Vida Cristã
01/04/2020Telescópio – 251
01/06/2020Onde fica a prudência?
Esse atributo foi comentado nas Escrituras, pela primeira vez, no relato sobre como Davi se comportava em suas missões: E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul (1 Sm 18.5). O jovem não se deixou levar pelas homenagens nem se vangloriou do que fez com Golias, muito menos ao ser colocado sobre os guerreiros.
Ezequias, por sua vez, foi o mais famoso rei de Judá. Desde que começou a governar Jerusalém, implementou uma reforma radical contra os desvios da fé naqueles dias. Inclusive ele quebrou a serpente de metal erguida por Moisés no deserto, pois se tornara objeto de adoração do povo (2 Rs 18.4). A máxima dessa autoridade foi se conduzir com prudência (v. 7).
A melhor oração que Salomão recebeu partiu de Davi, seu pai: O SENHOR te dê tão somente prudência e entendimento e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a Lei do SENHOR, teu Deus (1 Cr 22.12). Davi sabia o quanto essa virtude é necessária na trajetória de um servo do Altíssimo.
O escritor de Provérbios aconselha os salvos a agir de duas maneiras: Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência (Pv 4.1). Todo aquele que seguir essa orientação será um homem segundo o coração do Pai celestial.
A Verdade, a sabedoria, a disciplina e a prudência são preciosas. Nunca “venda” nenhuma delas. Caso contrário, você ficará suscetível às tentações. Viver de acordo com a Palavra nos promoverá diante do mundo e do próprio Senhor!
Ao falar que Jesus nasceria quase 700 anos depois de sua profecia, Isaías revelou como o Mestre faria a obra: Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime (Is 52.13). Esse é um bom conselho para os salvos!
Ezequiel foi prudente ao lançar a semente em um campo de semeadura, simbolizando a dimensão material em que vivemos, com suas mais diversas teorias e filosofias: Tomou da semente da terra e a lançou num campo de semente; tomando-a, a pôs junto às grandes águas, com grande prudência (Ez 17.5).
Zacarias, o pai de João Batista, no seu cântico, profetizou o modo de proceder do seu filho: E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto (Lc 1.17). Temos de nos converter também à prudência dos justos!
O apóstolo Paulo explica como as riquezas da graça de Deus se tornam abundantes para nós: Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência (Ef 1.7-8).
Seja um prudente construtor, pautando sua vida na Palavra e resistindo às tempestades (Mt 7.24-27). O Todo-Poderoso nos dá sabedoria para não fracassarmos! Creia nisso!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
2 Comments
Amém ❣️
Glórias a DEUS!!!
Aleluia ???????
Aleluia!