Atualidade
04/03/2023Missões – 284
30/03/2023Na Glória eterna
O pastor norte-americano Jack W. Hayford (foto), uma das maiores vozes do movimento pentecostal no século 20, morreu de causas naturais em 8 de janeiro, aos 88 anos. Apaixonado pelo ensino bíblico, Hayford, carinhosamente chamado de Pr. Jack, foi editor geral da Bíblia de Estudo Plenitude e autor de mais de 50 livros. Fundou a King’s University (Universidade do Rei), instituição de Ensino Superior evangélica, inaugurada em 1997. Além disso, compôs mais de 500 hinos, como Majesty, canção interpretada por diversos cantores norte-americanos, com destaque para Ron Kenoly, que lançou um álbum com a música em 1998. Hayford serviu como pastor sênior na Church On The Way (Igreja no Caminho), em Van Nuys, Califórnia (EUA), por mais de três décadas. Sob sua liderança, essa congregação saltou de cerca de 20 membros, no final dos anos de 1960, para 12 mil, em 1999, quando ele deixou o pastorado. (Élidi Miranda, com informações de Christianity Today)
Visitação pública
A Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão responsável pelas escavações arqueológicas no país, anunciou que retomará os trabalhos no tanque de Siloé (foto), importante sítio arqueológico de Jerusalém. A ideia é expor toda a construção, que remonta dois mil e setecentos anos e foi muito importante para o abastecimento de água na cidade sagrada. No Novo Testamento, o reservatório é citado no episódio da cura de um cego (Jo 9). Os arqueólogos também acreditam que o tanque era usado para banhos de purificação dos peregrinos que visitavam o templo. Segundo os responsáveis pela escavação, o tanque será aberto à visitação pública assim que o trabalho terminar. (Élidi Miranda, com informações de The Jerusalem Post)
Grande polêmica
Um norte-americano se viu no centro de uma grande polêmica em um shopping da cidade de Bloomington, no estado de Minnesota (EUA). Ele usava uma camiseta na qual estava escrito: Jesus saves (Jesus salva), na parte da frente, e Jesus is the only way (Jesus é o único caminho), atrás. Em um vídeo, compartilhado milhares de vezes em várias redes sociais, o homem é abordado por seguranças do estabelecimento, que lhe ordenam retirar a blusa ou deixar o local. Na gravação, os agentes advertem o cliente de que a mensagem da camiseta teria um tom proselitista, o que não seria permitido no interior do centro comercial. Jesus está associado à religião e está ofendendo as pessoas, declarou um dos vigilantes. Apesar do constrangimento, o rapaz continuou no shopping, vestindo a camiseta, segundo informações da assessoria do Mall of America. (Élidi Miranda, com informações de Kare e Guiame)
Nas mãos de Deus
Os brasileiros esperam avanços na área da saúde e da Medicina nos próximos anos. Porém, estão convencidos de que o futuro nesse campo depende mais de Deus do que de médicos ou cientistas. Foi o que mostrou um levantamento realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), a pedido da farmacêutica Pfizer. Para a maior parte dos entrevistados (39%), o futuro da saúde está nas mãos do Senhor. Um percentual um pouco menor (34%) acredita que ela depende dos médicos (foto ilustrativa). Já os cientistas ficaram em último lugar: apenas 27% confiam que eles poderão fazer algo pela saúde. Foram ouvidas no inquérito duas mil e trezentas pessoas em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Porto Alegre. (Élidi Miranda, com informações de CNN Brasil)
Livro rejeitado
O ator e escritor norte-americano Kirk Cameron, 52 anos, é um ativista em favor dos valores familiares e da fé cristã. Recentemente, ele lançou um livro para crianças com temática bíblica, intitulado As you grow (Conforme você cresce, em tradução livre). Como parte da estratégia de lançamento, a editora da obra, a Brave Books, havia planejado encontros do autor com seus pequenos leitores em diversas bibliotecas públicas do país. Entretanto, pelo menos 50 dessas instituições ignoraram o convite ou rejeitaram a presença de Cameron, devido ao tema do livro (foto). Porém, algumas bibliotecas, como a da cidade de Indianápolis, no estado de Indiana, cederam seu espaço mediante pedidos do público. O evento foi um sucesso, e Cameron reuniu milhares de pessoas para ouvi-lo ler o livro rejeitado. (Élidi Miranda, com informações de Fox News)
Influência positiva
Há oito anos consecutivos, a rede de fast-food estadunidense Chick-fil-A ocupa o primeiro lugar no ranking Americano de Satisfação dos Clientes. A empresa, que existe desde os anos de 1960, está entre as maiores cadeias de lanchonetes dos Estados Unidos e é gerida a partir de princípios bíblicos. Uma de suas marcas é nunca abrir aos domingos, para que os funcionários tenham liberdade de ir à igreja cultuar ao Senhor. Recentemente, em entrevista a um veículo voltado para o meio corporativo, Dan Cathy, filho do fundador da empresa, explicou o segredo do sucesso do negócio iniciado por seu pai: Estamos aqui para glorificar a Deus sendo fiéis mordomos de tudo o que nos foi confiado e para ter uma influência positiva sobre todos os que entram em contato com o Chick-fil-A. (Élidi Miranda, com informações de Christian Headlines)