Peregrina da Verdade
27/05/2024Fundamentalmente decente
27/05/2024Plenitude ou perfeição espiritual no Antigo Testamento: Sete coisas (Parte 2)
Nesta edição, voltaremos a falar da plenitude ou perfeição espiritual no Antigo Testamento. Começamos este artigo lembrando, em primeiro lugar, das sete coisas que Israel fará e que estão registradas em Ezequiel 36.27-37:
1. Recordarão seus males passados: Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos, que não foram bons (v. 31).
2. Abominarão de si mesmos devido à sua iniquidade: e tereis nojo em vós mesmos das vossas maldades e das vossas abominações (v. 31).
3. Ficarão envergonhados e confusos: Não é por amor de vós que eu faço isso, diz o Senhor JEOVÁ; notório vos seja: envergonhai-vos e confundi-vos pelos vossos caminhos, ó casa de Israel (v. 32).
4. Andarão nos estatutos de Deus: E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos (v. 27).
5. Guardarão as ordenanças divinas: E guardeis os meus juízos, e os observeis (v. 27).
6. Morarão para sempre na Terra: Assim diz o Senhor JEOVÁ: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas maldades, então, farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados (v. 33).
7. Orarão pelo cumprimento dessas bênçãos: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ainda por isso me pedirá a casa de Israel, que lho faça: multiplicar-lhes-ei os homens, como a um rebanho (v. 37).
Bom Pastor – Em segundo lugar, registramos a característica do bom Pastor em Ezequiel 34.11-16,25:
1. Procura as ovelhas: Porque assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei (v. 11).
2. Livra as ovelhas: Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão (v. 12).
3. Junta as ovelhas: E as tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países, e as trarei à sua terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto às correntes e em todas as habitações da terra (v. 13).
4. Apascenta as ovelhas: Em bons pastos as apascentarei (v. 14).
5. Acampa as ovelhas: E nos altos montes de Israel será a sua malhada; ali, se deitarão numa boa malhada e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel (v. 14).
6. Fortalece as ovelhas: A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo (v. 16).
7. Protege as ovelhas: E farei com elas um concerto de paz e acabarei com a besta ruim da terra; e habitarão no deserto seguramente e dormirão nos bosques (v. 25).
Recordamos as sete coisas que Deus é para Seus filhos em Isaías 41.10:
1. Estímulo: Não temas.
2. Companheiro: Eu sou contigo.
3. Intercessor: Não te assombres.
4. Deus: Porque eu sou o teu Deus.
5. Doador de força: Eu te esforço.
6. Ajudador: E te ajudo.
7. Sustentador: E te sustento.
Deus e Israel – Aqui lembramos as sete coisas que o Senhor é para lsrael em Isaías 43.1-10:
1. Eu o resgatei: comprei-o para mim (Mas, agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi – v. 1).
2. Eu o chamei: tudo por graça (Chamei-te pelo teu nome, tu és meu – v. 1).
3. Estou com você: em uma perfeita comunhão (Quando passares pelas águas, eu serei contigo – v. 2).
4. Eu o amo: a minha afeição por você (Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma – v. 4).
5. Eu ajuntarei você: a esperança de Israel (Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente – v. 5).
6. Eu o criei para a minha glória: privilégio de Israel (A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz – v. 7).
7. Vocês são minhas testemunhas: uma missão maravilhosa (Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá – v. 10).
Há sete coisas eternas registradas pelo profeta Isaías: salvação (Is 45.17); luz (Is 60.19); alegria (Is 35.10); rocha (Is 26.4); benignidade (Is 54.8); concerto (Is 55.3) e chama ou juízo (Is 33.14).
Deixamos também o que são os homens fiéis descritos em Daniel 3.12-30: destemidos (v. 12); convictos, libertos (v. 17); privilegiados (v. 25); protegidos (v. 27); crentes (v. 28); consagrados a Deus (v. 28) e promovidos (v. 30).
A Palavra de Deus cita sete bênçãos para Israel em Oseias 11.1-4: chamou o seu povo do Egito (v. 1); guiou-o e ensinou-o a andar (v. 3); tomou-o em seus braços (v. 3); curou-o como médico (v. 3); atraiu-o com laços de amor (v. 4); livrou-o do jugo (v. 4) e deu-lhe alimento e cuidou dele (v. 4).
Para concluir, no capítulo 9 de Daniel, que trata justamente das 70 semanas de anos, temos sete verdades acerca do Altíssimo: Ele é um grande Deus (v. 4); temível (v. 4); que mantém a aliança e a misericórdia com aqueles que O amam (v. 4); que conserva a aliança e a misericórdia com quem guarda os Seus mandamentos (v. 4); um Pai justo (v. 7); de juízo (v. 7) e de misericórdia (v. 9).
Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com
2 Comments
Gostei muito!
Glórias a Deus!