Minha Resposta – 314
05/09/2025
O que move o coração e a escolha do consumidor evangélico
15/09/2025
Minha Resposta – 314
05/09/2025
O que move o coração e a escolha do consumidor evangélico
15/09/2025

O QUE SOMOS EM CRISTO


Neste mês, estudaremos sobre a Igreja de Cristo no mundo, o que ela é, o poder que possui, bem como o que ela pode e deve fazer, para que os perdidos se salvem, os doentes sejam curados, e todo o povo se torne bênção para a humanidade. A obra necessária para subirmos aos Céus já foi realizada por Jesus. Agora, temos de aprender com a Palavra de Deus, a fim de estarmos com Ele na Glória: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele (1 Ts 4.13-18). O arrebatamento da Igreja é certo e é um evento para o qual devemos estar preparados. Afinal, Cristo Se tornou pecado em nosso lugar: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21). Somos a justiça que o mundo precisa para se livrar das ações do rei do Inferno.

Jesus Se definiu como a Videira verdadeira: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (Jo 15.1). Quando entendemos o Evangelho e nos entregamos ao Salvador, passamos a fazer parte de Jesus, da Igreja verdadeira. Nesse momento, por nascermos de novo, o diabo não tem mais poder sobre nós. Veja o que as Escrituras afirmam: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome (Jo 1.12). Ele irá nos tentar como fez com o Mestre, mas temos de resistir do mesmo modo que Jesus resistiu ao diabo, usando a Palavra do Senhor (Mt 4).

É triste ouvir que algum irmão em Cristo caiu em transgressão, agindo como Demas, que se uniu ao mundanismo: Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia (2 Tm 4.10). Ora, na volta de Cristo quem estiver em pecado não subirá com Ele, mas ficará com quem ama o maligno. Precisamos ser sóbrios e sábios para fugir das propostas de Satanás, o qual deseja nos ver com ele na eternidade, no lago de fogo e enxofre: E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Ap 20.10). Quem ceder ao pecado e não se arrepender a tempo provará a morte eterna. Daqui a trilhões de anos vezes a mesma soma, multiplicada por trilhões de vezes, estará no tormento que nunca acabará. Isso é muito sério! Há pessoas entorpecidas e cegas para o perigo que correm. Vamos interceder por elas, para que voltem ao aprisco do Senhor.

Agora, devemos permanecer em Cristo, a Videira verdadeira. Ele disse que o Criador, o Seu Pai, é o Lavrador, que cuida da Igreja. Quem se torna membro do Seu Corpo faz parte de Jesus, ligado à Videira; logo, o Pai cuidará dele.

Foto: wcirco / Gerado com IA / Adobe Stock

Precisamos ser sóbrios e sábios para fugir das propostas de Satanás, o qual deseja nos ver com ele na eternidade, no lago de fogo e enxofre: E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Ap 20.10)

O DESEJO DE DEUS PAI – Lendo João 15, observamos a importância de estar em Cristo em santidade, para produzirmos o fruto – o resultado – da nossa chamada para pertencer à Igreja: Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (Jo 15.2). É bom ver aquele que recebeu Jesus em sua vida. Muitos estavam tomados por pecados, mas agora, podem ser usados na Igreja como varas produtivas das uvas santas. São homens e mulheres nascendo de novo, jovens buscando o Senhor para viver como Ele deseja e preparando-se para o futuro. Isso nos deixa felizes, porque eles viverão no Reino de Deus.

Jesus nos comparou a varas – os ramos usados pela videira para produzir bons frutos. Os pais espirituais daqueles que alcançam a salvação são a alegria do Reino celestial, pois estão determinados a viver para Cristo, sem se contaminar com o mundo, dando o testemunho puro que alegra o Senhor. As pessoas que conheceram Jesus como o Salvador têm de buscar produzir frutos. Se ficarem apenas na alegria de pertencer à Igreja, jamais atingirão o plano de Deus para a vida delas. Isso também se estende aos maduros na fé. O Lavrador tirará todos aqueles que não frutificarem. Agora, quem entendeu que essa é a razão de ter sido salvo será limpo, para que haja maior produção. Oh, glória!

JÁ ESTAMOS LIMPOS – Não podemos viver com a preocupação de produzir frutos, uma vez que a limpeza de Deus ocorre pela Palavra. O homem jamais conseguirá se purificar dos erros do passado, se não entender que só é possível nascer de novo na Palavra e na unção do Espírito Santo, tornando-se bênção para si e toda a sociedade: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado (Jo 15.3). Lembre-se: o nosso agir será por ouvir a Palavra, não por esforço próprio: E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 4.6). Zorobabel era o governador de Judá na época do retorno do exílio na Babilônia. Seu nome significa nascido na Babilônia e está na genealogia de Jesus (Mt 1.12,13; Lc 3.27). Continue limpo e limpando-se pelo modo eficaz: a Palavra do Senhor!

Foto: Suzi / Adobe Stock

Somos a justiça que o mundo precisa para se livrar das ações do rei do Inferno. Jesus Se definiu como a Videira verdadeira: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (Jo 15.1). Quando entendemos o Evangelho e nos entregamos ao Salvador, passamos a fazer parte de Jesus, da Igreja verdadeira

SIMPLICIDADE NA PRODUÇÃO – Jesus nos ensina a produzir frutos, dizendo: Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim (Jo 15.4). Com Ele, tudo é fácil! Se crermos em Seus ensinamentos, logo veremos o impossível ser possível. Porém, caso haja qualquer pecado escondido, nada faremos. Ele ensina a nos livrar do pecado e a nos purificar: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9). Livre-se das iniquidades!

Os crentes devem crer no Senhor, ainda que nada pareça funcionar. Se algo saiu dos lábios do Altíssimo, sem dúvida, aquilo acontecerá (Nm 23.19). Pegue esta declaração do Mestre, firme-se nela e você verá como a sua vida mudará para melhor: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5). Como as varas precisam estar na Videira para que frutifiquem, assim somos nós. No entanto, se estivermos desgarrados do Senhor, nunca sobressairemos na multidão. Agora, se Cristo estiver em nós, seremos instrumentos em Suas mãos. Jamais se desligue de Deus! Se isso ocorrer, nada poderemos fazer. Ligue-se já!

LANÇADO FORA – Ligados ao Senhor, os frutos aparecerão do nosso interior e serão vistos por quem O ama. Quando nos firmamos nas declarações bíblicas que nos saltam aos olhos e as usamos como base para nossa vida, nada poderá ser feito contra nós (Rm 8.31). Com esse entendimento, é possível marchar com confiança contra as forças do mal e derrotá-las em o Nome de Jesus (Lc 10.19). Portanto, confie no Pai e sinta os poderes do Reino dEle virem em seu socorro: Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem (Jo 15.6). As pessoas que não querem firmar um compromisso com Cristo – e, portanto, não estão nEle – serão lançadas fora, como as varas infrutíferas, e secarão. Depois, serão recolhidas e lançadas no fogo.

Foto: wjarek / Adobe Stock

Pegue esta declaração do Mestre, firme-se nela e você verá como a sua vida mudará para melhor: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5). Como as varas precisam estar na Videira para que frutifiquem, assim somos nós

Até hoje, não entendi por que muitos não se firmam na fé em Jesus, uma vez que não há outro meio de serem salvos. Embora o Senhor diga que deseja ver Seu povo dando muitos frutos, há quem não dê a menor atenção às declarações divinas. Ora, não é o homem quem fala isso, e sim o Criador, o qual conserva todas as coisas. Por que não acreditar no que Deus diz, se Ele cumpriu cada promessa que fez? Apesar da simplicidade da Palavra, muitos creem serem as bênçãos reais! A honra do Altíssimo não será envergonhada. Aquilo que Ele diz virá à luz no tempo certo!

DUAS CONDIÇÕES – O que Deus pede ao homem é possível de fazer. Eis as palavras de Jesus: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Estando nEle, e as Suas palavras em nós, as nossas necessidades serão supridas. Aquilo que determinarmos nos será feito. Reafirmo: o Senhor não nos pede algo impossível, e sim que nos firmemos nEle, obedecendo à Sua vontade e cumprindo as Suas ordens. Além de garantir o suprimento dos nossos pedidos, estaremos, em Cristo, guardados de todo o mal. O versículo não contempla outra coisa a ser feita para sermos atendidos em nossas determinações. Creia e parta para a vitória total.

DISCÍPULO OU NÃO – Aquilo que vimos até agora converge para Jesus, o qual afirmou ser necessário tê-Lo conosco. Agora, Ele diz que o Pai será glorificado, se frutificarmos abundantemente: Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo 15.8).

Foto: rocklights / Adobe Stock

Não troque o privilégio de ser usado por Deus pelas riquezas e por sucesso material. Seremos bênçãos para todos, quando enxergarmos o quanto o Senhor gostaria de fazer em nós e por nosso intermédio

Precisamos parar de olhar somente para nós, lutando para ficarmos ricos e cheios de prata, ouro, bens materiais e aplauso das pessoas, esforçando-nos, para que as nossas necessidades sejam supridas. Nosso dever é partir e deixar o exemplo para a próxima geração, obtendo uma boa produção em todos os sentidos da fé, pois, desse modo, seremos Seus discípulos. Não troque o privilégio de ser usado por Deus pelas riquezas e por sucesso material. Seremos bênçãos para todos, quando enxergarmos o quanto o Senhor gostaria de fazer em nós e por nosso intermédio.

Podemos mencionar Davi, o rei de Israel mais bem-sucedido, o qual teve a felicidade de nunca deixar de dar ao inimigo a resposta certa, vencendo todas as batalhas. Olhando para os textos que examinamos nesta mensagem, percebemos que Jesus deseja que sejamos tão vitoriosos assim como foi o amado rei israelita. O fiel servo de Deus deve ter como missão principal fazer o Pai ser glorificado no Filho. Nada foi nem será melhor do que crer no que Cristo promete fazer em nosso favor. Amém!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *