Novela da Vida Real – 282
30/01/2023Carta do Pastor à ovelha – 284
01/03/2023Silêncio e medo
Cristãos britânicos e norte-americanos se sentem constrangidos em expressar sua fé no ambiente profissional por medo de serem ridicularizados ou hostilizados. Foi o que mostrou um estudo da Pearn Kandola, uma das principais consultorias de Psicologia Ocupacional da Inglaterra. Os pesquisadores ouviram 1.100 trabalhadores cristãos no Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos de 2021 e 2022.
De acordo com a pesquisa, o receio tem impedido muitos crentes em Jesus de externarem suas crenças até por meio de símbolos religiosos no espaço corporativo (foto ilustrativa). O documento recomenda que as organizações apresentem aos colaboradores orientações claras acerca do respeito à expressão religiosa no meio empresarial. Segundo a Pearn Kandola, as normas deveriam abranger adeptos de todas as religiões. (Élidi Miranda, com informações de Christian Today)
É proibido orar
Uma ativista cristã pró-vida foi detida pela polícia depois de orar silenciosamente em frente a uma clínica de aborto na Inglaterra. Isabel Vaughan-Spruce (foto), dirigente da organização March for Life (em português, Marche pela Vida), estava sozinha diante da BPAS Robert, em Birmingham, região central da Inglaterra, quando dois policiais se aproximaram dela e começaram a interrogá-la. Ao confessar estar orando mentalmente, ela foi conduzida à delegacia. Atividades pró-vida são proibidas nas imediações dos centros abortivos daquela cidade. Contudo, a ativista alega que não estava fazendo nada além de exercitar sua liberdade de pensamento e de religião, dentro da privacidade de sua própria mente. (Élidi Miranda, com informações de Christian Today)
1 milhão de vidas
O ministério norte-americano Groundwire criado em 2017 atua no ambiente virtual produzindo e veiculando pequenos vídeos para atrair o público jovem na web. Em razão disso, acaba de comemorar um marco notável: 1 milhão de pessoas alcançadas para Cristo. De acordo com Sean Dunn, fundador do ministério, o segredo do sucesso tem sido a criação de conteúdos que suscitam questionamentos pertinentes. Nos vídeos, gravados em inglês, os internautas são levados a refletir, por exemplo, sobre: Qual é o sentido da vida? Depois disso, são direcionados, se assim desejarem, para uma conversa com voluntários que se oferecem para orar por eles e lhes apresentam o Evangelho. (Élidi Miranda, com informações de Faithwire)
Ambiente “inclusivo”
Um restaurante norte-americano em Richmond, no estado da Virgínia, recusou-se a atender os membros da organização cristã Family Foundation (em português, Fundação da Família). A associação havia feito uma reserva para uma comemoração de fim de ano. Porém, quando os proprietários souberam de que se tratava de uma instituição cristã e conservadora – com uma visão tradicional do casamento e de respeito à vida desde a concepção –, cancelaram a solicitação faltando apenas 1 hora e 30 minutos para o início do evento. Todos deveriam estar preocupados com o fato de as pessoas terem esse tipo de serviço negado apenas com base em suas convicções, escreveu a presidente da Family Foundation, Victoria Cobb, no blog da organização. (Élidi Miranda, com informações de Faithwire)
Últimos dias
Quatro em cada dez norte-americanos acreditam que o fim do mundo está muito próximo. Segundo um estudo publicado pelo instituto de pesquisas Pew Research, 39% deles estão de acordo com a afirmativa: Estamos vivendo o fim dos tempos. Os cristãos evangélicos (67%) se mostraram mais propensos que os adeptos de outras religiões a concordar com a frase. Já os católicos, apenas 27%, por exemplo. O que chamou atenção dos pesquisadores foi a crença no fim dos tempos existir, até mesmo, entre os que defendem outra fé: um em cada três deles (29%) também crê que estamos vivendo os últimos dias. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)
Totalmente compatíveis
Um livro que relaciona fé e ciência está chamando atenção na Europa. A obra (foto), publicada em francês, Dieu, la science, les preuves (em tradução livre: Deus, a ciência, as provas). Com milhares de cópias vendidas e 85% de avaliações positivas na Amazon, a literatura, lançada em outubro de 2021, foi elaborada pelo engenheiro Michel-Yves Bollore e pelo escritor Olivier Bonnassies. Ao longo de 600 páginas, os autores reúnem uma série de recentes descobertas que evidenciam não haver conflito entre Deus e conhecimento científico. Este livro oferece uma perspectiva particularmente interessante sobre ciência, cosmologia e suas implicações filosóficas ou religiosas, declara o vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1978, Robert Wilson, no prefácio da obra. (Élidi Miranda, com informações de Gospel Mais e Amazon)