Missão de paz
05/08/2024Comida “desconfortável”
05/08/2024Se uma pessoa não for batizada nas águas, mas for batizada segundo a sua fé, onde ela estará quando morrer?
G. R. W., sem identificação da cidade
R.: Essa dúvida reflete um gravíssimo equívoco acerca da salvação. Ninguém é salvo por causa do batismo, tanto que Jesus garantiu a salvação a um homem que não teve chance de descer às águas (Lc 23.39-43). Entretanto, batizar-se é dever de todos aqueles que, pela fé no sacrifício de Cristo, nascem de novo e se tornam filhos de Deus (Jo 1.12; 3.1-21). No ato do batismo, o cristão declara ter morrido para o mundo, mas nasce novamente para viver segundo a vontade do Altíssimo expressa em Sua Palavra (Rm 6.1-14). Note que essas passagens bíblicas falam enfaticamente sobre a mudança radical de vida que o batizado experimenta não apenas pelo ato do batismo em si, mas também pela conversão ao Salvador. Portanto, o batismo é algo que acontece depois que a pessoa se reconhece pecadora, arrepende-se e entrega a direção da sua vida ao Rei dos reis (Mc 16.16). Os salvos são os únicos que desfrutarão da vida eterna no Reino celestial, mas não devido ao batismo, e sim por terem seguido o Senhor Jesus de coração (Ap 7.9-17).
Estou afastado de Jesus e quero me reconciliar com Ele, mas não estou conseguindo. O que devo fazer?
L. D. R., via internet
R.: As Escrituras Sagradas ensinam ser o pecado o grande responsável pela separação entre Deus e o homem (Is 59.1,2). Tenho certeza de que você sabe quando e por que se afastou do Salvador, pois o Espírito Santo o incomodou como fez com Davi (Sl 51.3). Então, é necessário arrepender-se sinceramente, abandonar o pecado e voltar ao Pai celeste, que o aguarda e o receberá com a preciosa graça dEle (Lc 15.11-24; 1 Jo 1.9; Ap 2.4,5). Não deixe para depois a sua decisão ao lado de Cristo. Jamais se iluda com as artimanhas do diabo, que o atacará com pensamentos relativistas, tentando fazê-lo permanecer como você está. Isso é extremamente perigoso, como adverte o Livro Santo (Pv 29.1; Tg 4.4-10). Medite nessas palavras, recite em voz alta a promessa de Isaías 55.6-13, renuncie todo compromisso com o império das trevas e busque, ainda hoje, uma igreja próxima de você. Depois, experimente a alegria que proporcionará aos Céus (Lc 15.4-10).
Como será feito o Julgamento Final? Quem morreu na ignorância, sem ouvir falar de Jesus, será condenado?
Q. A. V., sem identificação da cidade
R.: O Juízo Final é descrito de forma sucinta e quase sem detalhes na Bíblia. Entretanto, o que as Escrituras revelam é mais do que suficiente para nos guiar, uma vez que todos os seres humanos serão julgados, um por um (Rm 14.10; 2 Co 5.10; Ap 20.11-13). O julgamento será com base nas obras de cada indivíduo, em como usou o corpo e os bens recebidos (Mt 25.14-46), e não como muita gente imagina, levando em consideração os prós e contras, atos generosos de um lado, contra mesquinhos de outro, como em uma balança de dois pratos. Caso fosse desse modo, a Palavra de Deus não exortaria acerca da ilusão de que boas obras podem salvar alguém da condenação eterna (Ef 2.8,9). Deus é santo e não suporta a mais leve impureza, de sorte que nenhuma falha na vida, por mínima que pareça, será tolerada pelo reto Juiz (Hc 1.13a). Veja, o Texto Sagrado ensina que a perdição é o destino natural de toda criatura humana (Rm 3.23), mas, para nos redimir, o Altíssimo providenciou o Salvador, Seu Filho, que assumiu a nossa culpa, sendo punido em nosso lugar, a fim de nos salvar da justiça divina (Is 53.1-12; 1 Ts 1.10). Observe que o texto de Apocalipse 20 indica que o julgamento será com base nas coisas escritas nos livros, e só serão salvos os que tiverem seus nomes escritos no livro da vida (v. 12 e 15). Portanto, apenas a fé e a perseverança em Cristo garantem a salvação (Mt 24.13; Fp 4.3; Ap 3.5). Quanto a quem nunca ouviu as Boas-Novas, a Bíblia indica que será julgado com base na luz que teve acerca da vontade de Deus, por meio da Sua Lei escrita naturalmente no coração (Rm 2.14-16). Essa declaração tem uma séria implicação, pois mostra que é descabida a ideia de que alguém pode ser salvo porque não teve a chance de conhecer o Evangelho, além de ser um forte motivo para que os seguidores de Jesus se esforcem ao máximo para levar a Boa Notícia até os confins do mundo (At 1.8).
Se alguém intercede por uma pessoa endemoninhada, o diabo pode não sair dela?
T. O. V., via internet
R.: Certa vez, um grupo de exorcistas viu Paulo expulsar espíritos imundos e ficou fascinado com a maneira simples com que o apóstolo o fazia. Então, diante do primeiro demônio, tentaram imitar o homem de Deus: E alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno e assenhoreando-se de dois, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa (At 19.13-16). O verdadeiro cristão tem a autoridade do Nome de Jesus sobre o império das trevas, de tal sorte que nenhum demônio pode resistir (Lc 10.19; Fp 2.9-11). Agora, isso não é mágica nem depende de rituais. Se fosse assim, qualquer um que conhecesse esses procedimentos expulsaria espíritos malignos. Na verdade, quem for repreender o mal precisa estar em plena comunhão com o Senhor, porque a obra de libertação ocorrerá em Nome dEle (Mc 9.29). Comete grande engano aquele que desconhece seus direitos como salvo e filho de Deus. O fiel possui a preciosa promessa de fazer, para glória do Pai, as mesmas obras que o Filho realizou neste mundo (Jo 14.12).
Tenho 29 anos e, desde os 14, sofro de síndrome do pânico. Não consigo viajar, por exemplo. Como agir para me livrar disso?
R. N. C., sem identificação da cidade
R.: Esse mal que já dura há tempos pode e precisa ser mandado embora da sua vida imediatamente, usando o poder do Nome de Jesus (Fp 2.9-11), por meio da fé obtida ao estudar a Palavra de Deus (Rm 10.17). Ela tem diversas promessas maravilhosas que precisam ser assumidas por você, tais como: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus, porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis (Mc 11.22-24) e Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Meus livros Como tomar posse da bênção e Exija seus direitos!, além de vários outros do catálogo da Graça Editorial, elucidarão o assunto, equipando você com o necessário para fazer o mal bater em retirada para a glória do Senhor.