Saúde restaurada
15/01/2025
Confiança em Deus
15/01/2025
Saúde restaurada
15/01/2025
Confiança em Deus
15/01/2025

Plenitude ou perfeição ordinal (Parte 1)

Foto: Arte sobre ilustração de Whitebarbie / Adobe Stock
Abraão de Almeida

Plenitude ou perfeição ordinal (Parte 1)

Segundo o Dicionário Aurélio, dez é o número cardinal dos conjuntos equivalentes a um conjunto de uma dezena de membros. Em algarismos arábicos, é 10. Os primeiros dez números representam todo o sistema numérico e dão origem ao sistema de numeração decimal, que é de base 10, ou seja: utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números. Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, trata-se de um sistema posicional: a posição do algarismo no número modifica o seu valor.

A ordem completa, que marca todo o circuito de qualquer coisa, é, portanto, a acepção sempre presente do número dez. Significa, assim, que não falta coisa alguma: o número e a ordem são perfeitos, e o ciclo está completo. Alguns versículos da Bíblia trazem esse sentido:

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? (Lc 15.8);

E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha (Lc 19.13);

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10)

Há dez patriarcas antes do Dilúvio, conforme registra Gênesis 5: Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque, Metusalém, Lameque e Noé.

Há dez nações ocupando o cenário das possessões aliançadas com Abraão (até então, Abrão): Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o [1] queneu, e o [2] quenezeu, e o [3] cadmoneu, e o [4] heteu, e o [5] ferezeu, e os [6] refains, e o [7] amorreu, e o [8] cananeu, e o [9] girgaseu, e o [10] jebuseu.

Fogo sobre a cidade de Sodoma
Foto: Daniel / Adobe Stock

Há dez pragas antes da libertação do Egito (Êxodo 7–12).

Há dez poderes importantes contra o amor de Deus: Porque estou certo de que [1] nem a morte, [2] nem a vida, [3] nem os anjos, [4] nem os principados, [5] nem as potestades, [6] nem o presente, [7] nem o porvir, [8] nem a altura, [9] nem a profundidade, [10] nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm 8.38,39).

Há dez vícios que excluem o ser humano do Reino de Deus: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.9,10).

Há dez reinos simbolizados pelos dez dedos dos pés da imagem do sonho de Nabucodonosor: E, quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo (Dn 2.41) e dez chifres no quarto animal da visão de Daniel: Depois disso, eu continuava olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez pontas (Dn 7.7; ver ainda Daniel 7.20,24 e Apocalipse 12.3; 13.1; 17.3,7,12).

Ciclo completo – A fé que Abraão possuía foi provada em um ciclo completo de dez provas: [1] sua partida de Harã; [2] sua fuga da fome no Egito; [3] na provação de Sara; [4] no resgate de Ló; [5] ao receber Agar; [6] em sua circuncisão; [7] na segunda provação de Sara, em Gerar; [8] ao ter de expulsar Ismael; [9] ao expulsar Agar; [10] no oferecimento de Isaque.

Foto: Aleksandr Kurganov / Adobe Stock

O fogo de Deus desceu do Céu em dez ocasiões:

1. Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra (Gn 19.24).

2. Sobre as primeiras ofertas: Porque o fogo saiu de diante do SENHOR e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilou e caiu sobre as suas faces (Lv 9.24).

3. Sobre Nadabe e Abiú: Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR (Lv 10.2).

4. Sobre os murmuradores em Taberá: E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do SENHOR; porque o SENHOR ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial (Nm 11.1).

5. Sobre Corá e seus companheiros: Então, saiu fogo do SENHOR e consumiu os duzentos e cinquenta homens que ofereciam o incenso (Nm 16.35).

6. Sobre a oferta do profeta Elias no monte Carmelo: Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego (1 Rs 18.38).

7. Sobre os inimigos de Elias: Mas Elias respondeu e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinquenta (2 Rs 1.10).

8. Sobre outros inimigos de Elias: E respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinquenta (2 Rs 1.12).

9. Sobre o sacrifício de Davi: Então, Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos, e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto (1 Cr 21.26).

10. Sobre o sacrifício de Salomão: E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa (2 Cr 7.1).

Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *