POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024
POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024

Marco histórico

Foto: Divulgação – SBB.jpg

Em novembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) alcançou um marco histórico: a impressão de 200 milhões de Bíblias e Novos Testamentos. Para comemorar esse número, foi lançada uma edição especial que oferece acesso aos textos bíblicos nas línguas originais (hebraico, aramaico e grego) e inclui duas traduções da Bíblia Sagrada em português: a Nova Almeida Atualizada (NAA) e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Segundo a instituição, a edição interlinear é fruto de quase duas décadas de trabalho da SBB, proporcionando aos leitores de língua portuguesa acesso direto aos textos originais, facilitando a compreensão por meio de traduções fiéis e acessíveis.

A produção de Bíblias da SBB (foto) teve um crescimento significativo: em 2011, havia alcançado a marca de 100 milhões de exemplares. Agora, pouco mais de uma década depois, conseguiu dobrar esse número. (Patrícia Scott com informações de SBB)


Importância cultural

Foto: Reprodução

A Lei 14.998/2024, que cria o Dia Nacional da Música Gospel, foi sancionada no dia 15 de outubro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data escolhida – 9 de junho – homenageia o dia de nascimento da missionária sueca Frida Maria Strandberg Vingren (1891-1940), esposa de Gunnar Vingren (1879-1933), um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil (foto do casal). Multi-instrumentista, cantora e compositora, Frida traduziu mais de 20 hinos da Harpa Cristã, o hinário oficial das Assembleias de Deus. O projeto de lei foi apresentado pelo assembleiano e deputado federal Raimundo Santos (PSD-BA) com a justificativa de valorizar a música gospel e reconhecer sua importância cultural para o país. (Patrícia Scott com informações de Agência Senado)


Violência extrema

A Missão Portas Abertas lançou recentemente uma campanha global, denominada Desperta África: pelo fim da violência e início da cura, visando ampliar a conscientização da Igreja acerca da crescente perseguição e violência sofridas pelos cristãos na África Subsaariana – região do continente ao sul do deserto do Saara. A iniciativa, com duração prevista até 2027, pretende apoiar 4 milhões de cristãos africanos, socorrendo-os com alimentação, moradia e cura física e espiritual. Aquela área, que compreende 47 países, vive sob violência extrema causada, principalmente, por grupos extremistas islâmicos. Essas milícias provocaram o deslocamento de mais de 16 milhões de cristãos, que vivem em condições precárias em campos de refugiados (foto). (Patrícia Scott com informações de Missão Portas Abertas)


Preservação ambiental

Foto: Leonardo / Adobe Stock.jpeg

A Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil) iniciou a campanha em favor do direito de respirar ar puro e ter acesso à água própria para o consumo humano. É urgente orientar a população sobre como se proteger da poluição do ar e das ondas de calor, além de envolver as pessoas em ações solidárias para garantir que os mais necessitados tenham acesso à água potável. A IRI-Brasil elaborou um guia para que as igrejas evangélicas e seus membros possam contribuir ainda mais com a preservação das florestas, das nascentes e dos rios. O informativo inclui dados sobre condições climáticas, desmatamentos e queimadas (foto ilustrativa) e do acesso à água em cada estado da Amazônia, além de trazer orientações sobre como se proteger das queimadas, das secas e do calor. (Patrícia Scott com informações de IRI-Brasil)


Mais ateus que crentes

Foto: David Matthew Lyons / Adobe Stock.jpeg

A pesquisa Explaining Atheism (Explicando o ateísmo), realizada pela Queen’s University of Belfast (foto), na Irlanda do Norte, revelou que o número de ateus naquele país agora é maior que a quantidade de crentes em Jesus. Ao comentar os resultados do estudo, a Dra. Lois Lee, do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade de Kent, na Inglaterra, afirmou que esta seria a primeira era ateísta da história.

Segundo o levantamento, os principais fatores que influenciam as crenças são a educação dos pais e as expectativas sociais em relação à fé em Deus. Ao avaliar os dados, os pesquisadores concluíram que, embora pais antirreligiosos não impactem de maneira significativa a crença dos filhos no Altíssimo, eles exercem forte influência na formação de uma moralidade oposta à religião. (Patrícia Scott com informações de The Christian Today e Belfast Telegraph)


Aliada à tecnologia

Foto: mehaniq41 / Adobe Stock.jpeg

No Nepal, a falta de acesso às Sagradas Escrituras representa um desafio significativo para a evangelização. No entanto, a comunidade cristã tem crescido a partir de novas formas de compartilhar o Evangelho. Líderes evangélicos da igreja nepalesa utilizam a Bíblia em áudio, que pode ser ouvida por meio de um dispositivo portátil movido à energia solar. Assim, aqueles que não sabem ler ou não têm acesso à eletricidade podem ouvir as Boas-Novas de Cristo. Por causa da perseguição religiosa naquele país asiático, os evangelistas também distribuem arquivos digitais da Bíblia, gravados em cartões no formato microSD (foto) e acessados por telefones celulares. (Patrícia Scott com informações de Global Christian Relief)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known