Juventude hiperconectada redescobre a Bíblia

07/07/2026

Juventude hiperconectada redescobre a Bíblia

07/07/2026

Cinco mulheres da Bíblia que transformaram suas histórias

Recomeços: fé, esperança e o agir de Deus na história humana
Foto: Arte de Gemini AI

Por Viviane Castanheira, especial para edição digital de Graça/Show da Fé

Há momentos em que a vida pede recomeço. No entanto, depois de uma perda ou uma decepção, por exemplo, encontrar forças para seguir em frente pode parecer difícil. Teólogos e pastores lembram, entretanto, que a Bíblia revela que Deus é especialista em restaurar cenários de dor em histórias de esperança.

As Escrituras Sagradas tratam da trajetória de várias mulheres que buscaram recomeçar, pois acreditavam que o Senhor transformaria o choro em riso, mudando a História. Foi o que aconteceu com Sara, mulher de Abraão. Durante grande parte da vida, ela carregou a tristeza de não conseguir gerar filhos. Mas, aos 90 anos, quando a maternidade parecia definitivamente impossível aos olhos humanos, ela recebeu o milagre prometido por Deus e deu à luz um filho, Isaque (Gn 21.2).

Outra mulher que viveu um novo começo foi Ana. Casada com Elcana, sofria por não conseguir engravidar e ainda enfrentava as provocações de Penina, a outra esposa de seu marido, que tinha filhos. Em meio àquela dor, Ana levou sua angústia ao Senhor em oração. Sua perseverança foi recompensada com o nascimento de seu filho, Samuel (1 Sm 1.20), que se tornaria um dos maiores profetas de Israel. E, mais tarde, ela recebeu a bênção de gerar outros três filhos e duas filhas.

A história de Rute mostra que recomeçar também pode significar deixar tudo para trás – literalmente. Após perder o marido, ela decidiu deixar Moabe e acompanhar sua sogra, Noemi, até Belém, abandonando sua terra e suas referências. Em meio às incertezas de viver em um lugar estranho, ela encontrou acolhimento, conheceu Boaz, casou-se com ele e constituiu família (Rt 4).

Assim como o Antigo Testamento, o Novo também mostra recomeços femininos. Um deles diz respeito à mulher samaritana (Jo 4), que teve sua vida mudada por um encontro inesperado com Cristo no poço de Jacó. Ao ouvir as palavras do Mestre e compreender quem era Jesus, ela recebeu as respostas de que precisava para cessar sua sede espiritual. Assim, ela saiu de perto do poço como alguém que entendeu por que sofreu no passado, aprendeu a mensagem do Filho de Deus e passou a anunciá-la às pessoas de sua cidade.

Outra mulher que teve a vida restaurada foi Maria Madalena. Liberta de sete demônios por Jesus (Lc 8.2), experimentou uma mudança profunda e passou a dedicar-se ao ministério de Cristo na Terra, apoiando-o com seus recursos financeiros. Maria permaneceu fiel ao Senhor até nos momentos mais difíceis da crucificação e teve o privilégio de estar entre as primeiras testemunhas da ressurreição de seu Mestre.

As histórias dessas mulheres atravessaram os séculos e são contadas até hoje porque revelam uma verdade atualíssima: Deus não está limitado pelas circunstâncias. Ele transforma a dor, a espera, as perdas e os fracassos em recomeços e continua oferecendo esperança àqueles que confiam em Sua direção. Essas trajetórias serão, certamente, lembradas e debatidas por dezenas de participantes do ministério Mulheres Que Vencem (MQV), vindas das cinco regiões do Brasil, no retiro Recomeçar, realizado de 24 a 26 de julho na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *