“Quem viver e ler verá”
02/08/2024Na prateleira – 301
02/08/2024Somos livres!
Neste mês, vamos meditar acerca das maravilhas que cercam os seguidores do Senhor Jesus, começando pelas orações em favor deles!
PEDIDO EM FAVOR DOS COLOSSENSES – O apóstolo Paulo e seu grupo de pastores que o auxiliavam na obra de Deus na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, resolveram orar em prol de todos os alcançados pelo Evangelho, para que o Senhor derramasse bênçãos especiais sobre eles: Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual (Cl 1.9). Nada melhor do que amar os que amam a Deus; assim, o Senhor nos amará também. A Ele seja a glória!
AGRADANDO A DEUS – Paulo pediu que a igreja dos colossenses andasse dignamente diante do Senhor. Essa postura ajudaria a Igreja de Cristo a conquistar os perdidos que ainda estavam endurecidos para ouvir o Evangelho e crer nele. Se os colossenses agradassem a Deus em tudo, muitos se achegariam para aprender de Jesus e seriam bem-sucedidos na fé no Salvador. Além disso, frutificariam em toda boa obra e cresceriam no conhecimento do Senhor (v. 10). Essa é a videira na qual o Criador Se compraz, pois não conhecerá derrota.
A FORÇA DA SUA GLÓRIA – O apóstolo clamou a Deus para que os colossenses fossem fortalecidos e fizessem a obra conforme planejado pelo Senhor: Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, (v. 11). Eles já podiam louvar o Altíssimo, porque essa oração seria atendida em breve. Se o encarregado da direção da igreja orar, suas petições serão respondidas. Essa fé precisa ser vista em todas as igrejas, uma vez que não estamos brincando de fé, mas agindo como o Pai deseja.
DEUS NOS FEZ IDONÊOS – Paulo continuou o relato da oração feita por ele e seus pastores, trazendo revelações relevantes para aumentar a fé daqueles irmãos: Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz (v. 12). Ele disse que agradecia ao Senhor por nos ter feito idôneos para participar da herança. Diante dessa verdade, não devemos ser tímidos para entrar na presença de Deus e sair com a bênção revelada por Ele ao apóstolo: participar da herança dos santos na luz. O nosso Pai é tremendo!
DAS TREVAS PARA A LUZ – Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (v. 13). Não somos do reino do fracasso e do sofrimento nem estamos mais nele. Fomos conduzidos para o Reino do Filho do amor de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Agora, não temeremos o inimigo, e sim avançaremos com a força da herança que temos no mesmo poder existente em Cristo (Jo 14.12). Venceremos em todas as frentes, porque somos livres!
Com amor,
R. R. Soares