
FÉ FRUTÍFERA
13/10/2025
FÉ E PODER
Quando a fé e o poder se encontram, acontece algo maravilhoso no meio do povo de Deus, e Ele é glorificado no Nome de Jesus. Quem nasce na família do Senhor torna-se testemunha de Cristo. Ele nos constituiu como servos do Seu Reino aqui na Terra, dando-nos estas duas virtudes: E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (At 6.8).
SERVO PERFEITO – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra (Tg 5.17). Lembre-se: se Deus parece tardio em nos responder, é porque faltam fé e poder em nós. Veja, a obra será feita quando crermos que, pela fé, aquilo que determinarmos se realizará (Mc 11.22,23).
Elias havia desafiado os profetas de Baal a fazerem descer fogo do céu para consumir o sacrifício preparado para o deus adorado por eles. Este, na verdade, era um demônio. Porém, nada ocorreu (1 Rs 18.22-39; 1 Co 10.18-21). Ao chegar a sua hora de invocar o Altíssimo para que descesse o verdadeiro fogo do Céu, Elias orou, e labaredas caíram na presença das pessoas que lá estavam para ver quem era o verdadeiro Senhor. Elas viram!

Ao chegar a sua hora de invocar o Altíssimo para que descesse o verdadeiro fogo do Céu, Elias orou, e labaredas caíram na presença das pessoas que lá estavam para ver quem era o verdadeiro Senhor. Elas viram!
Após os falsos profetas serem mortos, ao orar para que a chuva prometida caísse, o profeta de Deus mandou seu ajudante olhar sete vezes para o lado do mar (1 Rs 18.41-46). Não podemos nos impacientar com a aparente demora dos Céus. Se ela ocorre, é porque algo está faltando em nós e, por isso, o Altíssimo não pode responder como gostaríamos. É preciso perseverar para ser salvo (Mt 24.13).
PEDRO DEU O MELHOR – E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda (At 3.6). O enfermo colocado perto da porta Formosa, para pedir ajuda a quem entrava no templo, viu Pedro e João e dirigiu-se a eles. Pedro disse que não tinha dinheiro, mas logo ofereceu aquilo que iria curá-lo. Aquele necessitado de esmolas para sobreviver foi sarado e entrou no templo, junto com os homens de Deus, andando, saltando e dando glórias ao Senhor. Temos de ir ao Senhor para que Ele nos instrua, a fim de operarmos maravilhas com fé e poder, assim como fizeram os apóstolos. É bom estar preparado para toda boa obra. Assim, o Pai será glorificado por nosso intermédio (2 Tm 2.15).
PAULO SACUDIU LISTRA – Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou (At 14.10). O apóstolo estava na missão de pregar sobre Jesus, onde o Filho de Deus não era conhecido, por isso foi até a cidade de Listra. O convite do Evangelho foi feito a toda a população, que não poderia perder a mensagem simples capaz de levar cura e salvação aos perdidos. Cristo ia de cidade em cidade, conforme dizem as Escrituras: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). Paulo realizava os mesmos feitos do Mestre em Seu ministério na Terra; por isso, em suas reuniões, as pessoas eram libertas dos seus flagelos.

Temos de ir ao Senhor para que Ele nos instrua, a fim de operarmos maravilhas com fé e poder, assim como fizeram os apóstolos. É bom estar preparado para toda boa obra
O povo de Listra atendeu ao convite de Paulo e Barnabé e foi conhecer a doutrina nova e poderosa anunciada por eles. Até os nossos anúncios devem ser mudados para melhor, porque muitos estão cansados de sofrer. Mensagens vazias não salvam ninguém, mas a pregação da Palavra, com fé e poder, concede a cura, o perdão, a prosperidade e as demais bênçãos para quem já não mais acredita nas religiões. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16).
O local estava cheio de gente que nada sabia do Evangelho. Todo o povo dava atenção aos apóstolos e, com isso, podia-se dizer que haveria milagres naquele lugar. Um cidadão que era coxo foi colocado na frente deles, enquanto a pregação continuava. De repente, o apóstolo olhou para aquele homem e viu que ele tinha fé para ser curado e gritou para que se levantasse sobre os seus pés.
O que ocorreu a seguir foi lindo demais: o homem saltou e andou. As pessoas não aguentavam a emoção que tomava conta de seus corações e gritavam que os deuses tinham visitado aquela cidade, uma vez que todos conheciam o enfermo e davam testemunho daquele milagre. Com dificuldade, os servos de Deus impediram que lhes sacrificassem touros e grinaldas (At 14.13-15). O Evangelho é o mesmo hoje!
PAULO DOMOU OS PERDIDOS – Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras (Rm 15.18). Paulo obtinha sucesso ao anunciar as Boas-Novas em terras onde elas nunca foram pregadas, porque Deus provava a autenticidade delas. Aonde o apóstolo chegava, as pessoas ficavam boquiabertas. Ele não tomava para si a glória, e sim ensinava que as maravilhas que elas presenciavam demonstravam o Senhor cumprindo a Sua Palavra. Hoje, se quisermos que os perdidos sejam salvos, temos de pregar a mesma mensagem propagada pelos profetas, pelo próprio Salvador e pelos apóstolos. Se falarmos sobre a fé em Cristo como a Bíblia a descreve, muitos se achegarão a Ele para serem libertos das obras malignas, curados de seus males e livres a fim de desfrutar da vida abundante trazida por Jesus (Jo 10.10).
Nada substitui a mensagem real contida nas Escrituras. Por isso, quem imitar Cristo e os apóstolos saberá que esse é o plano divino para a nossa geração. Somos o povo adquirido do Senhor (1 Pe 2.9), para mostrar o Seu poder em ação aonde quer que Ele nos envie.

Hoje, se quisermos que os perdidos sejam salvos, temos de pregar a mesma mensagem propagada pelos profetas, pelo próprio Salvador e pelos apóstolos
JESUS FEZ TUDO PELA SUA VINHA – Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? (Is 5.4). Com o pecado de Adão, o mundo caiu sob o domínio das trevas. Porém, hoje, se pregarmos a Palavra ensinada pelo Mestre, muitos se converterão a Ele e receberão bênçãos. Nada está mais distante da verdade do que afirmar que Deus não faz mais milagres, não responde às orações do Seu povo, nem cura e liberta. Como servos, temos a missão de apresentar aos incrédulos o Reino dos Céus, onde serão tratados com amor. No Altíssimo, não há maldade, apenas perfeita bondade e puro amor (Tg 1.16-18). Somos responsáveis por conduzir as pessoas aos pés dAquele que tem prazer em libertar os oprimidos, sarar os doentes e abençoar os que necessitam experimentar o Seu agir (Mt 11.28-30). Estamos prontos para contemplar a bondade do Senhor, transformando a vida daqueles que estão morrendo sem a assistência dEle. Deus nos concedeu fé e autoridade com o propósito de cumprirmos o nosso chamado, e o Espírito Santo nos reveste com a Sua unção para que avancemos (At 1.8)!
PEDRO E JOÃO ENVERGONHARAM OS SACERDOTES – Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus (At 4.13). O Senhor desprezou as autoridades do judaísmo, chamando pessoas simples para compor o ministério da igreja a ser estabelecida. Por que Cristo deixara aqueles que supostamente já Lhe serviam para iniciar tudo de novo? Ele mesmo respondeu a essa pergunta: Ninguém deita remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam (Mt 9.16,17).
A Igreja e tudo o que diz respeito a ela devem ser novos. Isso já havia sido anunciado por Isaías, o profeta, o qual falou que o Senhor colocaria um caminho novo no deserto e rios no ermo (Is 43.19). Agora, o povo de Deus teria do que beber. O Evangelho não podia ser levado adiante por quem jamais se submeteria ao que o Altíssimo faria em favor da humanidade; afinal, era uma obra nova.
Diante daqueles que se julgavam os representantes do Senhor, os quais não deixariam as suas práticas erradas, os pescadores Pedro e João, homens sem estudo formal, deixaram os sábios maravilhados, pela sabedoria e precisão com as quais ministravam acerca das Escrituras. Tendo conhecimento de que os apóstolos haviam estado com Jesus, os sacerdotes constataram que, de fato, Deus estava com aqueles servos.

A Igreja e tudo o que diz respeito a ela devem ser novos. Isso já havia sido anunciado por Isaías, o profeta, o qual falou que o Senhor colocaria um caminho novo no deserto e rios no ermo (Is 43.19)
VIRTUDE PARA O SUCESSO – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1.8). Jesus não era um falso profeta – um homem que conhecia muito bem a Bíblia, mas não viera do Céu. O Mestre era o Varão perfeito que veio nos ensinar o Caminho para a vida eterna (Jo 14.6). A Sua obra já era perfeita, conforme a revelação que os profetas do Antigo Testamento receberam e anunciaram a respeito dEle. Nenhum outro há de vir, porque as profecias se cumpriram no carpinteiro de Nazaré. Milhões de pessoas em todo o mundo se entregaram ao Senhor, não por terem encontrado alguém iluminado que as enganou, mas porque a virtude do Espírito Santo, que veio sobre os salvos, ungiu-os de modo tão maravilhoso que passaram a realizar as mesmas obras de Jesus.
Ainda hoje, aqueles que se convertem ao Evangelho, a Boa Notícia, tornam-se pessoas autorizadas a usar a mesma capacidade que repousava sobre o Senhor. Com isso, milhões recebem o Salvador e passam a fazer parte da família divina, pois foram alcançados pela obra da salvação. Em todos os lugares, as Boas-Novas invadem corações e resgatam vidas dominadas pelos pecados.
É lindo viver nos dias atuais, vendo o mundo se curvar diante do Redentor, Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo. Por que você não se junta a nós?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares