Minha Resposta – 301
05/08/2024Doença da primavera
07/08/2024Comida “desconfortável”
Muitas pessoas consomem alimentos gordurosos na tentativa de se sentirem menos estressadas. Entretanto, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) sugere que uma dieta rica em gordura pode ter o efeito contrário. A pesquisa realizada em ratos constatou que a comfort food, termo em inglês para qualquer alimento consumido em busca de alívio ou prazer, pode prejudicar a química cerebral, aumentando a ansiedade.
Segundo o relatório, roedores que receberam uma dieta com alto teor de gordura (foto) apresentaram aumento do peso corporal, menor diversidade de bactérias intestinais e maior expressão de genes associados ao estresse, em comparação com os que foram alimentados com comida pouco gordurosa. No entanto, o líder da pesquisa, Christopher Lowry, enfatiza que nem todas as gorduras são prejudiciais: as saudáveis, encontradas em peixes, azeite, nozes e sementes, podem ser anti-inflamatórias e boas para o cérebro. (Élidi Miranda com informações de Neuroscience)
Hábito mortal
No Brasil, o tabagismo é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres. É o que revela uma pesquisa da Fundação do Câncer, instituição sem fins lucrativos que colabora com a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da enfermidade no país. O estudo, apresentado durante o 48º Encontro Anual do Grupo para Epidemiologia e Registro do Câncer em Países de Língua Latina (GRELL 2024, a sigla em inglês), realizado na Suíça, aponta que a nicotina, presente no tabaco, é a droga lícita que mais gera dependência, fazendo com que as pessoas fumem por anos e favorecendo amplamente o surgimento da doença. O câncer de pulmão tem uma relação direta com o tabagismo, reforçou o epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer. O especialista enfatizou o perigo representado pelos dispositivos eletrônicos, como vapes, pods, e-cigarros, usados principalmente pelos jovens. De acordo com ele, os cigarros eletrônicos causam uma condição pulmonar grave chamada EVALI (sigla em inglês que designa a lesão pulmonar associada ao uso desses dispositivos ou de produtos inalatórios) que também pode levar a óbito. (Élidi Miranda com informações de Agência Brasil)
2 Comments
Sou assinante nossa TV desde setembro de 2011. Gosto muito dos ensinamentos do missionário e sua equipe. Muito aprendi e sigo aprendendo com esse ministério. Deus continue os ABENÇOANDO MUITÍSSIMO. Obrigada pela companhia.
Glória a Deus!