
Proteção contra demência
11/04/2025
Em países sem liberdade religiosa, mulheres cristãs sofrem violência e perseguição por sua fé
15/04/2025
BEM-AVENTURADOS E ESCOLHIDOS
Fomos escolhidos por Deus para participar da obra realizada pelo Salvador em favor da humanidade. Esse foi o maior presente que poderíamos receber, e ainda nem conhecemos completamente a razão de Cristo ter vindo ao mundo para Se entregar no altar do Calvário. Somente no Céu entenderemos o que significa o Pai nos amar dessa maneira, já que estaríamos perdidos e sofreríamos no lago de fogo e enxofre para sempre. Somos gratos a Jesus pela Sua graça!
As Escrituras falam da nossa chamada: Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos satisfeitos da bondade da tua casa e do teu santo templo (Sl 65.4). Nesse texto, o rei Davi, inspirado por Deus, começou a escrever a respeito da tão grande salvação, acerca da qual devemos inquirir do Senhor, para que possamos dar a Ele o perfeito louvor.

Fomos escolhidos por Deus para participar da obra realizada pelo Salvador em favor da humanidade. Esse foi o maior presente que poderíamos receber, e ainda nem conhecemos completamente a razão de Cristo ter vindo ao mundo para Se entregar no altar do Calvário
Jesus declarou: Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos (Mt 20.16). Por que isso acontece? Porque muitos dão pouca importância aos toques do Espírito Santo, mesmo tomando conhecimento de que a obra de Cristo na cruz incluiu todos os seres humanos. Quando pregamos o Evangelho, a maioria das pessoas não crê nele. Aqueles que creem e buscam o entendimento da Palavra serão os escolhidos. Quantos se surpreenderão ao verem que não subiram com Jesus? Eles poderiam ter recebido a bênção completa, mas a desdenharam ou não quiseram tomar posse do que lhes foi providenciado no Filho de Deus.
DEZ NOIVAS, EXEMPLO VIVO – Na parábola das dez virgens, vemos que metade delas não guardou o azeite e o deixou acabar (Mt 25.1-13). As prudentes entraram para a festa, e as loucas ficaram de fora para tentar encontrar o óleo que faltava. Quando voltaram, a porta já estava fechada. Elas bateram e insistiram em bater, mas era tarde demais. Com isso, não foram aproveitadas! Quantos também se encontrarão nessa situação, apesar de confessarem que amam a Deus? Agora, será que O amam mesmo? (Jo 14.21). Misericórdia!
UM EXEMPLO DA ESCOLHA DIVINA – O Senhor nos deixou um exemplo real do que acontecerá no último Dia, antes da Sua volta ao mundo. Moisés chamou Arão, Nadabe e Abiú, mais 70 dos anciãos israelitas, e todos viram o Deus de Israel (Jesus antes da Sua encarnação), reparando que, debaixo dos Seus pés, havia uma obra de pedra de safira que remetia ao Céu. O Senhor não estendeu a mão para nenhum desses escolhidos de Israel, os quais tiveram o privilégio inaudito de contemplar de perto a maravilhosa glória divina. Eles, porém, queriam comer e beber na Sua presença. Aquilo foi um aviso para nós: tudo o que queremos é a cura do corpo, os bens materiais e a prosperidade abundante. Entretanto, o melhor é ter a mão de Deus estendida para nós: E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade. Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas viram a Deus, e comeram, e beberam (Êx 24.9-11). Queira e se esforce para receber tudo o que lhe será entregue no Reino do Altíssimo.

Muitos dão pouca importância aos toques do Espírito Santo, mesmo tomando conhecimento de que a obra de Cristo na cruz incluiu todos os seres humanos. Quando pregamos o Evangelho, a maioria das pessoas não crê nele. Aqueles que creem e buscam o entendimento da Palavra serão os escolhidos
A MAIOR BATALHA DE CANAÃ – Josefo, um historiador judeu, não convertido ao Evangelho, escreveu sobre diversos casos em Israel. Um deles foi a luta contra Jabim, rei de Canaã, e seu comandante Sísera. Durante 20 anos, eles subjugaram o povo de Deus até lhes fugir toda a esperança de serem livres um dia (Jz 4). Débora era juíza em Israel e, incomodada com a hesitação de Baraque, que tinha a chamada do Céu para liderar a guerra contra Canaã, mandou chamá-lo e lhe perguntou se não lutaria contra o inimigo. Baraque disse que sim, desde que ela fosse com ele. No dia exato, diz Josefo, Sísera arregimentou 150 mil homens da infantaria, mais 15 mil cavaleiros com os seus cavalos e 900 carros de ferro. Baraque desceu do monte Tabor com 10 mil homens que só tinham armas rudimentares. Naquele dia, o Senhor convocou até a natureza para lutar em favor do Seu povo. Choveu tanto que o vale do Megido ficou cheio de água e transbordou o ribeiro de Quisom (Jz 5.4,21).
Resultado: os melhores guerreiros cananeus partiram contra o grupo de Baraque, mas, chegando ao vale, viram que a enxurrada trouxera bastante lama capaz de cobrir as pedras pontiagudas. Estas racharam os cascos dos seus cavalos, impedindo-os de seguir em frente. Aquele pequeno grupo lutando ao lado do homem de Deus só tinha porretes para acertar os fortes de Canaã. Assim, dez mil homens de Israel, ajudados pelo Senhor, foram mais brilhantes do que o adversário. Eles não somente foram chamados, mas também escolhidos pelo Onipotente. Vale a pena ser escolhido por Ele, não é verdade? Creia!
UM PASSO MAIS ADIANTE – Observe o Salmo 105: E tirou dali o seu povo com alegria e, os seus escolhidos, com regozijo (v. 43). A maioria dos que foram libertos por Baraque fazia parte do povo tirado do cativeiro com alegria. Já os escolhidos estavam prontos para guerrear em favor da sua nação, sem se importar com o preço a ser pago, se com ferimentos e até com a própria vida. Eles lutavam em Nome do Senhor como as pessoas que se consagram hoje, para que a Igreja cresça, e os pecadores se libertem e sejam salvos. Elas serão recompensadas pelo Altíssimo.

Aquilo foi um aviso para nós: tudo o que queremos é a cura do corpo, os bens materiais e a prosperidade abundante. Entretanto, o melhor é ter a mão de Deus estendida para nós
É bom interceder pelos perdidos e nunca desanimar de fazer a vontade do Pai, pedindo a Ele que os visite com a salvação. Assim, você verá o bem de quem é escolhido. É bom se alegrar com a alegria do povo de Deus, regozijando-se com a herança dEle: Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação, para que eu veja o bem de teus escolhidos, para que eu me alegre com a alegria do teu povo, para que me regozije com a tua herança (Sl 106.4,5).
POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS – Jesus falou acerca do seguinte fato: o de se abreviarem os dias do fim do mundo, para que muitos sejam resgatados do pecado. O Mestre sabe de tudo, por isso alertou acerca desse tempo: E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias (Mt 24.22).
Essa não é uma teoria catastrófica de que as coisas ficarão horríveis por aqui, e sim uma profecia: Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo (Ap 12.12). Uma coisa é certa: o diabo virá com toda sua capacidade de enganar, a fim de levar muitos salvos com ele para o lago de fogo e enxofre. Porém, Deus abreviará esses dias, para que muitos que ainda não são perfeitos na fé não caiam em tentação e, consequentemente, na perdição eterna.

É bom interceder pelos perdidos e nunca desanimar de fazer a vontade do Pai, pedindo a Ele que os visite com a salvação. Assim, você verá o bem de quem é escolhido
Um dos grandes trabalhos a serem feitos é formar leais discípulos de Cristo, para a nossa própria felicidade, como Ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda (Jo 15.16). Se o nosso fruto não permanecer significa que deixamos de cumprir o propósito do Senhor quando nos tornou parte do Seu povo na Terra. Esta época é de provação e grande tentação do maligno, o qual se encontra desesperado, sabendo que tem pouco tempo. Nós também temos pouco tempo para levarmos os cristãos ao amadurecimento da fé. Caso não façamos isso, tristemente seremos repreendidos por Jesus na Sua volta. Ele ordenou: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.19,20).
Não encontraremos desculpas para dar por deixarmos de ensinar os escolhidos a resistirem com firmeza na fé e no poder de Deus. As advertências do Senhor devem ser levadas a sério. Podemos e devemos realizar a obra com todas as nossas forças. Evite ficar perto de quem poderá levar você à perdição eterna. Nada compensa permitir que a tentação se aninhe em seu coração, fazendo-o partir para o lago de fogo e enxofre, onde estarão os dez grupos apontados pelo Senhor em 1 Coríntios 6.10.
Muitos acham que, no arrebatamento da Igreja e na segunda vinda de Jesus, todos os frequentadores de igrejas subirão com Ele. Veja o que saiu dos lábios do Senhor e decida se estou certo ou não em comentar isso: E ele enviará os seus anjos e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu (Mc 13.27). Ai daqueles que não olharem para a Palavra como devem, crendo que Deus é “bonzinho” e não os deixará na Terra, a fim de sofrerem as tormentas que virão sobre a humanidade! Somente os escolhidos serão ajuntados!
Finalizando, lembro que é bom sermos chamados, mas bem melhor é sermos escolhidos. Nessa condição, estaremos livres da condenação eterna. Infelizmente, muitos daqueles que ouviram a Palavra de Deus, mesmo gostando do que ouviram e sendo convidados a pertencer ao povo santo, nada fizeram. Caso não voltem para o Senhor, perderão o Céu de glória (Mt 25.31-46). Cuide-se para não se perder. Jesus morreu por você! A quem O recebe como Salvador e Senhor é dado o poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12). Creia e viva!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soare