Pastores e teólogos dizem que atribuir ditados populares à Bíblia leva à má interpretação da fé
05/08/2025
Vacinação contra gripe
07/08/2025
Pastores e teólogos dizem que atribuir ditados populares à Bíblia leva à má interpretação da fé
05/08/2025
Vacinação contra gripe
07/08/2025

COMPARTILHE

Desafio e perseverança

Foto: Valery Bareta / Adobe Stock

Natural da Tunísia (foto ilustrativa), país do Norte da África de 12 milhões de habitantes e predominantemente muçulmano, Ahlem Arfaoui cresceu em um lar islâmico. No entanto, após sonhar com Jesus e se converter ao Evangelho, teve a vida transformada. Sua decisão por Cristo a colocou em conflito com seus familiares e a fez perceber o quão difícil é compartilhar a fé cristã em um ambiente hostil à Palavra. Segundo Arfaoui, sua irmã mais velha chegou a esconder a Bíblia para dificultar sua busca por conhecimento. Porém, apesar de todos os obstáculos, ela permaneceu firme na fé.

Por serem alvo de hostilidades da sociedade, os cristãos tunisianos, de maneira geral, tendem a adorar a Deus em segredo. Isso porque quem deixa o islã para seguir a Jesus é considerado uma vergonha para a família. No caso de Arfaoui, a situação foi um pouco diferente, pois ela descobriu que nem todos os familiares eram contrários aos princípios cristãos: uma de suas irmãs, que vive no exterior, também se convertera a Cristo. Graças à ajuda dela, Ahlem Arfaoui encontrou uma igreja na Tunísia, passou pelo discipulado e pelo batismo nas águas. Posteriormente, conheceu um jovem com quem se casou e teve um filho, formando uma família temente ao Senhor. (Evandro Teixeira com informações de Mission Network News)


Censura à fé

Foto: Reprodução / Facebook de DOHI / Door of Hope International

O casal de pastores Luis Guillermo Borjas e Roxana Rojas (foto), da Assembleia de Deus em Cuba, teve o julgamento adiado pela Justiça cubana por tempo indeterminado. Eles foram acusados de desrespeito às autoridades após expressarem sua fé durante uma audiência no Tribunal Militar em meio à defesa do filho, Kevin Laureido Rojas, 19 anos. O rapaz foi obrigado a cumprir serviço militar mesmo tendo apresentado dispensa médica por ter problemas psiquiátricos. De acordo com os autos do processo, no julgamento, o promotor não considerou os atestados como provas válidas.

Ato contínuo, Luis Borjas declarou que os oficiais militares seriam responsabilizados perante a justiça divina. Em seguida, marido e mulher foram presos sob alegação de que não era permitido fazer referência a Deus diante de um Tribunal Militar naquele país insular localizado ao Norte do mar do Caribe, na América Central, de mais de 11 milhões de habitantes.

Depois de cinco dias de detenção, o pastor foi liberado mediante o pagamento de fiança, e a pastora deixou a cadeia antes, devido a questões de saúde. No entanto, a acusação contra Luis e Roxana continua valendo, e o casal, que pode ser condenado a oito anos de prisão, é obrigado a se apresentar semanalmente na delegacia. (Evandro Teixeira com informações de Christian Solidarity Worldwide)


Ataque na Índia

Foto: Vijit / Adobe Stock

Um casamento cristão foi violentamente interrompido por extremistas em Raipur, a capital do estado de Chatisgar, na Índia (foto) – nação de maioria hindu, situada no Sul da Ásia, de 1,4 bilhão de habitantes. O ataque deixou alguns feridos, mas as autoridades não divulgaram o número de vítimas. Além dos danos materiais, há informes de que cinco famílias teriam sido desalojadas. Fontes locais afirmam que três jovens invadiram o espaço no início da celebração, cortaram o fornecimento de energia elétrica e declararam que o casal não tinha permissão para realizar a cerimônia. Os invasores xingaram as mulheres que estavam no evento e rasgaram seus sáris [trajes tradicionais femininos]. Quando os filhos delas reagiram, tentando protegê-las, foram apedrejados e fugiram, buscando abrigo em uma casa próxima, onde entraram em contato com a polícia. As autoridades conseguiram dispersar os criminosos, mas nenhum deles foi preso. Ao registrarem a ocorrência na delegacia, as vítimas foram surpreendidas com a defesa dos moradores da região aos agressores, os quais alegaram que os acusados teriam sido provocados por familiares do noivo. Depois disso, o chefe do conselho da aldeia fez ameaças aos cristãos, exigindo que não realizassem mais quaisquer eventos, incluindo casamentos, aniversários e funerais. (Evandro Teixeira com informações de Christian Solidarity Worldwide)


Tradução acelerada

Foto: Reprodução do site da UnfoldingWord

Com o propósito de tornar a Palavra de Deus acessível a todos os povos, a UnfoldingWord – organização internacional dedicada à tradução da Bíblia para línguas pouco faladas –, desenvolveu o software TranslationCore e o disponibilizou para as igrejas que apoiam missões (foto). De acordo com os idealizadores do projeto, o objetivo é oferecer uma cadeia de ferramentas de tradução bíblica completa com autoatendimento. A instituição entende que traduzir as Escrituras Sagradas, um processo tradicionalmente lento e trabalhoso, exige que linguistas missionários ocidentais passem anos aprendendo determinado idioma para, somente depois, traduzir versículo por versículo o Texto Sagrado. A associação reconhece os esforços desses profissionais, destacando que, sem os trabalhos já realizados há décadas, o avanço atual não seria possível. No entanto, observa que, embora tenham tido um impacto significativo, os métodos tradicionais não conseguem acompanhar a crescente demanda global pelo Livro Santo em mais idiomas. (Evandro Teixeira com informações de Mission Network News)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *