POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024
POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024

Combate à hanseníase

Foto: Weyo / Adobe Stock

Combate à hanseníase

Uma vacina inédita para hanseníase, a LepVax, será testada no Brasil pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O estudo contará com a participação de 54 voluntários saudáveis que serão divididos aleatoriamente em três grupos: dois receberão o imunizante, um com dose baixa e outro com alta, e o terceiro um placebo (solução salina sem efeito biológico). Eles serão acompanhados por um ano, e, se os resultados forem positivos, futuramente a LepVax poderá integrar o calendário nacional de vacinação. O Brasil ocupa a segunda posição no mundo em número de casos da doença, atrás apenas da Índia, com 22.773 novos casos registrados em 2023, segundo o Ministério da Saúde.

A primeira etapa dos testes dessa vacina com seres humanos foi realizada nos Estados Unidos, com a imunização de 24 voluntários sadios, e não apresentou nenhum registro de efeito adverso grave. A LepVax é a primeira vacina específica contra a bactéria Mycobacterium leprae, responsável pela hanseníase. (Patrícia Scott com informações da Fiocruz)


Foto : Subbotina Anna / Adobe Stock

Substância poderosa

A lignana – substância encontrada em alimentos, como linhaça (foto), gergelim, girassol, cereais integrais (aveia, centeio e trigo) e frutas (morango e pêssego) – vem atraindo a atenção de pesquisadores. Estudos recentes mostram que ela pode auxiliar no controle da diabetes tipo 2.

Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Jama Network Open revelou que quem consumia lignana regularmente apresentava um melhor controle glicêmico – níveis mais estáveis de glicose no sangue. O levantamento, realizado com mais de 200 mil homens e mulheres, indica que a substância está associada à redução do risco de câncer, especialmente o de mama, e à diminuição do colesterol ruim.

Além de suas propriedades antioxidantes, a lignana atua como um fitoestrógeno, imitando o hormônio estrogênio, o que acarreta benefícios adicionais, como a redução de sintomas da menopausa. Além disso, seu consumo regular ajuda a saúde cardiovascular e na prevenção de tumores. (Patrícia Scott com informações de CNN Brasil e Galileu)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known