Medicina e Saúde – 289
08/08/2023
Vida & Sociedade
15/08/2023
Medicina e Saúde – 289
08/08/2023
Vida & Sociedade
15/08/2023

Estrada movimentada

Foto: Israel Antiquities Authority / Reprodução – Facebook

Um recibo financeiro que remonta aos dias do Novo Testamento foi encontrado em Jerusalém recentemente. A inscrição, de sete linhas, gravada em pedra (foto), tem cerca de dois mil anos e contém letras e números em hebraico. O artefato foi escavado na Estrada da Peregrinação, que liga a Cidade de Davi ao Tanque de Siloé e ao Monte do Templo, em Jerusalém.

Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, esse tipo de descoberta é mais uma evidência de quão intensas eram as atividades comerciais na capital de Israel nos tempos de Jesus. Segundo os arqueólogos, o caminho era usado por peregrinos de todas as partes do país, principalmente na época das festas judaicas, como a Páscoa e o Pentecostes. Os viajantes tinham de passar por ali para acessar o Tanque de Siloé, a fim de se purificarem, e, em seguida, chegar ao templo. Dessa forma, a estrada ficava repleta de comerciantes que vendiam suprimentos e animais. (Élidi Miranda, com informações de The Jerusalem Post)


Culto experimental

Foto: Reprodução / YouTube – KTLA 5

Poucos avanços tecnológicos modernos têm dado tanto o que falar quanto o ChatGPT, um tipo de inteligência artificial (IA) capaz de, entre outras habilidades, responder a perguntas, assemelhando-se, assim, ao que acontece nas interações humanas. Recentemente, um culto luterano gerado integralmente por IA chamou a atenção do mundo. Personificado por diferentes avatares que apareciam em um telão, o ChatGPT deu as boas-vindas aos 300 curiosos que se reuniram na Igreja de São Paulo, em Fürth, no Centro-Sul da Alemanha (foto). O chatbot também pregou um sermão no qual falava sobre abandonar o passado e viver o presente. Até as músicas executadas durante a cerimônia religiosa foram geradas por inteligência artificial. Esta tecnologia irá tomar conta de nossa vida cada vez mais […]. É útil aprender a lidar com ela, argumentou o teólogo Jonas Simmerlein, criador do experimento. (Élidi Miranda, com informações de agências de notícias e do canal KTLA 5)


Testemunho do cosmos

Foto: Divulgação / NASA’s Goddard Space Flight Center – Bill Hrybyk

O cientista espacial Kevin Hartnett (foto) passou os últimos 25 anos de sua carreira na Agência Espacial Norte-Americana (NASA, a sigla em inglês) observando os achados do telescópio Hubble, o qual revolucionou parte do entendimento que se tinha a respeito do Universo. E cada descoberta feita pelo gigantesco objeto fortaleceu ainda mais a fé do cientista no Criador. Em artigo recente, publicado no portal cristão norte-americano Desiring God, Hartnett, citando o Salmo 145.3 (Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável – ARA), afirmou: O que faz mais sentido do que um ser infinito projetando um universo que é infinitamente revelador e confuso? De fato, quanto mais atentamente você olha para o universo, mais ele parece insondavelmente complexo, misterioso e requintado. (Élidi Miranda, com informações de Desiring God)


Vitória da liberdade

Foto: ETIEN / Adobe Stock

A Suprema Corte dos Estados Unidos (foto) emitiu uma decisão favorável a uma web designer cristã, a qual pleiteava o direito de não ser obrigada a produzir qualquer tipo de material contrário às suas convicções pessoais. Lorie Smith, proprietária do estúdio de design gráfico 303 Creative LLC, moveu uma ação em 2016 contra a lei antidiscriminação do Colorado, seu estado. No processo, ela alegou que, no exercício de sua atividade, não queria ser forçada a usar frases ou expressões que violassem suas crenças religiosas. Em julho de 2021, um colegiado formado por três juízes de um tribunal estadual de apelações decidiu contra Lorie, alegando que o Estado teria interesse imperioso em proteger os interesses de grupos marginalizados. No entanto, a empresária recorreu à Suprema Corte e ganhou a causa neste ano. (Élidi Miranda, com informações de Center for Christian Virtue e Gospel Prime)


Idioma preservado

Foto: Alan Davidson / Adobe Stock

Quando alguém pensa em tradução da Bíblia para línguas e dialetos minoritários, logo imagina alguma comunidade isolada. Recentemente, porém, um jurista aposentado concluiu a Escritura Sagrada para seu idioma materno, o dórico, um dialeto falado no Leste da Escócia. O evangélico Gordon Hay, 70 anos, iniciou a versão do Novo Testamento em 2006, quando ainda atuava como promotor público na região de Aberdeenshire (foto), e finalizou o trabalho seis anos depois. Em seguida, passou a traduzir o Antigo Testamento, tarefa à qual se dedicou integralmente ao se aposentar. A tradução realizada por Hay, concluída neste ano, é importante tanto para que os falantes de dórico leiam a Bíblia em sua língua mãe quanto para a preservação do idioma nas futuras gerações. (Élidi Miranda, com informações de BBC)


Tratamento integral

Foto: Divulgação / Oasis of Hope

Um hospital no México oferece um tipo de tratamento diferenciado para pessoas com câncer. Além de serem submetidos a cirurgias, medicação e alimentação saudável, os pacientes do hospital Oasis of Hope (Oásis de Esperança) são estimulados a ter fé, orar e adorar a Deus como parte do processo de recuperação. Fundada em 1963 pelo médico e pesquisador cristão Ernesto Contreras, a instituição, localizada em Tijuana, no Norte do país, oferece a seus pacientes cuidado integral do corpo, da alma e do espírito.

Atualmente, o hospital é dirigido pelo filho do fundador, o oncologista e cirurgião Francisco Contreras (foto). Em suas consultas, ele costuma prestar aconselhamento clínico e espiritual àqueles que estão sob seus cuidados. Uma das coisas que passo mais tempo fazendo com meus pacientes é lembrá-los de que Deus Se manifesta por meio das tribulações, informou o especialista. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known