
Show da Fé Juventude marca retomada dos grandes eventos da Igreja da Graça no Centro de São Paulo
13/08/2025
Estudo científico revela que frequentar a igreja, semanalmente, amplia o tempo de vida
15/08/2025
A VISÃO DO APÓSTOLO JOÃO
Quando se trata da nossa participação nas bênçãos do Senhor, não temos de Na mensagem deste mês, estudaremos as revelações compartilhadas pelo apóstolo João a respeito do nosso Salvador, as quais não foram registradas no livro do Apocalipse. Na carta escrita por ele, nós nos encheremos de satisfação, pois encontraremos vasto material que o Pai quer que saibamos. Com elas, poderemos exercer o nosso lugar de autoridade no Corpo de Cristo, dando alegrias ao Senhor, que nos convocou para tão nobre missão.
João começa dizendo: O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (1 Jo 1.1). Esse versículo traz muitas informações, como veremos a seguir. O apóstolo disse: O que era desde o princípio. Elesó podia estar se referindo ao Pai e ao Filho, pois, antes do princípio, não existia nada de material ou espiritual. No começo, o Senhor tinha em mente a criação do Universo com todas as galáxias, iniciando pela luz: E disse Deus: Haja luz (Gn 1.3a). Logo o Filho produziu a luz, a qual passou por um rigoroso exame de qualidade e foi aprovada: E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro (Gn 1.4,5).

No começo, o Senhor tinha em mente a criação do Universo com todas as galáxias, iniciando pela luz: E disse Deus: Haja luz (Gn 1.3a). Logo o Filho produziu a luz, a qual passou por um rigoroso exame de qualidade e foi aprovada: E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
A pergunta a ser respondida é: quem criou a luz e as demais coisas? A Bíblia diz o seguinte: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3). Você pode confiar na Bíblia, a qual começou a ser escrita há quase 3.600 anos e terminou com o livro de Apocalipse em 96 d.C. Nunca encontraram um só erro nela, e as profecias já cumpridas testemunham que o Livro Santo é digno de todo o crédito.
Os discípulos de Jesus presenciaram fatos que fizeram a sua fé se firmar nas Escrituras. Da mesma forma, os nossos olhos contemplarão maravilhas. Eles viram a unção sobre Cristo curar cegos, mudos, surdos, paralíticos, bem como ressuscitar mortos, limpar leprosos, multiplicar pães e peixes, desfazer tempestades e mudar a vida das pessoas. Isso não só aconteceu em Seus dias, mas tem ocorrido hoje. Veja o que o Mestre disse sobre as Suas ações: Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente (Jo 5.19). Ele garantiu aos Seus fiéis que eles também fariam tudo o que O viam realizar: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15). Bom é seguir a direção do Senhor!
SEMINÁRIO ABENÇOADO – As palavras de João nos três versículos iniciais do capítulo 1, em sua primeira carta, é o esboço de um seminário fenomenal, que nos transmite o segredo para sermos bem-sucedidos no cumprimento da obra de Deus. Ao dizer: O que vimos com os nossos olhos, o apóstolo mostrava que o Mestre transmitia aos Seus discípulos o ensino simples, mas operante, para que pudessem instruir com base nas obras feitas por Jesus. Assim, mais tarde, os novos discípulos fariam o mesmo, quando fossem enviados a pregar o Evangelho – a Boa Notícia do que Cristo ministrou e fez.Tudo o que era útil lhes foi transmitido.
Devemos crer naquilo que Deus nos mostra na Sua Palavra. Agindo assim, surgirá em nós a fé para fazermos as mesmas obras de Jesus. A Bíblia ensina: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). O Altíssimo sempre recompensa aqueles que buscam saber a Verdade: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Podemos crer que tudo aquilo de que precisamos está dentro da Palavra; basta orarmos pedindo que ela salte aos nossos olhos durante a leitura ou pregação da fé, e assim será!

Você pode confiar na Bíblia, a qual começou a ser escrita há quase 3.600 anos e terminou com o livro de Apocalipse em 96 d.C. Nunca encontraram um só erro nela, e as profecias já cumpridas testemunham que o Livro Santo é digno de todo o crédito
CONTEMPLANDO A PALAVRA – As obras de Deus têm de ser contempladas por quem O ama; então, esse servo agirá conforme o Mestre agiu. Quando presenciamos algo feito pelo Senhor na vida de alguém, logo nos maravilhamos. Por isso, devemos incentivar as pessoas a crer para admirar a obra divina. Esse ato faz a fé em Cristo existir dentro do nosso interior, impulsionando-nos a proceder como o Salvador.
João disse ainda que as mãos dos discípulos tocaram a Palavra da vida. A versão da Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA) dá mais detalhes: E as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (1 Jo 1.1c). É interessante como Deus faz as coisas, ensinando-nos a agir da mesma forma que os irmãos do primeiro século. Quem aprendia com o Mestre dos mestres podia acertar ao tomar posse das bênçãos que lhe pertenciam. Aquele que crê vê a glória do Pai (Jo 11.40)!
MANIFESTAÇÃO DA VIDA – Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada (1 Jo 1.2). Os discípulos de Cristo tiveram grande privilégio ao verem a Vida manifestada. Quando Adão pecou, a morte – a natureza do diabo – passou a reinar sobre aqueles que nasciam. Porém, com a vinda de Jesus e Sua consequente morte e ressurreição, o quadro mudou totalmente, porque o Salvador despiu o diabo da autoridade que roubara de Adão, com a qual nos oprimia. Assim, o inimigo ficou sem condições de entrar em nossa vida para fazer as suas más ações. Por isso, é preciso se converter ao Evangelho, a Boa Notícia, a fim de experimentar o poder da Palavra: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1 Jo 5.18). Observe: Satanás não lhe toca! O diabo não pode mandar ou tocar nos salvos. Ele nos tenta, mas compete a nós resistirmos firmes na fé. O adversário faz as suas maldades, quando não há por perto um cristão que conhece a sua posição em Jesus. Cristo tirou de Satanás e dos seus demônios o poder para nos atingir com as suas mazelas: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). O grupo de discípulos viu a vida manifestada e passou a testificar dela. Você já a viu e está dando o seu testemunho?

Quando presenciamos algo feito pelo Senhor na vida de alguém, logo nos maravilhamos. Por isso, devemos incentivar as pessoas a crer para admirar a obra divina. Esse ato faz a fé em Cristo existir dentro do nosso interior, impulsionando-nos a proceder como o Salvador
A NOSSA MISSÃO – O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo(1 Jo 1.3). A mensagem dos discípulos era centralizada na vida eterna, a qual receberam quando se converteram a Cristo. Ela tem o mesmo poder que tinha nos dias do Salvador na Terra; portanto, temos de orar pelos enfermos e demais sofredores, para que sejam curados e libertos. Jesus disse: E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai (Mt 10.7,8). O Evangelho não é uma religião morta, e sim o poder do Altíssimo em ação!
O Mestre falou aos primeiros discípulos que Ele havia sido honrado pelo Pai com o poder para que a evangelização dos perdidos começasse com eles, que viveram ao Seu lado: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.18-20). A única bandeira que temos de levantar é a do Senhor!
Podemos contar com a ajuda de Deus para levarmos as Boas-Novas a todos os lugares do mundo, conduzindo aqueles que se convertem à libertação de qualquer envolvimento maligno, a fim de que fiquem completamente livres das ações do inimigo: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36). Depois de batizá-los nas águas, precisamos ensinar-lhes sobre a obra que o Espírito Santo fará na vida deles. A nossa obrigação é instruí-los a guardar os mandamentos de Deus, pois, só assim, serão verdadeiros discípulos de Cristo, bons operadores da justiça divina e bem-sucedidos na preciosa tarefa a ser realizada para o Senhor. O Altíssimo tem muito mais para nós: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 3.20)!

A nossa bandeira é a mesma de Cristo, e não de alguma igreja cujo propósito é aparecer como a melhor. Fomos chamados para continuar a obra iniciada por Jesus na Terra. Portanto, não podemos ter medo de obedecer ao Mestre, e sim cumprir a nossa missão
A nossa bandeira é a mesma de Cristo, e não de alguma igreja cujo propósito é aparecer como a melhor. Fomos chamados para continuar a obra iniciada por Jesus na Terra. Portanto, não podemos ter medo de obedecer ao Mestre, e sim cumprir a nossa missão. O que faremos? Obedeceremos às Suas ordens, ou discutiremos a melhor maneira de nos conduzir?
Devemos anunciar a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada. Não há substituto para a Verdade; então, vamos ler as Escrituras e meditar nelas. Dessa maneira, ocuparemos o nosso lugar no Senhor e viveremos felizes e realizados. Fazendo as mesmas obras de Cristo, nosso Senhor, nunca daremos lugar às tentações lançadas pelo diabo sobre nós.
Jesus nos guarda de todo o mal. Temos o Seu Nome para usar com fé; assim, veremos a fidelidade do Altíssimo ao nosso redor. Somos a luz do mundo, por isso não mais deixaremos as pessoas viverem nas trevas, dominadas pelos espíritos imundos (Mt 5.14). Deus é conosco hoje e para sempre. Creia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares