Igreja
02/02/2020Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020Unção dobrada
Milhares de pessoas comparecem à enseada de Botafogo para celebrar os 40 anos da Igreja da Graça
Por Patrícia Scott, Ana Cleide Pacheco e Evandro Teiceira
Depois de constantes chuvas no Rio de Janeiro (RJ), a paisagem não poderia ser mais perfeita para um dia de muita celebração. Com vista para dois cartões postais da Cidade Maravilhosa, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, uma multidão adorou a Deus, na tarde de 15 de fevereiro, na enseada de Botafogo, na zona sul carioca, a fim de comemorar os 40 anos da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) sob a liderança do Missionário R. R. Soares.
O céu estava claro, com poucas nuvens, e os termômetros marcavam em torno dos 29 graus, quando começou o megaevento o Ano da Unção Dobrada, às 15h30, com as boas-vindas do Pr. Rogério Postigo – líder estadual da IIGD no Rio de Janeiro – aos muitos cristãos que, sedentos, buscavam por milagres. “Por mais de 30 anos, faço parte dessa história. Há motivos para comemorar, pois inúmeras vidas foram curadas, libertas e transformadas. Temos um legado para deixar neste país”, declarou. Segundo o líder, o número 40 é significativo. “A Bíblia, por exemplo, fala dos 40 dias de jejum de Jesus e dos 40 anos que o povo de Deus andou pelo deserto”, explicou ele, frisando que é a marca especial de um ciclo. “Assim, será com a nossa Igreja: daqui para a frente, esperamos viver a unção dobrada de Deus”.
Dividindo o palco com o Pr. Rogério Postigo na apresentação do evento, o cantor e pastor Tiago Peres levantou os participantes com palavras de avivamento. “Com Deus, você recebe vitória. O Senhor está ao seu lado, por isso precisa sair deste lugar transformado. Encha-se da presença do Espírito Santo”, bradou Peres, lembrando que o Senhor é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6b). Ele, que é contratado da Graça Music e tem dois CDs lançados pela gravadora, encantou a multidão com a canção Tu és o Rei.
Para estar na festividade, muita gente foi de ônibus, de perto ou de longe. Foi o caso das caravanas, vindas de diferentes bairros cariocas, de cidades das regiões Metropolitana e Serrana, da Baixada Fluminense, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul: prova do enorme esforço feito pelas pessoas para estarem no evento. Elas esbanjavam alegria e se diziam gratas ao Senhor pela oportunidade de fazerem parte da história da Igreja.
O Pr. Guilherme Soares viajou 24h (desde 8h de sexta-feira) para prestigiar a festa dos 40 anos da IIGD. Líder da caravana que partiu de Porto Alegre (RS), com dez ônibus e 400 passageiros, ele disse que a ideia era ficar até o último “amém”. “Viemos aqui participar desta festa para o Senhor”, salientou o pastor, prevendo que chegaria à capital gaúcha no fim da noite de domingo.
Para quem não conseguiu estar na enseada de Botafogo, pôde acompanhar o culto pela televisão: ao vivo pela Rede Internacional de Televisão (RIT) e pelo canal RIT TV no YouTube.
Conquistas – Intérprete da canção Cadê minha Rosinha durante a comemoração dos 40 anos da Igreja da Graça, o pastor e cantor Fernandes Lima declarou seu amor por esse ministério, o qual faz parte de sua vida há 23 anos, quando se converteu ao Evangelho. “A família que tenho hoje o Senhor me deu por meio desta obra”. Ele disse que a unção dobrada é algo real na IIGD. “Em meio a lutas e batalhas, o Senhor sempre garantiu as vitórias”, afirmou o cantor, que animou o público com outras duas canções inéditas: Fake news e Há uma fogueira.
Há dois anos no cast da Graça Music, Eliezer de Tarsis já participou de diversos eventos promovidos pela IIGD. No entanto, para ele, estar no 40º aniversário do ministério teve um valor especial. “Agradeço a Deus pela vida do Missionário R. R. Soares e pela boa acolhida que recebi”, disse, observando que a comemoração é muito importante por significar o reconhecimento das conquistas da Igreja ao longo desse tempo. Ele que, junto com todo o povo, adorou o Senhor cantando Vivo Ele está (inédita) e Deus pode tudo, disse também que o crescimento dessa obra era inquestionável, pois firmava-se “na cura, libertação e no amor de Deus”.
O cantor e deputado federal David Soares (DEM-SP), que entoou Com Jesus é assim e Pela fé, assim como Eliezer, fez questão de destacar a relevância dos 40 anos da denominação. “Fazer parte dessa história é muito gratificante; motivo de agradecimento a Deus”, declarou ele, que já gravou cinco álbuns pela Graça Music – sendo o primeiro em 2009 (Minhas canções na voz de David Soares) e o mais recente, Com meu Deus, eu vou vencer.
Celebração impactante – Nascida em uma família musical e filha de pastores, Izabela Ryos, hoje com 19 anos, começou a cantar aos três. Ela iniciou sua história na Graça Music em janeiro. Segundo a cantora, o músico Carlinhos GerD assistiu a um de seus vídeos na internet e gostou bastante. “Ele me ligou e me mandou uma música para que eu gravasse. Aprendi a canção, coloquei a voz, e ele a apresentou ao Missionário”. Dias depois, Carlinhos novamente entrou em contato com Izabela para informá-la de que R. R. Soares havia gostado do que ouviu e a convidou para conversar. “Durante o encontro, ele ficou sabendo que eu cantava em hebraico. Cantei, ele fez uma live (vídeo ao vivo) e postou nas redes sociais”, relata ela, que foi contratada pela gravadora. “Espero alcançar pessoas a partir do meu ministério, das minhas canções e daquilo que Deus confiou a mim”.
Com relação ao evento, a cantora afirmou ter certeza de que muitas vidas foram impactadas pelo poder de Deus. “Acho incrível esse evangelismo de massa e a forma como o Missionário usa os meios de comunicação para levar Jesus às pessoas. É maravilhoso, encorajador e muito inspirador”, declarou Izabela, a qual cantou duas músicas inéditas: Amor infinito e Estou apaixonado.
Produtor musical e gerente artístico da Graça Music, Rogério Vieira também se mostrou bastante feliz por fazer parte da celebração. Para ele, a IIGD vive um momento abençoado em que o povo de Deus tem sido levado a um tempo de avivamento. Para Vieira, missão e evangelização são a marca registrada do ministério do Missionário R. R. Soares ao longo desses 40 anos.
A cantora Lilian Lopes, que entoou Deus é comigo e a inédita canção Ressuscita, destacou que “um evento desse porte, que atrai milhares de pessoas para adorar a Deus, tem como propósitos: alcançar vidas e sarar, pelo poder do Pai, os corações feridos”. Ela aproveitou a oportunidade para registrar a história da música Deus é comigo, que a marcou ministerialmente e dá título ao seu primeiro CD pela Graça Music. “Minha entrada na gravadora foi no tempo de Deus. A mão dEle me conduziu, e sou grata ao Senhor. Tenho convicção de que foi o lugar que Ele escolheu para que meu ministério frutificasse”, relatou, concluindo que seguirá adorando e crendo em todas as promessas do Altíssimo. “Quero render a Ele meu louvor e alcançar aqueles que necessitam de paz e salvação”.
Raphael Coelho
Foto: Rodrigo Di Castro
Foto: Raphael Coelho
Vidas abençoadas – A cantora Kelly Benigno também marcou presença no encontro de fé. “Trata-se de uma tarde linda na presença do Pai. Cremos no milagre. O Senhor está neste lugar. Então, muitas bênçãos e vitórias se manifestarão”, disse ela, louvando o Altíssimo por sua trajetória na Graça Music. Recentemente, ela lançou o CD Tua Graça. “Sei que abençoará muitas pessoas, pois é tudo para a glória de Deus”, pontuou a cantora, que cantou Com Deus, posso tudo e Vai acontecer.
Os pais de Kelly ressaltaram a alegria de fazerem parte da festividade. A mãe, Roberta Aparecida Rangel da Silva Benigno, disse sentir-se abençoada por estar em um evento tão importante para a Igreja e o povo de Deus. “Sabemos que o Senhor derramará uma grande bênção sobre nossa vida. Todos receberão o que vieram buscar, o que enche o meu coração de alegria”. O pai da cantora, o Pr. José Rodrigues Benigno, ministro do Evangelho há 20 anos, agradeceu a Deus pela oportunidade de ver pessoas adorando o Senhor em um momento tão magnifico para a Igreja. “São 40 anos de IIGD. Sou grato ao Senhor pelo privilégio de estar nesta celebração. Hoje, é um dia muito especial e tenho certeza de que as pessoas foram e continuarão sendo impactadas”.
Foto: Lucas Postigo
Foto: Rodrigo Di Castro
Coração grato – Para o Pr. Gabriel Souza, 25 anos, ministro de louvor da sede estadual da IIGD no Rio de Janeiro, o evento foi particularmente significativo. Em 2009, no último encontro que o Missionário Soares realizou na enseada de Botafogo, ele era adolescente e fazia parte de uma caravana. Desta vez, conseguiu fazer parte da programação. Souza relatou que, ao longo destes anos, a Igreja da Graça foi como uma mãe. “Este ministério nos ensina a andar no caminho da salvação”, declarou, emocionado.
Assim como Gabriel, o ministro de louvor Matheus Lima, 30, da sede estadual da IIGD no Rio de Janeiro, esteve na enseada em 2009 e testemunhou aquilo que Deus fez em sua vida. “Ao longo desses anos, a Igreja da Graça mostrou ter um ministério bem consistente. É maravilhoso ter nascido e crescido nela”.
A história do Pr. Manoel Gonçalves de Castro, da sede regional da IIGD em São Leopoldo (RS), de igual modo, mudou quando conheceu, pela televisão, o Missionário R. R. Soares e, por meio de suas pregações e orações, aceitou Jesus. Manoel de Castro, que viajou 1.500km para estar no culto, lembrou-se de como conheceu o ministério. Ele conta que, no dia em que assistiu ao programa do Missionário pela primeira vez, foi tomado pelo desejo de pastorear. “Pensei que era uma loucura assistir a esses crentes e pensar nessas coisas”. Na época, Castro não era cristão nem pensava em frequentar uma congregação evangélica. Esse quadro mudaria alguns meses depois ao aceitar o convite da esposa para ir com ela à Igreja. “Passado um tempo, fui consagrado a obreiro”, relata ele. Há 18 anos, Manoel caminha com Cristo e, há uma década e meia, dedica-se ao ministério pastoral.
Membro da IIGD desde 2006, o Pr. Víctor Martins, líder estadual no Rio Grande do Sul, contou que, por intermédio da irmã, chegou à Igreja. “Um ano depois, tornei-me obreiro. Em 2010, fui consagrado a pastor. A obra começou passo a passo”, ressaltou, assinalando que a Igreja da Graça é uma grande família. “Esse trabalho é um divisor de águas na minha vida. Vim de outra igreja, mas minha conversão real foi na IIGD. Não falo isso pelo fato de fazer parte dela, mas porque aprendi a ter compromisso com Jesus neste ministério”, explicou. Martins já dirigiu vários templos da Igreja da Graça e auxiliou diretamente o Pr. Jayme de Amorim Campos na sede estadual da IIGD em São Paulo. “Desde então, comecei a minha caminhada pastoral. Fui enviado ao Rio Grande do Sul com a missão de cuidar de todo o estado. Faço isso com zelo e amor”, disse ele, esclarecendo que veio para o Rio de Janeiro com caravanas de todas as sedes regionais da IIGD gaúcha.
Princípios cristãos – Um evento de tal porte, é claro, sempre recebe muitos convidados especiais. Dentre eles, destacou-se o presidente Jair Messias Bolsonaro, o qual fez questão de esclarecer ao público que o Estado é laico, mas o presidente é cristão e temente a Deus. “O Brasil está mudando. Com fé, respeito, humildade e sabedoria, nós transformaremos o destino do país”, afirmou Bolsonaro, o qual agradeceu o convite do Missionário R. R. Soares para estar na celebração dos 40 anos da IIGD.
Foto: Rodrigo Di Castro
Em entrevista ao jornalista Alexandre Giachetto, apresentador do Jornal das 22, da RIT, o presidente pontuou que a família é a base da sociedade e precisa ser unida, coesa e sadia. “As mulheres estão à frente das famílias. São mais ligadas à criação dos filhos. Elas têm grande responsabilidade”, afirmou. Bolsonaro ressaltou que, ao longo da sua carreira política, tem defendido os valores cristãos ao lado da bancada evangélica do Congresso Nacional. “Tenho honrado tudo o que venho falando faz muitos anos”
Outro convidado de honra, o prefeito carioca, Marcelo Crivella, disse ter certeza de que Deus guardará a cidade de tragédias, corrupções e acidentes. “O Senhor fará um Rio de Janeiro muito mais feliz. Como prefeito desta cidade, eu não teria mais nada a pedir a Deus depois de uma reunião como esta”, declarou Crivella, ao citar a oração de milhares de pessoas pelo mesmo propósito. “O Senhor, certamente, ouvirá o clamor deste povo”.
Já o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que acompanhava o presidente da República, ficou impressionado com a magnitude do evento. “O Brasil precisa muito de joelhos dobrados. Isso faz a diferença e alavancará este país.” O juiz federal Marcelo Bretas, que atua na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, também estava presente. Evangélico desde a infância, ficou emocionado com a celebração. “Aprendi desde cedo que Deus promete bênçãos ao povo que se humilhar, buscando-O com o coração”, lembrou-se Bretas. Ele ressaltou que os princípios cristãos (amor, respeito, obediência) valem para a vida toda. “Deus Se alegra ao ver as pessoas seguindo Seus mandamentos”.
Outro convidado muito especial e amigo do Missionário R. R. Soares, o pregador norte-americano David Horton esteve presente. Acompanhado de sua esposa, Scarlett, ele saudou o público efusivamente e, tendo como intérprete Marcos Soares, um dos filhos de R. R. Soares, fez questão de lembrar a todos algumas promessas do Senhor registradas em Sua Palavra. “Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). Ele não muda e continua a realizar milagres”, frisou.
Mensagem de fé – Um dos pontos altos do superevento foi o momento em que o Missionário cantou A volta da vitória, acompanhado pelo público. Em seguida, o líder e fundador da Igreja da Graça clamou pela nação brasileira ao lado do presidente Jair Messias Bolsonaro, sendo acompanhado pela família – sua esposa, Magdalena Soares; os cinco filhos, David, Daniel, Filipe, André e Marcos, e a nora Kelly Benigno – e das autoridades presentes. “Nosso país tem condições de ser um dos mais prósperos do mundo. Vamos pedir a Deus justiça, misericórdia e poder para que o presidente Jair Bolsonaro conduza essa nação”. Durante o clamor, o líder da IIGD destacou o texto do Salmo 33.12: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança.
Foto: Rodrigo Di Castro
Foto: Rodrigo Di Castro
Foto: Raphael Coelho
Após agradecer pela presença do mandatário, o Missionário deu início à ministração da Palavra, lendo o texto: E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam (Mc 3.1-6). Ele explicou que é necessário conhecer a Verdade, para que a pessoa não permaneça no engano, persistindo no erro. “Deus deseja fazer maravilhas. Não importa quem você tem sido. O importante é quem será a partir de hoje. Ao entender a Verdade, é possível ser livre de qualquer pecado.” R. R. Soares ensinou que, ao confessarmos os nossos pecados a Deus, o perdão divino acontece, e somos santificados. “O Senhor ama todas as pessoas. Mude! Converta-se! Você não precisa fazer promessas para o Altíssimo. Ele não vende bênçãos”, ressaltou Soares, enfatizando que nada nem ninguém pode nos separar de Deus.
Foto: Rodrigo Di Castro
Foto: Rodrigo Di Castro
Foto: Lucas Postigo
Quando terminou a pregação, o Missionário pediu às pessoas que colocassem a mão no coração e fechassem os olhos para dar inicio à oração. “Senhor Deus, em o Nome de Jesus, perdoa o pecado de cada um. Seja aquele praticado de forma consciente ou inconsciente, por palavras, pensamentos ou atos. Jesus, perdoa, santifica, lava cada um com o Teu sangue”. Para aqueles que ainda não haviam se rendido a Cristo ou precisavam resgatar a aliança com Deus, R. R. Soares pediu a eles que repetissem, com as mãos levantadas, a oração: “Senhor Jesus, eu O recebo como único Salvador da minha vida”.
A seguir, clamou: “Senhor, como ministro do Evangelho, se a pessoa confessou que aceita Jesus como Senhor e Salvador, eu declaro, diante de Ti, que ela é Tua. Satanás, a partir de agora, esta pessoa não pertence mais às trevas. Pegue tudo o que é seu – a angústia, a amargura, a enfermidade, a dor – e saia em o Nome de Jesus. Eu amarro, agora, toda a sua ação demoníaca contra estas vidas. Exijo que saia com sua potestade e não volte mais”. O Missionário agradeceu a Deus pelos presentes, dizendo: “Pai, obrigado pela vitória, pelas curas que o Senhor realizou. Hoje, é dia de bênção, de unção dobrada. Temos um Deus em quem podemos confiar. No Senhor, podemos todas as coisas”. Em seguida, o Pr. Rogério Postigo orou, dando a bênção final, mas não sem antes cantar Parabéns pelos 40 anos da IIGD.
Muito alegre com tudo o que aconteceu na enseada de Botafogo, a gerente geral da IIGD, Odília Martins de Melo, disse que o evento havia superado todas as expectativas. “É lindo contemplar as pessoas buscando e adorando a Deus, e as autoridades tendo a chance de ouvir a mensagem de fé do Missionário R. R. Soares. O que mais me sensibiliza é ver todos ouvindo e respeitando a Palavra do Senhor e temendo o Seu Nome. Presenciar os filhos de Deus contemplando-O também é impactante”, declarou ela, assegurando que toda a equipe trabalhou bastante e não poupou esforços para que vidas fossem abençoadas. “A Igreja Internacional da Graça de Deus completa 40 anos, e eu tenho 37 anos de caminhada nesse ministério. Por isso, ver a nação brasileira buscando a Deus é gratificante. Estou bastante feliz com o crescimento da Igreja de Cristo, e, mais uma vez, o Senhor fez muito mais do que pedimos e pensamos”, enfatizou.