Impacto evangelístico
09/07/2025
O aumento da expectativa de vida ampliou o papel dos idosos, hoje considerados produtivos, dinâmicos e capazes de impactar as novas gerações
10/07/2025
Impacto evangelístico
09/07/2025
O aumento da expectativa de vida ampliou o papel dos idosos, hoje considerados produtivos, dinâmicos e capazes de impactar as novas gerações
10/07/2025

Perigo on-line

Foto: Reprodução

Um levantamento inédito do ChildFund Brasil, organização internacional que se dedica à proteção infantil, revela que 54% dos adolescentes brasileiros já sofreram algum tipo de violência sexual na internet. A pesquisa, que ouviu 8.500 jovens com idades de 13 a 18 anos em todo o país, apontou que 94% não sabem como denunciar essas situações. Por isso, na maioria das vezes, apenas bloqueiam os perfis dos assediadores. A rede social Instagram e as plataformas de jogosRoblox (foto) e Free Fire aparecem como os ambientes digitais mais inseguros.

O estudo expôs ainda a pouca participação dos pais na vida digital dos filhos: apenas 35% dos responsáveis utilizam algum tipo de controle parental. Foram identificadas 14 formas de violência on-line, incluindo assédio, exposição em grupos e invasão de contas. Como resposta a esse cenário, o ChildFund propõe a realização de ações conjuntas entre escolas, famílias e governo para que sejam criminalizadas práticas como sextorsão (ameaça de divulgação de imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo – por vingança, humilhação ou extorsão financeira) e grooming (aliciamento sexual on-line). (Patrícia Scott com informações do ChildFund Brasil)


Combate ao antissemitismo

Foto: Kirill4mula / Adobe Stock

O governo de Israel, em parceria com o Instituto de Embaixadores Amigos de Sião (FOZ, a sigla em inglês), lançou um programa internacional destinado à formação de líderanças cristãs. O objetivo é treinar uma nova geração de líderes com base em princípios bíblicos, preparando-os para enfrentar a crescente onda de antissemitismo em todo o mundo, especialmente entre os jovens. A meta é formar mil embaixadores em 2025, e chegar a dez mil em 2026, ampliando o alcance por meio da distribuição de conteúdo educativo. Voltado para pastores, educadores, influenciadores e líderes de juventude, o programa inclui um curso on-line e uma viagem imersiva a Israel (foto ilustrativa), com custos pagos pelo governo israelense. (Patrícia Scott com informações de CBN News)


Nascimentos em queda

Em 2023, o número de nascimentos no Brasil voltou a cair pelo quinto ano consecutivo. Foram registrados 2,52 milhões de nascidos vivos, uma queda de 0,7% em relação a 2022, segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Klivia Brayner de Oliveira, gerente do levantamento, essa diminuição se deve a diversos fatores, como o custo para criar filhos, a disseminação de métodos contraceptivos (inclusive entre pessoas de baixa renda) e as novas prioridades das mulheres, como trabalho e formação.(Patrícia Scott com informações de Agência Brasil)


Cristãos etíopes

Foto: Dafna Gazit / Israel Antiquities Authority Facebook

Pesquisadores encontraram estatuetas raras de osso e ébano (foto) em três túmulos cristãos no deserto de Negueve, em Israel. As peças, datadas dos séculos 6 e 7 e achadas no sítio arqueológico de Tel Malhata, estavam junto a jarros de alabastro, joias de bronze e frascos de vidro. O conjunto sugere que os indivíduos enterrados eram migrantes africanos, possivelmente etíopes convertidos ao cristianismo, conforme publicado na revista científica Atiqot. Os túmulos, localizados perto da base aérea israelense de Nevatim, seguem o padrão bizantino, e as estatuetas têm pequenos furos, sugerindo que eram usadas como pingentes. (Patrícia Scott com informações de The Christian Post)


Leitura bíblica

Foto: Manusapon / Adobe Stock

O relatório State of the Bible 2025, da Sociedade Bíblica Americana, indica que a leitura da Bíblia está em alta nos Estados Unidos, especialmente entre os mais jovens (foto ilustrativa). A geração Z (de nascidos entre metade dos anos de 1990 e final da década de 2000) registrou um aumento de 36% na leitura das Escrituras. Entre os millennials (a geração Y, de nascidos de 1981 a 1995), o crescimento foi ainda maior: 41%. Desde 2021, o número de adultos que leem a Palavra regularmente aumentou em cerca de 10 milhões – inclusive fora de ambientes religiosos formais. O estudo revela ainda que houve um salto no compromisso pessoal com Jesus: a partir de 2019, esse engajamento subiu 15% entre a geração Z e 19% entre os millennials. (Patrícia Scott com informações de American Bible Society)


Crença em Deus

Foto: Thilo Wagner / Adobe Stock

Uma pesquisa realizada na Alemanha aponta que apenas 30% dos jovens com idades de 14 a 29 anos creem em um Deus pessoal, enquanto 60% disseram não acreditar. No levantamento, a família aparece como o valor mais importante para os entrevistados (60%), à frente de carreira, fé e meio ambiente. Segundo os pesquisadores, esses dados demonstram uma busca por estabilidade e pertencimento em um contexto europeu marcado pela instabilidade econômica e social. Mesmo não sendo prioridade, a fé continua tendo relevância na construção da identidade dos jovens (foto ilustrativa), refletindo uma crença menos institucional e mais voltada à experiência pessoal com o sagrado: 55% dos respondentes professam alguma religião. (Patrícia Scott com informações de
Evangélico Digital
)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *