
Jesus impactou a história, fazendo milagres, e tornou-Se o maior influenciador do planeta
13/02/2025
Mensagens inspiradoras
14/02/2025

Plenitude ou perfeição ordinal (Parte 2)
Neste artigo, continuaremos a falar do número dez – o cardinal dos conjuntos equivalentes a um conjunto de uma dezena de membros – como parte de nosso estudo sobre os números que aparecem na Bíblia com significação, especialmente nos campos da tipologia e da escatologia.
Há, por exemplo, os Dez Mandamentos (Êx 20.1-17), que contêm o necessário tanto em quantidade quanto em sua ordem:
Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(1) Não terás outros deuses diante de mim.
(2) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
(3) Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.
(5) Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
(6) Não matarás.
(7) Não adulterarás.
(8) Não furtarás.
(9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(10) Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Há dez cláusulas na oração do Pai-nosso, sendo elas: a primeira, a soberania de Deus; a segunda, o Nome do Senhor; a terceira, a manifestação do Reino de Deus; a quarta menciona a terra pela primeira vez; a quinta fala do dom da graça suprindo todas as nossas necessidades; a sexta trata do pecado do homem; a sétima roga por direção espiritual; a oitava roga a libertação final de todo o mal; a nona recapitula a glória divina; e a décima encerra os ciclos eternos.
O povo de Deus clamou de regozijo dez vezes:
1. Quando o fogo do céu consumiu os primeiros sacrifícios: Depois, Arão levantou as mãos ao povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica. Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois, saíram e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo. Porque o fogo saiu de diante do SENHOR e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilou e caiu sobre as suas faces (Lv 9.22-24).
2. Quando Jericó foi tomada: Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade (Js 6.20).
3. Quando a Arca foi levada até ao acampamento: E sucedeu que, vindo a arca do concerto do SENHOR ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. E os filisteus, ouvindo a voz do júbilo, disseram: Que voz de tão grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial (1 Sm 4.5).
4. Quando Saul foi proclamado rei: Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o SENHOR tem elegido? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, jubilou todo o povo, e disseram: Viva o rei! (1 Sm 10.24).
5. Quando Israel foi lutar contra os filisteus: Davi, então, se levantou pela manhã, bem cedo, e deixou as ovelhas a um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o arraial saía em ordem de batalha, e, a gritos, chamavam à peleja (1 Sm 17.20).
6. Quando perseguiram os filisteus: Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom (1 Sm 17.52).
7. Quando a arca da Aliança foi devolvida à casa de Obede-Edom: Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo e ao som das trombetas (2 Sm 6.15).
8. Quando Deus feriu Jeroboão diante de Abias: E os homens de Judá gritaram, e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá (2 Cr 13.15).
9. Quando Asa e o povo ouviram a profecia de Azarias, filho de Obede: E juraram ao SENHOR, em alta voz, com júbilo, e com trombetas, e com buzinas (2 Cr 15.14).
10. Quando foram lançados os fundamentos do segundo templo: E cantavam a revezes, louvando e celebrando ao SENHOR, porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com grande júbilo, quando louvou o SENHOR, pela fundação da Casa do SENHOR (Ed 3.11).

Foto: Thierry RYO / Adobe Stock
A expressão “Eu sou”, dita por Jesus, aparece dez vezes em João:
1. Eu sou o pão da vida (6.35)
2. Eu sou o pão que desceu do céu (6.41)
3. Eu sou o pão vivo que desceu do céu (6.51)
4. Eu sou a luz do mundo (8.12)
5. Eu sou o que testifico de mim mesmo (8.18)
6. Eu sou a porta das ovelhas (10.7)
7. Eu sou o bom Pastor (10.14)
8. Eu sou a ressurreição e a vida (11.25)
9. Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (14.6)
10. Eu sou a videira verdadeira (15.1,5)
Os nomes repetidos aparecem dez vezes na Bíblia:
1. Abraão, Abraão! (Gn 22.11)
2. Jacó! Jacó! (Gn 46.2)
3. Moisés! Moisés! (Êx 3.4)
4. Samuel, Samuel (1 Sm 3.10)
5. Marta, Marta (Lc 10.41)
6. Simão, Simão (Lc 22.31)
7. Saulo, Saulo (At 9.4)
8. Senhor, Senhor! (Mt 7.21,22; 25.11; Lc 6.46; 13.25)
9. Eloí, Eloí (Mc 15.34; Mt 27.46; Sl 22.1)
10. Jerusalém, Jerusalém (Mt 23.37; Lc 13.34)
Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com