Laços afetivos
10/09/2024Na prateleira – 302
11/09/2024OS NÚMEROS DO HOMEM E DO ANTICRISTO (PARTE 2): O ÁPICE DA SOBERBA HUMANA E OUTRAS INTERPRETAÇÕES DO 666
Nesta edição, continuamos a falar dos números do homem e do anticristo, buscando explicar o significado do 6 e esclarecendo porque o 666, o número da besta, tornou-se tão presente em nossos dias.
O ápice da soberba humana – Rejeitando como espúria a gematria romana, o clérigo anglicano britânico e professor de estudos bíblicos E. W. Bullinger (1837-1913) escreve, na página 254 de seu livro Como entender y explicar los números de la Biblia (Editorial Clie, Barcelona, Espanha, 1990), que vê no 666 o ápice da soberba humana: Se seis é o número da perfeição secular ou humana, então o 66 é uma expressão mais enfática do mesmo, e 666 é a sua expressão concentrada. O número 666 é, portanto, a trindade da perfeição humana; a perfeição da imperfeição; o ápice da soberba humana independente de Deus e em oposição a Cristo.
Segundo ele, o número 666 era usado nos antigos mistérios pagãos como um símbolo secreto relacionado à adoração do diabo. O correspondente moderno daqueles mistérios é o chamado movimento de Nova Era, que acopla em si mesmo o espiritismo em suas variadas formas, a teosofia, a astrologia, a ufologia, a maçonaria e diversos outros grupos ocultistas.
Os antigos mistérios pagãos, de maneira geral, trazem estampado o número 6, e, por isso, o grande símbolo secreto era SSS, porque a letra S (sigma, no alfabeto grego) simbolizava o número seis. Essa letra, porém, em uma forma peculiar semelhante a uma serpente, era misteriosamente inserida na sexta colocação na ordem alfabética em lugar da zeta (sexta letra do alfabeto grego e a letra Z no alfabeto latino).
É curioso, aliás, que a palavra estigma signifique uma marca. Em especial, refere-se à marca feita com um ferro em brasa para identificar o gado, os escravos ou os soldados, indicando, assim, a propriedade de seus senhores, ou mesmo os devotos que se deixavam marcar como pertencentes a seus deuses. E. W. Bullinguer comenta: Não sabemos por que esta letra e este número permanecem assim associados, exceto que ambos estavam intimamente relacionados com os mistérios egípcios. As três letras SSS eram o símbolo de Ísis, que estava assim relacionada com o número 666. Além disso, a expressão deste número consiste nas letras inicial e final da palavra Cristo, ou seja, com o símbolo da serpente entre ambos.
Outras interpretações do 666 – O texto de Apocalipse 17.11, que trata da primeira besta, afirma: E a besta, que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. Como o número triangular de 8 é 36, e o triângulo de 36 é 666, percebe-se uma identidade entre as duas bestas. Tal fato é comprovado somando os números 1 a 8 (inclusive) e, da mesma forma, 1 a 36.
Desse modo, a besta, que é a oitava, teria o mesmo propósito do anticristo. A sua tríplice repetição, 666, aplicada ao anticristo, significa a recusa de passar até o 7, que é o número de Deus. O 666 representa também a trindade satânica: o dragão, a besta e o falso profeta, bem como a falsificação e a negação da divina Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), cujo número equivalente é 777.
Um número impresso na carne – Acerca da possibilidade de a marca da besta ser gravada na testa ou na mão direita, como afirma a Bíblia, praticamente ninguém duvida. Em nossos dias, tem ocorrido uma impetuosa multiplicação do conhecimento humano – que dobrou de 1775 a 1900, depois de 1900 a 1950, depois de 1950 a 1958 e, desde então, duplicou várias vezes! A rapidez com que o saber aumenta fez com que os cientistas alterassem suas mais otimistas previsões para o futuro.
A tecnologia se desenvolveu a ponto de produzir máquinas quase humanas. Nas indústrias, diversos robôs substituem operários em diferentes atividades em países como Japão, Inglaterra e Estados Unidos. Além disso, têm sido produzidos milhares de máquinas que “ouvem”, “veem”, andam e sobem e descem escadas, por exemplo. Em muitas áreas, esse incrível desenvolvimento já alcançou a ficção científica e até a ultrapassou, pois tudo o que já se escreveu acerca de um registro geral da população pode hoje se concretizar perfeitamente dentro das características indicadas em Apocalipse 13.16,17: E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Muitos são da opinião de que, após a invasão de Israel pelos russos e o desastroso fim destes nas montanhas israelenses, os povos europeus serão unificados pelo medo, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo (Lc 21.26). E eles optarão por um governo mundial como único recurso para acabar com o terrorismo. Essa opção significará a concretização dos anseios de ecumênicos, sincretistas e cientistas nucleares modernos, pregadores de uma só religião e de um só governo para o mundo. [Do editor: Gogue seria o líder russo da confederação do norte que marcharia contra a terra de Israel (Ezequiel 38.2,3 e 39.1,4,11)]
Entretanto, a fiel Igreja de Cristo será tirada da Terra antes da manifestação desse primeiro-ministro mundial, tantas vezes referido na Bíblia. Jesus disse: Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima (Lc 21.28).
Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com
1 Comment
Louvado seja Deus 🙏❤️