Organizações ameaçadas
04/02/2025FATOS SOBRE A SALVAÇÃO
Ao estudarmos as lições ministradas por Jesus, conseguimos agir de modo correto para vencermos todas as batalhas. Cristo veio ao mundo para nos religar a Deus e, após ter realizado a obra para que o Pai nos aceitasse no Filho, ensinou-nos a nunca desejar o pecado. Assim, evitaríamos que algo pior nos acontecesse: Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior (Jo 5.14). O homem a quem esse versículo se refere havia passado 38 anos em cima de uma cama por causa de pecados cometidos (v. 5). Porém, com uma palavra do Salvador, levantou-se, tomou sua cama e foi para casa (v. 8,9).
Jesus orientou os Seus seguidores a ouvirem a pregação do Evangelho, prestando atenção aos ministros de Deus, uma vez que, para o Senhor operar, faltava pouco: E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada (Mc 4.24). A versão ARA diz: Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Obedecemos ao Mestre ao atentarmos ao que nos é transmitido na entrega do recado do Céu, pois mais será acrescentado à medida com que medirmos. Quem deseja se fartar das bênçãos divinas precisa viver aos pés de Cristo. Ele opera!
Quem deseja se fartar das bênçãos divinas precisa viver aos pés de Cristo. Ele opera!
Atentar ao que você ouve é considerar cada palavra que faz a sua alma brilhar de alegria. O Espírito de Deus irá ungi-lo nesse momento com a autoridade necessária para superar a tentação que tenta envergonhá-lo. Não há como o diabo prevalecer na sua vida, se você considerar o que ouviu do Senhor. Se o Santo Espírito desafiá-lo, aceite a tarefa. Agindo com fé, você terá forças para fazer o mal retroceder. Grande libertação ocorre quando cremos no Altíssimo. Essa é a receita para sairmos vencedores em qualquer combate!
TRÊS COISAS IMPORTANTES – Quando não damos atenção ao aviso dado para mantermos a salvação, parece que não cremos em Jesus. Grande parte daqueles que estão na igreja nem gostariam de saber sobre a volta de Cristo à Terra, pois estão prosperando, possuem casas, carros, até barcos, iates e aviões, que os levam a qualquer parte do mundo. No entanto, o Salvador advertiu que eles poderão ficar aqui no Seu retorno: Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mt 24.38,39). Quem não crer na volta do Senhor jamais entrará no eterno descanso preparado para o povo de Deus. Vigie e ore!
Noé era um tipo de Cristo e do Evangelho, pois, quando entrasse na arca, as pessoas não teriam mais a oportunidade de se salvar. Aquele pregador falou durante 120 anos sobre o dia em que Deus acabaria com a vida na Terra, e só se salvariam aqueles que estivessem com ele na arca. Ao ouvirem isso, as pessoas debocharam dele. Noé era motivo de chacota, ninguém o levava a sério, e as suas palavras eram desacreditadas. Alguns até deviam dizer: “Por que isso aconteceria, se a vida aqui segue normal?”. Porém, quando Noé passou pela porta, o Senhor fechou a arca por fora e não deu a chave a ninguém. Ao começar a chover torrencialmente, todos morreram afogados!
No início, muitos riram lembrando-se do que Noé dissera, mas as piadas não os salvariam. A Terra se encheu de água, e a arca subiu. Provavelmente, naquele momento, eles acreditaram e, então, correram para pedir que o incansável pregador abrisse a embarcação, mas era tarde demais: E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mt 24.39). É preciso crer!
Não há como o diabo prevalecer na sua vida, se você considerar o que ouviu do Senhor. Se o Santo Espírito desafiá-lo, aceite a tarefa. Agindo com fé, você terá forças para fazer o mal retroceder
Jesus falou a respeito de três fatos importantes a serem praticados: Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo (Mc 13.33). O primeiro é olhar para o que as Escrituras dizem sobre a volta de Cristo ao mundo. Isso sucederá em um abrir e fechar de olhos. Quando menos se esperar, a porta se fechará de novo, e muitos lamentarão e confessarão seus erros, mas, infelizmente, não serão salvos (Mt 24.40-44; 1 Co 15.52). Aqueles que olharem para a Palavra do Senhor subirão com Ele.
O segundo é vigiar: estar atento em verificar como se encontra a sua alma. Quem não estiver usando roupas nupciais, sem mancha, apropriadas para viver no Reino de Deus, não subirá com Cristo. Essas roupas não são as que cobrem o nosso corpo, e sim a nossa alma, o nosso caráter. Jesus declarou: E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu (Mt 22.11,12). “Isso será impossível de acontecer”, dirão alguns. Agora, alguém pode enganar Deus? Quem não olhar, não vigiar nem orar terá a sua entrada no Céu proibida (Mt 24.13).
O terceiro é orar. A pessoa que deixa de orar não entra em comunhão com o Pai celestial, por isso o destino dela será a perdição. Ora, se Deus é amor e atende alguém que está sob o ataque das trevas, libertando-o das forças infernais, por que não o ajudaria a se livrar dos pecados e a preservá-lo para subir com Jesus? A verdade é que não sabemos quando Cristo voltará; portanto, é fundamental viver em consagração ao Senhor. Jesus levará Consigo quem realmente é dEle e O espera (1 Ts 4.13-18).
Noé era um tipo de Cristo e do Evangelho, pois, quando entrasse na arca, as pessoas não teriam mais a oportunidade de se salvar
COMO VOCÊ CONSTRÓI – Temos o mandamento de construir vidas para que morem no Céu. Além disso, devemos nos construir, deixando tudo o que não presta, a fim de passarmos a eternidade ao lado do Senhor no Seu Reino. A graça que Deus nos concedeu, para que nos tornássemos servos sábios, é útil para nos guardarmos com vistas à glória divina. Alguns criam doutrinas, levando fogo estranho ao altar do Senhor, por isso Paulo nos adverte a vermos como estamos edificando (1 Co 3.10b). Os seus atos edificam ou arruínam?
O apóstolo falou que ninguém pode pôr outro fundamento, a não ser Jesus Cristo, a Palavra. Alguns podem inventar artifícios para atrair pessoas à igreja, mas a Bíblia afirma: E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um (1 Co 3.12,13).
O juízo do Fogo Consumidor mostrará o que estava por trás de tantos problemas que ocorrem na igreja. O Altíssimo não aceita dividir a Sua glória com ninguém, inclusive com quem teima em criar preceitos que não vieram do Senhor: Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão (1 Co 3.14). O fogo mostrará se as obras realizadas foram para o Reino de Deus ou para o reino particular de alguém. Misericórdia!
Se o fogo provar que o edifício foi feito de madeira, feno e palha, nada ficará de pé, e quem o construiu se verá em apuros. Não há lugar para o pecado no Céu. Muitos verão que as suas ações para nada prestaram. Aqueles que amam a Deus nunca devem se desviar das Escrituras. O que será das pessoas que constroem a obra com materiais que se queimarão? Voltemos às palavras de Paulo: Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (1 Co 3.15). Não sabemos como será esse fogo; fato é que tudo passará por uma purificação; então, é melhor se arrepender e purificar-se no sangue de Jesus (1 Jo 1.9). O apóstolo discorre mais um pouco acerca do que ocorrerá de modo positivo, dizendo: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3.16). Construa melhor, creia e faça isso enquanto há tempo. Arrependimento leva à salvação!
A nossa salvação é o final de um processo iniciado após a queda de Adão, que levou Cristo a ser crucificado (Gn 3.15). Fomos crucificados, sepultados e ressuscitados juntamente com o Salvador (Rm 6.1-11). Basta crer para ser redimido do pecado!
CORAÇÃO MAU E INFIEL – Os salvos foram separados para o Pai. Ele mesmo os conduziu até Jesus, a fim de se livrarem da segunda morte – a separação eterna do Céu –, como o Mestre ensinou: Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia (Jo 6.44). A nossa salvação é o final de um processo iniciado após a queda de Adão, que levou Cristo a ser crucificado (Gn 3.15). Fomos crucificados, sepultados e ressuscitados juntamente com o Salvador (Rm 6.1-11). Basta crer para ser redimido do pecado!
O Espírito Santo usou o escritor de Hebreus para nos advertir de uma grande tentação do inimigo, a qual nos leva a ter um coração mau e infiel: Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (Hb 3.12). O homem jamais pode ceder à vontade do diabo e se apartar do Deus vivo, porque, assim, não conseguirá perseverar até o fim (Mt 24.13). Seja forte e resista ao espírito mentiroso, que tentará fazer você se sentir a pior das pessoas e entregar-se ao rei do Inferno, cujo destino é o lago de fogo e enxofre, onde será atormentado para sempre. Misericórdia, Senhor! Ajuda-nos a viver para Cristo aqui e na eternidade!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares