
Show da Fé Juventude marca retomada dos grandes eventos da Igreja da Graça no Centro de São Paulo
13/08/2025
Estudo científico revela que frequentar a igreja, semanalmente, amplia o tempo de vida
15/08/2025
O SENHOR É BOM!
Vamos meditar nas riquezas de detalhes sobre o nosso Pai, que o rei Davi menciona no Salmo 30, ocasião em que esse servo do Senhor diz ter sido tirado da sepultura para viver as maravilhas do Altíssimo.
1. Ele começa falando que exaltava o Senhor por dois motivos: Exaltar-te-ei, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim (v. 1).
2. A seguir, lembra-se de quando Deus atendeu ao seu clamor e o sarou: SENHOR, meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste (v. 2).
3. Mais duas grandes bênçãos o rei de Israel menciona, pois, por causa do pecado com Bate-Seba, sua alma já estava descendo à sepultura. No entanto, quando clamou por misericórdia, Deus agiu em favor dele: SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo (v. 3).
4. A vida de Davi agora era só entusiasmo; a sentença que havia sobre si fora tirada e, com isso, convoca todos a louvar ao Senhor e lembrar-se da Sua santidade: Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade (v. 4).
5. Por sermos carne, o Altíssimo tem paciência conosco, pois sabe que, após termos nos acertado com Ele, nós O louvaremos de todo coração: Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (v. 5).

6. É bom meditar no que Davi pensava, quando todas as coisas iam bem para ele. O salmista desfrutava de saúde e prosperava em tudo o que fazia. Até dizia que não erraria mais. Sempre rendia a Deus graças pelo que Ele lhe fez: Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais (v. 6).
7. Davi prosperava, mas, por um descuido, viu a miséria chegar com a vergonha e a tristeza: Tu, SENHOR, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado (v. 7).
8. Somente temos de clamar ao Pai, como Davi declarou: A ti, SENHOR, clamei, e ao SENHOR supliquei (v. 8).
9. Uma das coisas mais lindas de Deus na nossa vida é a lembrança da Sua Palavra. Davi falou acerca disso: Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura, te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade (v. 9)?
10. Da mesma maneira que atendeu Seu servo, Deus não demora a nos atender, quando ouve da nossa boca um pedido verdadeiro e santo. Davi clamou: Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim; SENHOR, sê o meu auxílio (v. 10).
11. Sempre clame aquilo que o Senhor o fez entender nas Escrituras, pois ali está Deus para ajudá-lo, socorrê-lo e dar-lhe a vitória: Tornaste o meu pranto em folguedo; tiraste o meu cilício e me cingiste de alegria (v. 11).
12. Deus mudou a vida de Davi, tirando-o da frustração e da melancolia, para que provasse o quanto o Senhor é bom para com aqueles que O invocam: Para que a minha glória te cante louvores e não se cale; SENHOR, Deus meu, eu te louvarei para sempre (v. 12).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares