Minha Resposta – 306
10/01/2025
Minha Resposta – 306
10/01/2025

Turismo religioso

Foto: Divulgação – SBB modificado por IA

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) passou a integrar o Guia Turístico Evangélico do Estado de São Paulo por decisão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Segundo o órgão, a inclusão da instituição se deve a três pontos turísticos: o Museu da Bíblia e o Centro de Produção da Bíblia, ambos em Barueri, e o Museu da Bíblia em Santana de Parnaíba. A iniciativa da Setur-SP faz parte de um conjunto de ações para promoção do turismo religioso. O guia (foto) apresenta um roteiro unificado para visitantes interessados em explorar o patrimônio evangélico na capital e no interior de São Paulo, destacando 30 locais que oferecem uma imersão na história e na fé. (Patrícia Scott com informações de SBB)


Multiplicação dos peixes

Foto: dudlajzov / Adobe Stock

Um estudo publicado pela revista Water Resources Research alega que o milagre de Jesus na multiplicação dos peixes, registrado nos evangelhos, poderia ser explicado por um fenômeno natural conhecido como “matança de peixes”. Segundo os pesquisadores, o mar da Galileia (foto) possui águas estratificadas – tem uma camada superior quente e oxigenada, enquanto a inferior é fria e com baixo nível de oxigênio. Por isso, quando um vento forte de oeste sopra sobre o lago, ele empurra a água quente da superfície em direção ao leste, fazendo com que a água fria das camadas de baixo suba. Essa movimentação criaria flutuações chamadas “ondas internas”, que diminuiriam a oxigenação da água, resultando na morte dos peixes, que então flutuariam. (Patrícia Scott com informações de The Times of Israel)


Intolerância e discriminação

De acordo com o relatório anual do Observatório sobre Intolerância e Discriminação contra Cristãos na Europa (OIDCC), mais de 2.400 ataques a esse público foram registrados no continente europeu em 2023. França, Reino Unido e Alemanha lideram a lista de países com o maior número de investidas anticristãs. Comparando os dados de 2023 com os de 2013, observa-se um pequeno aumento nas ameaças e agressões verbais e físicas contra a liberdade religiosa. Contudo, segundo os pesquisadores, a falta de dados fornecidos por algumas nações limita a verdadeira dimensão do problema, que vem se tornando mais frequente na Europa. Entre os crimes relatados, destacam-se os atos de vandalismo contra igrejas (62%), seguidos de incêndios criminosos (10%) e ameaças (8%). (Patrícia Scott com informações de Omnes Magazine)


Marcha para Jesus

Foto: Divulgação modificado por IA

Pela primeira vez, a República da Irlanda realizou um dos maiores eventos cristãos do mundo: a Marcha para Jesus (foto). O encontro aconteceu na capital, Dublin, no final de 2024, e reuniu 12 mil pessoas. O objetivo, segundo os organizadores, foi reafirmar a identidade cristã que molda a história do país. A marcha, promovida pela All Nations Church e pela Betania Church, contou com o apoio de diversas igrejas da Irlanda e da Irlanda do Norte. Durante todo o trajeto, que começou no Jardim da Memória, os participantes entoaram cânticos e fizeram orações, carregando cruzes de madeira, bandeiras e cartazes com mensagens, como “Marche para Jesus”, “Jesus é o Caminho”, “Jesus é Senhor”, “Jesus é Rei”, “Jesus pode mudar sua vida”, “Jesus ama Dublin” e “Jesus ama a Irlanda”. (Patrícia Scott com informações de Christian Daily)


Transição religiosa

Foto: Reprodução – TV Brasil no YouTube modificada por IA

Recentemente, o programa semanal Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi destinado para falar dos evangélicos (foto). A matéria, assinada pela jornalista Luciana Barreto, lembra que o Brasil vive o que os especialistas chamam de transição religiosa. Uma mudança que acontece de forma exponencial. Na década de 1970, 90% da população do país era católica, enquanto os evangélicos somavam pouco mais de 5%. Em 2010, os católicos eram 64,6%, contra 22,2% de evangélicos. Os dados sobre religião do Censo de 2022 ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de um crescimento ainda maior dos evangélicos, apontando para uma inversão em 2030. Em apenas seis décadas, podemos experimentar uma transformação social sem precedentes na história do país, enumera a reportagem, realizada a partir de visitas a diversas igrejas e entrevistas com homens e mulheres de diferentes idades, que se encontraram na fé evangélica e fizeram da religião um norte para a vida deles. A jornalista afirma que não é exagero dizer que, muitas vezes, essas igrejas fazem o trabalho do poder público. Essas são as igrejas mais próximas das pessoas, resolvendo os problemas sociais da comunidade, muitas vezes, até ajuda econômica. (Cleber Nadalutti com informações de TV Brasil)


Bíblia nas escolas

Foto: Arquivo Graça / Marcos AC

Desde novembro, as escolas públicas e privadas de Sinop (MT) estão autorizadas a realizar a leitura de trechos da Bíblia, conforme lei aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Roberto Dorner (PL). Já em Rio Branco (AC), os alunos podem consultar o Livro Sagrado na biblioteca como recurso educacional de aprendizado sobre História, Filosofia, Sociologia, Literatura, Arqueologia e Cultura. Na capital acreana, o prefeito Tião Bocalom (PL), sancionou a Lei Municipal nº 2.530, que dispõe sobre o uso facultativo da Palavra de Deus (foto ilustrativa) nas instituições de ensino públicas e particulares. (Patrícia Scott com informações da Prefeitura de Rio Branco e do site de notícias Cenário MT)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *