Falando de História – 252
01/07/2020Comportamento
01/08/2020Pescador de homens
Médico inglês foi pioneiro na evangelização e assistência social às comunidades pesqueiras da Costa Leste do Canadá
Por Élidi Miranda*
O britânico Wilfred Thomason Grenfell nasceu em 1865, na cidade de Parkgate, em Cheshire, no Oeste da Inglaterra. Filho de um pastor evangélico, ele poderia ter seguido uma promissora carreira como médico em seu país. Contudo, quando iniciou seus estudos na Universidade de Londres, a futura profissão não o empolgava muito. No entanto, tudo mudou ao conhecer a pregação do avivalista norte-americano Dwight L. Moody (1837-1899). Seu coração passou a arder para fazer a obra de Deus.
Grenfell se formou em Medicina na segunda metade da década de 1880. Tendo a influência de um de seus professores, o famoso cirurgião Frederick Treves (1853-1923), juntou-se à Missão Nacional aos Pescadores em Alto Mar, no Atlântico Norte. O jovem atuou como cirurgião no primeiro navio-hospital que prestava auxílio às comunidades pesqueiras daquela costa gelada.
Em 1892, a embarcação aportou, pela primeira vez, na região de Terra Nova e Labrador, no Leste do Canadá. Grenfell ficou impressionado com a situação deplorável em que aqueles pescadores e a família deles se encontravam, tanto do ponto de vista econômico e social como espiritual. Esquecidos naquela área remota do globo terrestre, eram ignorados pelo governo e explorados pelos comerciantes de pescado. As comunidades reuniam cerca de 30 mil indivíduos, os quais não tinham um médico sequer. A maioria das pessoas nunca tinha sido examinada por um clínico.
Em suas consultas no navio, Thomason Grenfell distribuía remédios, roupas e pregava o Evangelho. No entanto, ele sentia que as necessidades daquele povo eram bem maiores e que apenas visitas esporádicas a bordo não seriam capazes de supri-lo a contento. Sendo assim, ele entendeu que o Altíssimo o estava convocando para ser um pescador de homens, conforme registrado em Mateus 4.19. Em razão disso, Grenfell dedicaria seu ministério a espalhar as Boas-Novas e a proporcionar uma vida melhor aos habitantes daquele território.
Hospitais e escolas – Em 1893, com recursos da missão à qual estava ligado, Grenfell estabeleceu um hospital em Battle Harbor, o principal centro econômico e social da localidade, na época. A iniciativa ficaria conhecida como Missão Médica de Labrador e marcaria o início da implantação de uma série de mudanças favoráveis a toda aquela gente sofrida. Por volta de 1900, outros hospitais foram inaugurados, como o de Saint Anthony, no norte da Península de Terra Nova, e houve a abertura de postos de saúde, escolas, orfanatos e centros de ação social.
A princípio, os projetos foram financiados exclusivamente pela Missão Nacional aos Pescadores em Alto Mar, entretanto, com o passar do tempo, a maior parte dos recursos veio dos esforços do próprio Grenfell. Ele viajava, pelo Canadá e pelos Estados Unidos, divulgando, nas igrejas, a ação que realizava e angariando fundos para sua manutenção e ampliação.
Além disso, a cada viagem, o servo incansável carregava consigo exemplares dos livros que escrevia sobre sua experiência missionária, como Vikings of today (em tradução livre: Vikings de hoje). O valor arrecadado com a venda das publicações era revertido para a missão. Tantos se interessaram pelo trabalho com os pescadores da Costa Leste do Canadá que a Missão Médica de Labrador acabou se tornando mais conhecida na América do Norte do que na Inglaterra. A dedicação de Grenfell era tamanha que ele só se casou em 1909, aos 44 anos, com a norte-americana Anne Elizabeth Caldwell, e eles tiveram três filhos.
Em 1912, a Missão Nacional aos Pescadores em Alto Mar retirou o apoio financeiro ao trabalho de Grenfell, que fundou a Associação Internacional Grenfell, com representações nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. Quando o médico se aposentou, após 40 anos de serviço ininterrupto, a missão mantinha 6 hospitais, 7 postos de saúde, 4 navios-hospitais, 4 escolas, 12 pontos de distribuição de roupas e inúmeras iniciativas voltadas para o aumento da renda dos residentes das comunidades atendidas.
Grenfell partiu para o Senhor em 9 de outubro de 1940, porém sua organização permanece atuando em áreas da ação social. (*Com informações de Canadian Medical Hall of Fame e Grenfell History)