
Jesus impactou a história, fazendo milagres, e tornou-Se o maior influenciador do planeta
13/02/2025
Mensagens inspiradoras
14/02/2025
CUIDE DAS SUAS OVELHAS
Neste mês, vamos estudar a parábola da ovelha perdida (Lc 15.4-7). Sem que o pastor percebesse, uma das ovelhas se desgarrou do rebanho. Como sempre as contava à tardinha, notou algo errado. Provavelmente, o homem já tinha observado que a fujona era tola por sempre querer se afastar dele e das suas companheiras. Isso tem acontecido em todas as congregações pelo mundo.
O bom pastor não aceitou o prejuízo. Quando pensava no animal sendo devorado pelos lobos, o coração dele pesava; sendo assim, saiu à procura da desgarrada. Alguém pode dizer: “Ele tinha muitas ovelhas, então a perda não seria tão grande”. Porém, sendo responsável por elas, ele teria de dar conta de uma só que faltasse. Pensar de outro modo é errado; portanto, ao observar que falta uma no total das ovelhas que lhe foram confiadas, vá resgatá-la.
A busca foi incessante, mas ele a encontrou. O servo de Deus, caso não avise o ímpio do seu mal caminho, dará conta daquela alma que se perder (Ez 3.18). A obra de Deus deve ser feita conforme Jesus fazia, com sinais, prodígios e maravilhas (Jo 13.15). Temos autoridade sobre as pessoas que se convertem sob o nosso ministério. Por isso, não importa para onde seremos enviados; precisamos ter a certeza de que agiremos como o Salvador. Assim Ele nos instruiu: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12).

Toda desobediência exige punição. No entanto, não devemos bater na ovelha perdida, e sim tratá-la com amor. Desse modo, ela não mais se afastará, e nós a teremos sempre conosco. O pastor a pôs no ombro e a levou com júbilo. Além disso, ele se realizou ao vê-la viva. A experiência para ela não foi boa, mas, ao ser restituída ao aprisco, permaneceria entre as demais.
Ao voltar para casa, o homem convocou amigos e vizinhos para lhes contar como a encontrou. Ele pediu a todos que se alegrassem com aquela vitória. O retorno do animal foi festejado; afinal, longe da proteção do pastor, ela seria facilmente o banquete de algum predador. Ore até encontrar a sua ovelha, porque ela precisa estar guardada no redil.
A parábola contada pelo Mestre, a fim de mostrar o que acontece com um salvo enganado pelo inimigo, teve um final feliz. Devemos ter a mesma atitude do pastor dessa história, para que as nossas amadas ovelhas possam gerar mais ovelhas dentro da casa de Deus. O Salvador mostrou a importância de recuperar a pessoa influenciada por Satanás. Pobre de quem não tem um pastor à altura do ministério criado por Cristo. Somos escolhidos para guardar todos aqueles que nos foram confiados.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares