GERAÇÃO VIOLENTA
14/11/2024PERFEITA SINTONIA
14/11/2024A Bíblia afirma que, quando Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e os vivos serão levados em seguida. O que acontece com o espírito daqueles que já morreram em Cristo? A Palavra de Deus fala algo a esse respeito?
S. R. T., via internet
R.: A passagem a que você se refere está em 1 Tessalonicenses 4.13-18 e descreve o arrebatamento da Igreja. Assim, apenas os salvos que não estiverem vivendo em pecado serão levados aos Céus (Mt 24.40,41; Gl 5.19-21). Quando um seguidor fiel de Jesus morre, seu espírito é conduzido imediatamente pelos anjos ao Paraíso, o antigo seio de Abraão (Lc 16.19-31; 2 Co 12.2-4; Ef 4.8-10). Lembre-se: o Salvador garantiu ao ladrão crucificado ao lado dEle que, naquele mesmo dia, os dois estariam juntos ali (Lc 23.43). O apóstolo Paulo, ao falar da possibilidade de ser morto em breve, declara que a morte é uma inimiga vencida, pois faz o salvo ir à presença do Senhor. Além disso, ela será anulada na ressurreição que ocorrerá no Dia do Arrebatamento (1 Co 15.51-57; Fp 1.21-23). Essa é a primeira ressurreição, à qual só o salvo em Cristo tem direito (Ap 20.4-6). Os demais seres humanos ressuscitarão somente no colapso final, para serem julgados pelo reto Juiz (Ap 20.11-15).
Por que o cristão fiel no dízimo enfrenta dificuldades financeiras?
Y. V. S., sem identificação da cidade
R.: Entregar o dízimo é só um aspecto da vida cristã autêntica, e não uma garantia isolada de que tudo dará certo devido a essa prática. Não podemos separar a promessa bíblica de abundância derramada dos Céus – a qual é verdadeira – das outras questões (Ml 3.10-12). O seguidor de Jesus precisa atender a alguns requisitos para ser considerado fiel. Por exemplo, no mesmo livro bíblico dessa promessa, Deus denuncia a infidelidade no casamento, classificando-a como repugnante (2.13-17). O Evangelho amplia a noção de infidelidade, alertando para o que acontece no coração (Mt 5.27-30). Ora, quantos se dizem cristãos, mas são, secretamente, viciados em pornografia? Quantos levam para as relações íntimas os costumes dos incrédulos, como se tudo fosse permitido entre quatro paredes? (1 Ts 4.4,5). Quantos se dão à cobiça material, gastando irresponsavelmente mais do que ganham e endividando-se no cartão de crédito, como se a Palavra de Deus fosse irrelevante para as questões financeiras? (Rm 13.8). Enfim, existem diversas áreas que precisam ser investigadas à luz das Escrituras para se detectarem as razões que levam alguém fiel no dízimo a ter uma vida financeira difícil. Recomendo-lhe a leitura de livros da Graça Editorial que o ajudarão a identificar essas causas, bem como solucioná-las. Dentre outros, indico: Como tomar posse da bênção, Perguntas e respostas sobre o dízimo (ambos de minha autoria), Chaves bíblicas para a prosperidade financeira e O toque de Midas, estes de Kenneth E. Hagin.
O que significa a passagem de Hebreus 6.4-6 (Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério)?
H. K. C., via internet
R.: Essa é uma das provas cabais que a Palavra de Deus oferece contra a falsa doutrina do “uma vez salvo, salvo para sempre”. O texto é claríssimo ao mostrar ser possível alguém abandonar o único Caminho que leva ao Pai celestial (Jo 14.6). Se a pessoa não vigiar nem andar segundo os ensinamentos de Jesus, cedo ou tarde, irá se desviar e praticar sistematicamente alguma obra da carne (Gl 5.16-21). No início, essa pessoa será incomodada pelo Espírito Santo, mas, se endurecer o coração, não haverá mais jeito (Pv 29.1; Hb 3.8; 3.15; 4.7). Ora, não foi sem motivo que o Mestre exortou Seus seguidores a estarem vigilantes contra as tentações da carne e a produzirem frutos, mantendo-se ligados a Ele, a fim de não serem cortados pelo Senhor (Mc 14.38; Jo 15.1-6).
Sabemos da onisciência, onipotência e onipresença de Deus. Pergunto: o diabo possui alguma dessas características? Há alguma passagem bíblica que trata desse assunto?
T. P., sem identificação da cidade
R.: Somente Deus sabe e pode todas as coisas, além de ser onipresente. A Bíblia Sagrada informa que o diabo precisa vagar de um lugar a outro para ver e saber o que acontece. Certa vez, o Senhor indagou a Satanás se, durante a jornada que fizera ao redor da Terra, havia visto Seu servo (Jó 1.6-8). Entretanto, o inimigo comanda um exército de demônios que o ajudam com informações acerca dos alvos do reino das trevas. Esse é o sentido da advertência feita pelo apóstolo Pedro, e não que o adversário seja capaz de rodear cada ser humano ao mesmo tempo (1 Pe 5.8). É justamente pelo fato de o maligno não ser onisciente que precisamos repreendê-lo em voz audível, e não apenas em espírito ou pensamento, como alguns fazem. Além disso, quando oramos exaltando e glorificando o Senhor em voz alta, os espíritos imundos ouvem e tomam ciência da nossa fiel posição ao lado do Pai. Pedro quer indicar isso com a frase ao qual resisti firmes na fé (v. 9).
Em Mateus 11, o próprio Jesus afirma que João Batista era o profeta Elias. Porém, se a Bíblia não ensina acerca de reencarnação, isso não seria contraditório?
O. L. G., via internet
R.: No versículo 14, o Salvador faz referência à profecia de Malaquias acerca do advento de João Batista nos últimos dias (Ml 4.5,6). De fato, a reencarnação não é doutrina bíblica (Hb 9.27). A despeito disso, ainda que existisse a reencarnação, ela não se aplicaria ao caso de Elias, pois só reencarnaria quem já estivesse morto, o que não aconteceu ao profeta (2 Rs 2.11). João Batista exerceu seu ministério nos termos anunciados a seu pai pelo anjo Gabriel: Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto (Lc 1.13-17). Note a expressão espírito e virtude de Elias para descrever a unção de João Batista. Além disso, esse trecho cumpre a profecia de Malaquias, ao converter o coração dos pais aos filhos. É nesse sentido que Jesus equiparou Seu primo ao profeta Elias.