Bíblia para todos
09/09/2024
Na velhice darão frutos
10/09/2024
Bíblia para todos
09/09/2024
Na velhice darão frutos
10/09/2024

Os únicos moradores

Watercolor drawing with a cross, a symbol of the Christian faith. Background with selective focus and copy space for text

Os únicos moradores


Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem herdade a herdade, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5.8).

O sábio procura conhecer o Senhor e não vive atrás de prosperidade, adquirindo casas ou outros bens, até não haver mais o que conquistar, como se fosse o único morador da Terra. O Altíssimo mostrará Seu plano original a quem se interessar em aprender do Cordeiro de Deus que Se ofereceu em favor da humanidade na cruz, a fim de que todos fossem salvos e abençoados com o conhecimento dos Céus.

Em Sua morte, Jesus sofreu os nossos pecados e as nossas doenças (Is 53.4,5), e, NEle, há mais do que imaginamos. Somos felizes por fazermos parte da Nova Aliança, feita pelo Pai com o homem mediante o derramamento do sangue do Seu Filho no Calvário. Devemos aprender sempre mais da Palavra; assim, não teremos falta de nada (Sl 34.9).

Quando uma pessoa não conhece o Senhor, o qual pode salvá-la da perdição eterna, ela nem sabe que precisa aprender na Bíblia sobre o direito dela às bênçãos e reivindicá-las em o Nome de Jesus. Ela ignora que, na morte de Cristo, foi pago o preço da redenção completa (Cl 2.13,14). Ninguém deve ser apressado ao aprender acerca da obra salvífica, capaz de proporcionar inúmeros benefícios. Quem os busca passa a ter compaixão dos perdidos que, caso não aceitem o Salvador, provarão da eterna perdição. Já os doentes, ao crerem em Cristo, serão curados e libertos de qualquer opressão.

Foto: top images / Adobe Stock

Somos felizes por fazermos parte da Nova Aliança, feita pelo Pai com o homem mediante o derramamento do sangue do Seu Filho no Calvário. Devemos aprender sempre mais da Palavra; assim, não teremos falta de nada (Sl 34.9)

Muita gente se precipita quando começa a ser ensinada sobre como agir diante das agressões do maligno e assumir o que lhe pertence no Senhor. Rapidamente, esse grupo se sente preparado e dá ordens em o Nome de Jesus, mas nada funciona. Deus adverte: Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele (Pv 29.20). O Reino do Céu é o mais organizado do Universo, por isso temos de aprender corretamente o que é nosso e como desfrutar da liberdade oferecida a nós. Ninguém deve se deixar levar pela ganância. O que estamos vendo é um direito que todos os filhos de Deus possuem. O bom Pastor falou que o Espírito Santo viria para nos ensinar: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo 14.26). Desprezar o trabalho dEle é errar de modo cruel, e todo erro recebe a pena merecida. Bom seria estar sempre meditando nas Escrituras para jamais vacilar. Vigie e ore, para não sofrer desnecessariamente. O Senhor o guiará na boa estrada (Sl 25.8).

USO DA FÉ – Pratique a fé que vem por ouvir a Palavra de Deus, a fim de buscar o Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar. Agindo assim, as demais coisas lhe serão acrescentadas (Mt 6.33). Não podemos ser profanos como Esaú, que vendeu a sua primogenitura por algo passageiro e, após comer, ainda desprezou esse direito. Tempos depois, ele buscou arrependimento, mas nada conseguiu: Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou (Hb 12.17). Lágrimas não nos aproximam de Deus, e sim crer em Sua Palavra. O melhor é viver na fé de Cristo!

Vejamos o que ocorreu no acordo de Esaú com Jacó, segundo as Escrituras: E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom (Gn 25.29,30). Além de perder a bênção, Esaú conseguiu o apelido de Edom, que, no hebraico, significa vermelho. Ele alegou estar cansado e, por isso, não refletiu no que dizia ao negociar a comida. Quando nos sentirmos fatigados, precisamos orar ao Senhor, que disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).

Foto: manusapon / Adobe Stock

Bom seria estar sempre meditando nas Escrituras para jamais vacilar. Vigie e ore, para não sofrer desnecessariamente. O Senhor o guiará na boa estrada (Sl 25.8)

Diante disso, nunca tome uma decisão quando estiver exausto de sofrer ou de viver sozinho. A solução é ir ao Mestre e expor sua situação. Ao louvar e orar com base na promessa divina, você obterá alívio e resposta. O Livro Santo diz: E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos (Mc 7.37).

PREGUIÇA DE EXAMINAR – Já ouvi pregadores dizerem que Jacó foi ladrão por ter roubado a bênção de Esaú. Ora, não podemos ter preguiça de examinar a Bíblia. Vamos verificar se isso ocorreu? Ao voltar da caça, quando Esaú pediu a Jacó um pouco do guisado de lentilhas, este lhe respondeu: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? (Gn 25.31,32).

Observe que Esaú desdenhou o seu direito, dizendo que estava a ponto de morrer, tanto que o vendeu a seu irmão. Jacó conhecia bem o caráter de Esaú e lhe perguntou de novo: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó (v. 33). O negócio foi fechado, e o pagamento efetuado, até com algo a mais: E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura (v. 34). Pelo pão e pela água, Jacó nada pediu. Ele esperou na fé até a hora certa e recuperou o que lhe fora roubado ao nascer (Gn 26.22-26)!

TUDO MUDOU – Saul era jovem e, ao ser escolhido rei de Israel, correu para se esconder, pois não queria essa posição. Porém, com o passar dos dias, sentiu que Deus lhe havia desejado algo bom. Depois, quando viu o Senhor promovendo Davi, Saul começou a persegui-lo com ódio mortal e só não o matou, porque o Altíssimo guardou o filho de Jessé. Como dizem, o poder embriaga os homens; nesse caso, o diabo assumiu o controle da vida de Saul (1 Sm 16.14,15).

Foto: EnGbarr / Gerado com IA / Adobe Stock

Quem ama o Salvador e faz a vontade do Alto sabe que tudo no mundo passa, menos a riqueza espiritual que o Pai celestial concede a quem persevera em pautar sua vida na Bíblia

Fomos transportados para o Reino de Deus para cumprirmos o plano divino e sermos exemplos de filhos fiéis (Fp 2.15). Nem mesmo o sucesso nos fará diferentes, porque a melhor distinção é sermos reconhecidos como servos do Altíssimo (2 Rs 4.9). Como o Pai não muda, Seus servos devem viver para imitar Jesus, o qual é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Quem ama o Salvador e faz a vontade do Alto sabe que tudo no mundo passa, menos a riqueza espiritual que o Pai celestial concede a quem persevera em pautar sua vida na Bíblia. Siga a direção recebida ao ouvir a Palavra e jamais se envolva em situações que o levem a pecar. Cristo usará você para acrescentar almas ao Reino do Céu e não bens à sua lista de propriedades. Seja simples e confie no que está escrito: Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias (Pv 19.20). O Deus de paz o assistirá até a última hora!

Independentemente do que somos na casa de Deus, estaremos no tribunal de Cristo para responder pelo que fizemos com a fé e a unção que nos foram dadas: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10). O seu respeito ao Senhor tem de aumentar mais e mais, para que você não seja classificado como indigno de possuir o Reino preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.31-46). Ir para os Céus deve estar na nossa lista de prioridades. Para alcançar esse alvo, precisamos recusar as tentações do inimigo, que fará de tudo para nos tirar da felicidade eterna por pura inveja. Viveremos com Jesus!

Foto: ckybe – Gerado com IA / Adobe Stock

Na terceira fase, saímos das águas para andar em novidade de vida (Rm 6.3,4), e surge o desejo de sermos batizados no Espírito Santo

Sabendo que Deus é o Senhor da nossa vida, examinemos a Bíblia todos os dias para não perdermos a grande festa que começará com a volta de Cristo, ao buscar a Sua Igreja amada para viver com Ele na eternidade. De tão belo e magnífico, nem temos ideia de como isso ocorrerá (1 Co 2.9). Que maravilha indizível será vivermos para sempre no Reino da luz, onde não haverá lágrima nem dor. Será sempre uma festa (Ap 21.3,4)! A vida na Glória se inicia aqui com o novo nascimento.

Na salvação, há três fases distintas a serem observadas. Na primeira, vêm a fé e o dom do arrependimento, que nos levam a confessar os erros e as sujeiras do nosso interior (1 Jo 1.9). Na segunda, somos batizados nas águas como evidência da remissão de pecados. Nesse ato, recebemos as seguintes bênçãos: o sepultamento do velho homem; o despojamento do corpo da carne (os desejos carnais desaparecem); o despojamento do corpo do pecado (temos o domínio das nossas vontades); a circuncisão do nosso espírito (recebemos a marca de que somos de Jesus e obtivemos o perdão dos pecados (At 2.38; Cl 2.11,12). Na terceira fase, saímos das águas para andar em novidade de vida (Rm 6.3,4), e surge o desejo de sermos batizados no Espírito Santo. Nesse batismo, o Senhor nos reveste da plenitude do Seu Espírito, a Verdade, e recebemos a Sua virtude para realizar a obra de Deus: unção para falar da Palavra, poder e autoridade para expulsar demônios, curar enfermos e representar o Senhor na Terra (At 1.8). Então, completamos a nossa salvação e podemos ser usados nos nove dons do Santo Espírito (1 Co 12.8-10).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known