Saúde restaurada
15/01/2025Confiança em Deus
15/01/2025O SACRIFÍCIO DE JESUS
Muita gente faz sacrifícios – práticas ligadas diretamente ao Antigo Testamento – na intenção de comprar a bênção do Senhor. Porém, hoje, por ter dado a Sua vida por nós, Jesus Se tornou o único intermediário entre Deus e o homem, como diz a Palavra: Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1 Tm 2.5). Cristo é o perfeito Mediador, pois morreu e ressuscitou para nossa salvação e justificação. A obra do Salvador nos torna inocentes dos pecados cometidos no tempo da ignorância, por não conhecermos plenamente a vontade do Pai (At 17.30,31).
O ENTENDIMENTO DO APÓSTOLO PAULO – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2.20). Pelas palavras de Paulo, entendemos que o Senhor, sabendo de tudo antes de acontecer, colocou-nos em Jesus naquela cruz e, por isso, Ele deu a Sua vida em nosso lugar. Na verdade, nós deveríamos ter levado os 39 açoites que feriram a carne de Cristo. Veja, o chicote romano tinha nove tiras, e, no final de cada uma, havia um pedaço de osso, ou ferro, que rasgava o corpo em contato com ele. Faça as contas: 39 vezes 9 tiras é igual a 351 chicotadas. Haja sofrimento! Nossas iniquidades foram lançadas sobre Jesus (Is 53.4,5). Assim, estávamos lá com Ele e usufruímos da linda obra realizada em nosso favor, ao permanecer fiel à vontade do Pai (Mc 14.36).
Pelas palavras de Paulo, entendemos que o Senhor, sabendo de tudo antes de acontecer, colocou-nos em Jesus naquela cruz e, por isso, Ele deu a vida em nosso lugar
Quando Deus O abandonou, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27.46). Isso ocorreu quando os nossos pecados e demais sofrimentos foram colocados sobre Jesus, e o Pai não pôde ficar mais perto dEle. Por ser Santidade de santidade, o Fogo Consumidor, o Altíssimo destruiria o Filho Se permanecesse com Ele (Hb 12.29). O Salvador Se igualou a nós, que já nascemos apartados de Deus, provando a morte espiritual, a separação do Pai: E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19.30). Cristo desceu ao Inferno para terminar a obra da nossa salvação. Ele fez tudo isso por todos, como ensina o apóstolo Paulo. Toda a humanidade estava em Cristo afastada de Deus, incluindo eu e você.
CRUCIFICADOS COM JESUS – Isaías não só viu o Filho de Deus tornando-Se pecado com as nossas transgressões e enfermo com as nossas enfermidades, como também nos viu curados pelas feridas feitas no corpo de Jesus. Essa verdade está registrada na Bíblia para durar eternamente: Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is 53.4,5). Essa mensagem fazia parte das pregações do apóstolo Pedro, o qual disse: Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados (1 Pe 2.24).
MORREMOS COM JESUS – Paulo afirma que morremos com Cristo: Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram (2 Co 5.14). Isso é verdade, pois, se fomos crucificados com Jesus, também morremos com Ele, que desceu ao Inferno e lutou com o diabo, tirando-lhe a autoridade tomada de Adão, com a qual oprimia o ser humano.
Cristo desceu ao Inferno para terminar a obra da nossa salvação. Ele fez tudo isso por todos, como ensina o apóstolo Paulo. Toda a humanidade estava em Cristo afastada de Deus, incluindo eu e você
Isaías falou sobre a ida de Cristo ao reino da morte, dizendo que ninguém O acompanhou (Is 63.3-5). Esse ninguém se refere ao poder do Alto. Jesus, sozinho, venceu as potestades malignas, despindo-as: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). O nosso Salvador é perfeito! Não temos mais que vencer Satanás e seus demônios, porque foram eternamente derrotados por nós, por intermédio do Senhor Jesus. Aleluia!
SEPULTADOS COM CRISTO – Deus não nos deixou crucificados com Cristo, quando morremos com Ele, e sim nos fez ser sepultados com o Filho de Deus. Nós, que já havíamos morrido espiritualmente no pecado de Adão, fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida (Rm 6.4). Em todas as fases enfrentadas por Jesus, desde o momento em que foi à cruz, estávamos nEle. O Senhor colocou cada ser humano em Cristo, por isso fomos sepultados com Ele, no seio da terra, até o terceiro dia, quando ressuscitou. A obra foi muito séria!
VIVIFICADOS EM CRISTO – O passo seguinte foi dado pelo Espírito de Deus, que, ao ver a vitória de Jesus Cristo sobre as forças do mal, foi ao Inferno e O vivificou, deu-Lhe a vida de novo: Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) (Ef 2.5). Ele nos concedeu a vida novamente, religando-nos ao Pai. Então, os perdidos que aprenderem a Verdade e confessarem ao Senhor os seus pecados serão perdoados e vivificados. Essa obra se recebe pela fé, para, no minuto seguinte, a pessoa estar livre das opressões do inimigo. Não devemos aceitar nada do Inferno, e sim assumir a nossa bênção providenciada por Cristo. Preste atenção! Assim que Jesus foi vivificado, também o fomos. Para isso ser real em nós, basta crermos e sairmos confiantes, a fim de vivermos a nova realidade espiritual.
O Senhor colocou cada ser humano em Cristo, por isso fomos sepultados com Ele, no seio da terra, até o terceiro dia, quando ressuscitou. A obra foi muito séria!
Até os piores pecadores já estão vivificados, porém, se não ouvirem a Boa Notícia do Reino dos Céus, deixando de aceitar Jesus como seu Substituto e Salvador, irão para o lago de fogo e enxofre. Precisamos aprender a nos aproximar dessas pessoas e anunciar-lhes a Verdade que liberta (Jo 8.32). Grande responsabilidade é a nossa! Deus deseja salvá-las!
A nossa abordagem com quem ainda não conhece as Boas-Novas deve ser diferente da usada pela igreja apóstata que, com suas invenções, suprimia a Palavra e matava os perdidos em Nome do Senhor. Misericórdia! Como foi possível acontecer isso? Só Deus sabe!
RESSUSCITADOS COM CRISTO – Quando uma pessoa resolve entregar-se a Jesus, ela toma a decisão mais importante da sua vida. Então, não tem mais de sofrer pelos seus erros, e sim depositar a fé no Senhor, abandonar os pecados e se consagrar a Deus. Infelizmente, essa verdade é pouco pregada nas igrejas, e, com isso, muitos não se firmam na fé e continuam a transgredir. Caso permaneçam nesse estado, mesmo que seus pecados já tenham sido pagos, ao morrerem, serão condenadas ao suplício eterno. Quem é o responsável por isso? Aqueles que não seguem as ordens divinas. Quão triste é para o Senhor ver essa realidade vergonhosa. Precisamos consertar a nossa teologia, pois nada é feito de verdadeiro para as pessoas que vivem no fracasso. Tudo o que estamos estudando aqui é o que a Bíblia fala sobre a morte e ressurreição do Salvador. Jesus fez o que precisava para os irmãos viverem ao lado dEle. A Palavra diz: Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos (Cl 2.12).
Ele nos concedeu a vida novamente, religando-nos ao Pai. Então, os perdidos que aprenderem a Verdade e confessarem ao Senhor os seus pecados serão perdoados e vivificados
Quantos mudarão de vida, saindo da opressão do diabo e vivendo livremente em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus? Muitos serão transformados se ouvirem a Verdade! Deus quer que todos sejam salvos, para que experimentem como é precioso estar ao lado do Salvador (1 Tm 2.3,4). Volte-se para o Senhor e desfrute da nova realidade da fé em Cristo!
APÓS A RESSURREIÇÃO DE JESUS – Todos precisam conhecer a Verdade, ouvindo a Boa Notícia dos nossos lábios, e não palavras de condenação. Chega de o diabo enganar as pessoas, levando-as a se afundar mais e mais na lama do pecado! A mensagem do Evangelho é regeneradora. Quem a ouve e crê torna-se um filho de Deus sem ter a menor vergonha de confessar isso. Quanto mais você aprender sobre a Verdade, mas livre será (Jo 8.32). Após ter ressuscitado, Cristo passou 40 dias falando de tudo o que o convertido terá nEle: Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus (At 1.3). Aquilo que Jesus falou está na Bíblia. Leia-a e será iluminado!
O Senhor foi elevado aos Céus e Se assentou à direita de Deus Pai, onde Se encontra até hoje. O melhor é o que vem agora: E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef 2.6). Estamos investidos da maior autoridade possível aos homens! Pense: por que não se tornar vencedor sobre todas as coisas, se você está assentado em Cristo Jesus?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares