POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024“ALMA NOBRE”
Edwin Othello Excell dedicou sua vida a pregar a mensagem do Evangelho por meio da música sacra
Por Patrícia Scott*
Nenhum homem na história da música sacra moderna possui os atributos do estadunidense Edwin Othello Excell (1851-1921): cantor, compositor e editor de sucesso – especialmente no fim do século 19 e no início do século 20. Dono de um alcance vocal extraordinário e arranjador musical criativo, ele ficou conhecido por hinos, como Let Him in (Deixa entrar), God calling yet (Deus chamando), Since I have been redeemed (Porque remido fui) e Count your blessings (Conta as bênçãos), esta última de Johnson Oatman Jr. (1856-1922). Não sem motivo, o clérigo calvinista inglês Jacob Henry Hall, assim definiu o multiartista norte-americano em 2014: A fama do Prof. Excell não se baseia inteiramente em seu trabalho no campo evangelístico. Suas belas canções evangélicas, por si só, o teriam tornado famoso.
Estima-se que Edwin Excell tenha composto ou arranjado mais de duas mil canções. Dentre seus arranjos mais famosos, destaca-se Amazing grace (Graça surpreendente – 1909), escrita em 1779 pelo pastor anglicano John Newton (1725-1807). Suas composições sacras geraram um impacto considerável na cultura popular americana, principalmente durante as reuniões de avivamento e convenções religiosas, inspirando a fundação de escolas de música nos Estados Unidos e no Canadá.
Ao longo de 40 anos de carreira editorial, Excell publicou 50 livros de canções, como Triumphant songs, e contribuiu para a produção de outras 38 obras. A editora que fundou, em 1881, tornou-se a maior produtora de hinários nos EUA até sua morte, em 1921. Em 1914, a empresa já havia produzido, aproximadamente, 10 milhões de livros, vendendo quase meio milhão por ano.
Aulas de canto – Excell nasceu no condado de Stark, no estado de Ohio, em 13 de dezembro de 1851. Ele era filho do Rev. Joshua James Excell (1825-1911), um respeitado cantor e pastor. Nos primeiros anos de vida profissional, Edwin Othello trabalhou como gesseiro e pedreiro. Em 1871, começou a dar aulas em escolas de canto e, naquele mesmo ano, casou-se com Elizabeth Jane Bell (1850-1929). O casal teve um filho, William Alonzo Excell (1874-1924), quando residia em East Brady, na Pensilvânia. Durante aquele período, Excell foi convidado pelo Rev. Dr. J. B. Espy, da Igreja Metodista Episcopal, para conduzir os cânticos em uma reunião de reavivamento. A liderança de Excell deu início a um grande movimento espiritual, que resultou, inclusive, em sua própria conversão. Desde então, o compositor passou a dedicar-se à música sacra, estudando, de 1877 a 1880, no Normal Musical Institute, em Nova Iorque, com o Dr. George Frederick Root (1820-1895).
Trajetória de sucesso – Em 1881, Othello Excell recebeu o convite para dirigir o coro da Primeira Igreja Metodista de Oil City, na Pensilvânia, onde ficou por dois anos. Em 1883, mudou-se para Chicago e conheceu B. F. Jacobs, o criador de um sistema que visava fortalecer o ensino da escola bíblica dominical, cabendo a Excell ajudar no desenvolvimento do trabalho musical.
Naquele tempo, a Igreja Metodista Episcopal estava dividida entre o Norte e o Sul devido a uma cisão ocorrida durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). Excell pertencia ao lado Norte. No entanto, em 1885, ele foi convidado pelo Rev. Samuel Porter Jones (1847-1906), um evangelista da Igreja Metodista Episcopal do Sul, a participar como vocalista em uma campanha evangelística em Toronto, no Canadá, em outubro de 1886.
Desde então, Othello se tornou o principal diretor musical de Jones, que, certa vez, definiu o cantor e compositor da seguinte forma: alma nobre e de grande coração, meu corista, irmão Excell. Juntos, eles trabalharam em reuniões de avivamento nos Estados Unidos e no Canadá até a morte de Jones em 1906.
Excell também colaborou com vários outros ministros da Palavra em campanhas evangelísticas e em diversos hinários. Além disso, conduziu a música em convenções de escolas bíblicas dominicais em quase todos os estados e territórios dos Estados Unidos e em muitas províncias canadenses. Desenvolveu também programas de escola dominical com o Rev. Frederick Brotherton Meyer (1847-1929), renomado pastor batista de Londres, e o bispo norte-americano Joseph Crane Hartzell (1842-1928), missionário da Igreja Metodista Episcopal na África Central.
Na última década de vida, Edwin Othello Excell ajudou no programa musical do evangelista britânico Rodney “Gipsy” Smith (1860-1947). Durante uma reunião de reavivamento em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, Excell adoeceu e retornou a Chicago (Illinois), onde foi hospitalizado no Wesley Memorial Hospital. Ele faleceu em 10 de junho de 1921, após passar mais de 30 semanas internado, e foi enterrado no cemitério Oak Woods, em Chicago. (*Com informações de Wholesome Words, Wikipédia e Portal Luteranos)