As Escrituras alertam sobre o perigo da língua, comparando-a ao fogo, capaz de gerar vida ou morte
14/03/2025
As Escrituras alertam sobre o perigo da língua, comparando-a ao fogo, capaz de gerar vida ou morte
14/03/2025

Estratégias criativas e inovadoras são utilizadas por cristãos a partir de recursos específicos que focam em determinados grupos de pessoas

Foto: Arte de Cleber Nadalutti com IA de Firefly e Adobe Stock

Por Daniele Vieira

Pregar as Boas-Novas é uma instrução de Jesus, conforme registra o evangelho de Marcos: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). No entanto, para cumprir tal ordenança e obter bons resultados, é fundamental utilizar estratégias que considerem as necessidades e os contextos específicos do público que se deseja alcançar. Assim, ao invés de seguir uma única metodologia, opta-se por vários tipos de abordagem, sempre levando em conta que, antes de tudo, é preciso dar bom testemunho por meio de palavras e ações, demonstrando o fruto do Evangelho.

Uma das abordagens usadas por vários evangelistas no Brasil e no mundo é unir a alegria do circo às lições da Bíblia
Foto: Arquivo pessoal

O evangelismo intencional se baseia no mapeamento das particularidades sociais, econômicas, culturais e espirituais das pessoas a serem alcançadas; no uso de uma linguagem específica e de recursos que possam chegar a cada grupo de maneira eficiente; e na inovação e contextualização como ferramenta para pregar a Palavra de Deus. Entretanto, tais procedimentos estão sempre alinhados à mensagem da salvação – sendo esta apresentada de modo a abranger um número maior de indivíduos.

Uma das abordagens usadas por vários evangelistas no Brasil e no mundo é unir a alegria do circo – que agrada todas as faixas etárias – às lições da Bíblia. É o que tem feito, há 19 anos, o Palhaço Alegria, personagem criado pelo missionário Antônio Marcos Custódio da Costa, 43 anos. O membro da Igreja Evangélica Congregacional em São José, Itaboraí (RJ), conta que sua primeira apresentação aconteceu durante uma conferência missionária. “Naquele momento, não havia ninguém para ministrar a Palavra para as crianças, e a coordenadora de missões estava preocupada. Foi quando ouvi a voz de Deus me falar: ‘Diga a ela que virá um palhaço’. O Senhor me deu tudo, até o nome”, recorda-se. Atualmente, Antônio lidera uma equipe de 15 pessoas comprometidas com esse trabalho. “Visitamos hospitais, casas de repouso e até ultrapassamos fronteiras, chegando a Moçambique, na África.”

O missionário Antônio Marcos Custódio da Costa criou, há 19 anos, o personagem Palhaço Alegria: “Visitamos hospitais, casas de repouso e até ultrapassamos fronteiras, chegando a Moçambique, na África”
Foto: Arquivo pessoal

Antônio relata que, nos ambientes comumente associados à tristeza, à desesperança e à solidão, como os centros de saúde, muitos pacientes pensam que assistirão apenas a uma apresentação circense. No entanto, em meio a esquetes divertidas, o grupo anuncia uma palavra de fé e esperança inspirada nas Escrituras. “O agir de Deus acontece não apenas na vida dos pacientes, mas também na dos acompanhantes e até na dos funcionários. Quantas vezes, ao entrarmos nas enfermarias, os enfermeiros – que também passam por momentos difíceis – choram no meio da ministração. Oramos por eles e os abraçamos”, conta o Palhaço Alegria, assinalando que o Altíssimo tem dado a ele e à sua equipe “a oportunidade de dividir mensagens de renovo e testemunhar muitos milagres”.

Durante as campanhas municipais em 2024, o Pr. Raphael Pacheco lançou uma ação evangelística ousada, com o sugestivo tema: “Faz o J”, referindo-se a Jesus
Foto: Arquivo pessoal

Missão divina – Durante a campanha das eleições municipais em 2024, o Pr. Raphael Pacheco, da Igreja Verbo da Vida, em Arvoredo, na cidade de Contagem (MG), lançou uma ação evangelística ousada, com o sugestivo tema: “Faz o J”, referindo-se a Jesus. Pacheco relata que as pessoas abordadas, em geral, ficavam aliviadas por não ser alguém falando sobre política. “Algumas apenas sorriam, outras se emocionavam, como aconteceu com uma senhora. Ela disse que eu havia sido guiado por Deus, pois esperava uma resposta, e, naquele momento, cheguei com a mensagem do amor de Cristo”, comenta. O pastor acrescenta que alguns dos presentes agradeciam pelo gesto, e outros pediam que não parasse de evangelizar, porque o mundo está precisando. “Isso me motivou a continuar, já que Cristo é o único capaz de transformar a nossa nação.” Na ocasião, o ministro entregava aos pedestres um folheto diferente, que destacava uma imagem simbólica de Jesus e uma inscrição em destaque: 70×7, em referência à conhecida passagem bíblica na qual o Messias é indagado sobre quantas vezes devíamos perdoar (Mt 18.21,22). “Era como se fosse um material político de divulgação. A diferença estava no “candidato”, que não busca um cargo de prefeito ou vereador, e sim de Senhor e Salvador de vidas.”

Integrantes do Curados Para Curar (CPC): o grupo realiza evangelização na ala pediátrica de hospitais e em presídios, por exemplo
Foto: Arquivo pessoal

Outra iniciativa notável por seu caráter inovador são as ações evangelísticas do Curados Para Curar (CPC), ligado ao Ministério Rafá em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense. Há dez anos, o grupo realiza evangelização na ala pediátrica de hospitais, em presídios, nas ruas e em shoppings da cidade. Os membros distribuem panfletos no formato de um cartão de crédito e links de jogos interativos evangelísticos disponibilizados em suas plataformas digitais. “Entendemos que a criatividade ajuda a chamar atenção das pessoas, principalmente quando foge do comum. É uma porta para anunciar o Evangelho”, afirma o Pr. Daniel Ferreira, líder do CPC, assinalando a principal motivação do grupo: “Levar Cristo para almas que estão sedentas e lembrar quem está afastado que há repouso seguro no Senhor”. Segundo ele, os testemunhos são uma prova de que o ministério está no caminho certo. “Muitas vezes, ao levarmos uma mensagem de vida aos hospitais, somos o abraço de que uma mãe ou um pai precisavam. Um sopro de esperança para aquele que não vê saída, um “fica firme” para alguém que está perdido ou um olhar gentil para quem teve um dia horrível, fortalecendo a pessoa.”

O Pr. Daniel Ferreira, líder do Curados Para Curar, afirma: “Entendemos que a criatividade ajuda a chamar atenção das pessoas, principalmente quando foge do comum. É uma porta para anunciar o Evangelho”
Foto: Arquivo pessoal

Conexão real – No Rio de Janeiro, jovens do grupo B1 Mission, da Igreja Batista Atitude, promoveram o “Fora da Caixa”, movimento que busca evangelizar bares e o entorno de boates da capital fluminense. Sob a liderança de Yuri Saraiva, eles estiveram nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em novembro de 2024, para transmitir a Boa Notícia. “Durante a ação, distribuímos kits com itens simbólicos e úteis para os participantes – uma garrafinha de água, caneta e alguns biscoitos –, além de uma passagem bíblica relacionada à ansiedade devido àquela circunstância”, conta Saraiva, destacando que a entrega dos materiais era acompanhada de orações com os estudantes. Para ele, a presença da igreja em eventos como esse demonstra que ela está presente no dia a dia, inclusive nos momentos de tensão e decisão. “Um jovem chegou atrasado para a prova e não conseguiu entrar, mas ficou conosco, orou e entregou sua vida a Jesus”, testemunha Yuri, esclarecendo que, por meio dessas ações, o número de histórias de conversão e transformação de pessoas que foram tocadas pela mensagem das Escrituras vai aumentando.

O rapper e youtuber Yuri Saraiva (ao microfone): o líder do B1 Mission com jovens da Igreja Batista Atitude
Foto: Arquivo pessoal

Na visão de Yuri, o evangelismo criativo e intencional, aplicado nas mais diversas áreas sociais, deveria ser uma prática adotada por todas as igrejas. O líder argumenta que o apóstolo Paulo já ensinava a respeito dessa estratégia em sua primeira carta aos Coríntios: Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns (1 Co 9.22). “A essência do nosso chamado deve estar presente em diferentes segmentos da sociedade”, afirma, lembrando que o B1 Mission vem realizando ações evangelísticas em grandes eventos, como o Rock in Rio, utilizando brincadeiras, como a promessa de um presente misterioso. “Dessa forma, conseguimos criar uma conexão genuína com as pessoas, que param para ouvir e entender a nossa mensagem”, expõe Yuri, que é rapper e youtuber influente na cultura geek – um estilo de vida que tem como base o interesse por tecnologia, jogos, filmes, séries, quadrinhos e outros elementos da cultura pop. “Em minhas músicas, procuro inserir referências bíblicas que se conectem com essas audiências”, assinala.

Membros do ministério Jovens que Vencem (JQV) de São Paulo: ações evangelísticas em locais como o Viaduto do Chá
Foto: Arquivo pessoal

Jovens ousados – A juventude da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) também tem investido na propagação da Palavra por meio de iniciativas atípicas e impactantes. Em São Paulo (SP), os membros do ministério Jovens que Vencem (JQV) realizam atividades em locais como o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, no Centro da capital paulista. “Queremos levar o Nome de Jesus ao mundo e garantir que Ele seja conhecido e reconhecido”, afirma Allan Costa Souza, líder estadual do JQV de São Paulo. Além de evangelizar nos lugares com maior presença de jovens, o grupo já participou de iniciativas, como o Dia Mundial da Limpeza, na Avenida Paulista, e fez uma visita ao Centro da Criança e do Adolescente (CCA), em Pirituba, na zona norte paulistana. “Vimos curas, libertações e muitas pessoas sendo tocadas pelo Senhor. No centro de apoio, levamos alegria, falamos da Palavra de Deus e distribuímos revistas e brinquedos”, ressalta.

Allan Costa Souza, líder estadual do ministério Jovens que Vencem (JQV), afirma: “Queremos levar o Nome de Jesus ao mundo”
Foto: Arquivo pessoal

Em Minas Gerais, o ministério de jovens da IIGD desenvolve pelo menos uma grande mobilização de evangelização por mês. Durante o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), por exemplo, eles fizeram apresentações teatrais em semáforos. O líder estadual do ministério, Wedson Herculano Martins, explica que esses evangelismos são uma experiência única para a garotada envolvida. “É visível a alegria deles por participarem de algo tão diferente”, assegura, destacando a reação das pessoas ao serem abordadas: “Muitas nos parabenizam pelo trabalho e demonstram gratidão pela mensagem recebida”.

Em Minas, o JQV desenvolve pelo menos uma grande mobilização de evangelização por mês, como fez durante o Setembro Amarelo
Foto: Arquivo pessoal

Martins explica que a ideia de inovar na evangelização veio dos ensinamentos do Pr. Rogério Postigo, líder estadual da Igreja da Graça em Minas Gerais, o qual sempre desafia a juventude a ser criativa e ousada para Jesus. Assim, após algumas conversas com os jovens mais engajados na obra, o ministério optou por ações que despertassem a curiosidade das pessoas. “Deu certo! Em muitos casos, não precisamos nem mesmo abordá-las, pois elas se aproximam curiosas para saber quem somos e o que está acontecendo”, conta. De acordo com Wedson, entre tantos testemunhos, uma história o marcou. Um homem pediu para participar de uma dinâmica – antes mesmo de ela começar – sem ter a mínima ideia do que aconteceria. “Depois, ele chorou muito. Chamei-o para um local mais reservado a fim de conversarmos com calma e, durante o bate-papo, aquele senhor revelou que estava afastado de Jesus. Emocionado, após aquele momento com o Pai, ele disse: Obrigado, estou determinado a voltar para os caminhos de Deus ainda hoje”.

O líder estadual do JQV em Minas Gerais, Wedson Herculano Martins, explica que esses evangelismos são uma experiência única para a garotada envolvida: “É visível a alegria deles por participarem de algo tão diferente”
Foto: Arquivo pessoal

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