
Minha Resposta – 314
05/09/2025
O que move o coração e a escolha do consumidor evangélico
15/09/2025COMPARTILHE


SEGREDOS ESPIRITUAIS
As palavras de Jesus na oração do Pai–nosso (Mt 6.9-13) revelam uma verdade espiritual: a tentação é uma realidade presente na vida de todo cristão. Entretanto, Deus oferece recursos para vencê-la. São segredos espirituais que ajudam a resistir a ela e permanecer firme na caminhada. Um deles é se sentir amado. Após ser batizado (Mt 3.16) e antes de ser tentado no deserto (Mt 4.1-11), Cristo recebeu uma afirmação poderosa do Pai celestial: E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3.17).
A vitória de Jesus sobre o diabo começou com a certeza de que era amado. O coração saciado pelo amor do Senhor não tem espaço para os enganos da tentação. Quem se sente amado por Deus, pela família e pelos irmãos na fé pisa nas tentações como quem rejeita um mel envenenado. Por isso, cultive o amor, receba-o e ofereça-o. Faça os que estão ao seu redor se sentirem amados também.
Não caia em tentação! Alguns personagens bíblicos sofreram profundamente por escolhas imprudentes. Davi, por exemplo, ao ceder ao desejo por Bate-Seba, destruiu uma família, provocou uma tragédia e pagou um alto preço (2 Sm 11). Nenhum prazer momentâneo vale a perda da família, do ministério, da paz e da comunhão com o Altíssimo.
Fuja do mal – Para fugir da aparência do mal, é importante nutrir o temor ao Senhor (Pv 8.13). Isso não significa ter medo, mas reverência, respeito, consciência da santidade, da presença e do poder do Criador, como José. Mesmo diante de uma proposta tentadora da mulher de Potifar, José escolheu honrar a Deus (Gn 39.6-12). Ele temia o Senhor e, por isso, preferiu honrá-Lo.
Nem tudo o que parece ruim é pecado em si, mas pode levar a ele. Assim, evitar o caminho da tentação é mais sábio do que enfrentá-la (Sl 101.2). No entanto, se você cair, não fique prostrado. A Bíblia revela: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28.13). É preciso se confessar, arrepender-se e abandonar o erro para recomeçar. Jesus disse à mulher adúltera: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais (Jo 8.11). Então, siga os três conselhos espirituais que o ajudarão a vencer a tentação: sinta-se amado, tema a Deus e evite a aparência do mal.
Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus em Minas Gerais