Palavra dos Patrocinadores – 279
01/10/2022Carta do Pastor à ovelha – 280
01/11/2022Última fronteira
O “contrabandista de Deus” partiu para a morada eterna em 27 de setembro, aos 94 anos. Nascido em 1928, na Holanda, Anne Van der Bijl adotou o codinome Irmão André (foto) – que o deixaria famoso em todo o mundo – após passar a contrabandear Bíblias para os países da Cortina de Ferro em 1955. O Livro Sagrado era proibido, e os cristãos, duramente perseguidos nas nações controladas pela antiga União Soviética.
Arriscando a própria liberdade e a vida, o Irmão André escondia as Escrituras Sagradas em seu fusca e cruzava fronteiras do Leste Europeu para entregá-las aos cristãos perseguidos. Assim, teve início a Missão Portas Abertas. Muitas dessas histórias são contadas em sua biografia, intitulada O contrabandista de Deus, agora publicada pela organização. (Élidi Miranda com informações de Missão Portas Abertas)
Serviço de excelência
A TV da Família acaba de completar 15 anos no ar. Nessa década e meia, o sistema de televisão por assinatura Nossa TV tem cumprido seu propósito de ser reconhecido como uma empresa cristã que preza pela excelência na prestação de serviços de TV por assinatura e na qualidade do conteúdo que distribui. Presente em mais de três mil cidades brasileiras, inclusive em lugares de difícil acesso, a empresa possui quatro pacotes: Graça, Mais, Premium e HD a preços acessíveis. Os planos oferecem de 20 a 60 canais, muitos consagrados internacionalmente nos segmentos de esportes, documentários, séries e programação infantil. Além deles, a Nossa TV é a única do mercado a disponibilizar 11 canais evangélicos exclusivos. (Élidi Miranda, com informações de Nossa TV)
Projeções preocupantes
Os Estados Unidos concentram o maior número de cristãos em todo o mundo, somando mais de 230 milhões de fiéis (quase 70% da população), entre católicos, protestantes e outros. Contudo, desde os anos 1990, o contingente de estadunidenses que se declaram seguidores de Jesus vem caindo lentamente. Se essa tendência continuar, é possível que mais da metade dos cidadãos norte-americanos deixe de se identificar como cristãos em poucas décadas. Uma série de projeções, realizada pelo instituto de pesquisas Pew – especializado em levantamentos sobre o segmento religioso –, estima que os Estados Unidos poderão ter apenas entre metade (54%) e um terço (35%) de sua população se identificando como cristã em 2070. Para elaborar as projeções, o instituto considerou variáveis, como migrações, mortes e nascimentos conjugados, em diferentes cenários. (Élidi Miranda, com informações de Pew Research Center)
Vitória na Justiça
Um médico cristão britânico venceu um processo que ele moveu contra o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, a sigla em inglês). Por mais de três anos, o órgão do governo britânico submeteu o profissional a uma série de medidas disciplinares pelo seguinte delito: orar por seus pacientes. A perseguição ao Dr. Richard Scott (foto), 62 anos, teve início em 2019, quando o NHS passou a intimidá-lo, ameaçando-o de expulsão. Entre as medidas disciplinares impostas pelo órgão, estava a participação do referido doutor em curso sobre limites profissionais, aplicado a médicos que cometem abuso sexual contra pacientes. Inconformado, Scott foi à Justiça contra as sanções, e uma corte da cidade de Margate, no Sul da Inglaterra, concluiu que ele tem plena liberdade para orar durante suas consultas. (Élidi Miranda, com informações de Christian Concern)
Sem arrependimento
O ator norte-americano Lucas Black ficou conhecido por sua participação em filmes da franquia Velozes e furiosos e pela série de televisão NCIS: Nova Orleans. Contudo, em 2019, depois de participar de 125 episódios do seriado, Lucas resolveu deixar a atração. Naquela época, trabalhava 70 horas por semana, o que o impedia de conviver com os filhos e a esposa. Além disso, havia apenas quatro anos que estava convertido ao Evangelho, e o ambiente das produções de Hollywood e de TV em nada favoreciam o desenvolvimento de sua fé. Assim, embora estivesse no auge da carreira, ele preferiu deixar a indústria do entretenimento, para se dedicar à família (foto) e se conectar com o Pai celestial. Três anos depois, o ator não se arrepende da decisão. Muito pelo contrário: continua firme nesse propósito e até participou de um filme cristão recentemente. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)
Best-seller cristão
Há 35 anos, era lançado o livro Como tomar posse da bênção, do Missionário R. R. Soares. Com milhões de cópias vendidas no Brasil, tornou-se um dos maiores best-sellers do mercado editorial cristão. O sucesso de vendas se deve ao tema central desse escrito: a determinação. Trata-se de um princípio espiritual minuciosamente explicado ao longo do texto, com vasto referencial bíblico. Lembre-se: determinar não é ordenar a Deus, mas, sim, ao diabo, que tire as garras de você e desapareça do seu corpo, da sua família, do seu dinheiro e da sua propriedade, ensina Soares na página 28. Um produto indispensável para quem deseja conhecer a obra redentora de Cristo no Calvário. (Élidi Miranda)