã
01/04/2020
Telescópio – 251
01/06/2020
O missionário Vladimir Clervilus com crianças atendidas por seu ministério em Cité Soleil, uma comunidade carente dominada pela violência, localizada na parte oeste de Porto Príncipe, capital do Haiti

Entretanto, em territórios sem perseguição religiosa, existem outros obstáculos. É o caso do Haiti, no Caribe, onde 90% da população de 11,7 milhões se apresentam como cristãos, mas, na verdade, não foram evangelizados e praticam o sincretismo religioso. O missionário Vladimir Clervilus lembra que a religião predominante no território haitiano é o vodu (ou Sèvis Gine, que, em português, seria algo como Serviço da Guiné), um culto baseado em práticas de magia. “A guerra espiritual é enorme. Os cristãos por aqui são poucos”, salienta o líder assembleiano. Ele desenvolve seu ministério na favela de Cité Soleil, uma comunidade carente dominada pela violência, localizada na parte oeste da capital Porto Príncipe. Segundo Clervilus, um dos maiores desafios a serem vencidos lá é a pobreza. “A população vive na extrema miséria. Está sempre em busca de uma oportunidade para suprir a fome.”

O Pr. Ismael Nascimento, coordenador de missões da Associação Missionária Luz das Nações (AME): “Se a Igreja não investe em ganhar vidas para Jesus, está morta, perdeu a sua essência”

Não por acaso, o Pr. Ismael Nascimento, coordenador de missões da Associação Missionária Luz das Nações (AME), diz que, apesar dos avanços do cristianismo, há muito a ser feito pela Igreja para o Evangelho chegar a todos os povos. Nascimento acentua que, mesmo no Brasil, mais especificamente na região do sertão nordestino, há 6 mil comunidades sem uma única igreja evangélica. Para o pregador, é primordial os cristãos daqui saírem das quatro paredes do templo e de suas casas e empreenderem esforços a fim de demonstrar amor. “Se a Igreja não investe em ganhar vidas para Jesus, está morta, perdeu a sua essência. Precisamos de pessoas que orem, de outras que estejam disponíveis para o trabalho no campo e daquelas que invistam financeiramente”, conclama. 


Cheios de poder

A pesquisa Introduzindo o cristianismo empoderado pelo Espírito: o movimento pentecostal e carismático global no século 21, conduzida pelo Centro de Estudos do Cristianismo Global (CSGC, a sigla em inglês), nos Estados Unidos, fez algumas descobertas que merecem especial registro:

:: Entre os anos 1900 e 2020, o segmento pentecostal e carismático do cristianismo cresceu quase quatro vezes mais que a população do planeta.

:: Os cristãos considerados pelo estudo como cheios ou empoderados pelo Espírito Santo formam um quarto de toda a comunidade cristã mundial. Espera-se que, até o ano 2050, essa fração chegue a um terço.

:: A Ásia e a Oceania experimentaram o crescimento mais rápido dessas vertentes do cristianismo. A previsão é a população de carismáticos e pentecostais na África crescer mais rapidamente que a de outros continentes nos próximos 30 anos.

:: Hoje, os países com a maior concentração pentecostais e carismáticos são Brasil, Estados Unidos e Nigéria.

:: Afeganistão e Camboja são as nações onde mais cresce o número de cristãos cheios do Espírito Santo em todo o globo terrestre.

(Fonte: Religion News Service – RNS)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known