Jardineiro de Deus
31/07/2024Jubileu de prata
31/07/2024Avanço evangélico
Quase um terço dos brasileiros já mudou de religião ao longo da vida. A constatação é de um levantamento da empresa de pesquisas Brasilis sobre religião e comportamento. Os dados apontam para a ação das igrejas evangélicas, que formam o segmento que mais cresce no Brasil. Segundo projeções, os evangélicos (foto) deverão se tornar maioria na década de 2030, quando ultrapassará a Igreja Católica Romana em número de fiéis. Entre os novos evangélicos pentecostais ouvidos pela sondagem, 54% apontaram a busca pela salvação como fator decisivo para a mudança de filiação religiosa. Experiências negativas com algum sacerdote da religião anterior foi o motivo apontado por 43% desses entrevistados. Houve também quem dissesse que passou a frequentar uma igreja evangélica por causa da boa convivência na nova casa de fé ou por aceitar o convite de um amigo ou parente. (Élidi Martins com informações de Veja)
Discriminação e violência
O número de incidentes gerados por algum tipo de discriminação ou violência contra judeus aumentou drasticamente nos países ocidentais em 2023 se comparado com 2022. É o que aponta o Relatório Anual Mundial sobre Antissemitismo elaborado por alunos da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Dois países da América do Sul se destacaram no documento: a Argentina, onde o número de ocorrências subiu de 427 para 598, e o Brasil, que registrou 1.774 casos, contra 432 no ano anterior. Na Europa, chama a atenção o que ocorreu na França: de 436, em 2022, para 1.676, em 2023, e no Reino Unido: de1.662 registros em 2022 para 4.103, no ano passado. (Élidi Miranda com informações de Jerusalem Post)
Hábito antigo
O costume de peregrinar até lugares citados na Bíblia remonta aos primeiros séculos da Era Cristã. Escavações feitas em uma igreja da Era Bizantina (330-1453), no Norte do deserto de Neguev (foto), em Israel, revelaram gravuras de navios cravadas em pedra, provavelmente deixadas por peregrinos cristãos. Eles teriam chegado por mar para um tour religioso pela chamada Terra Santa, há 1.500 anos. As ilustrações foram descobertas pela equipe que está executando trabalhos arqueológicos no local. Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, a sigla em inglês), a igreja fica a apenas meio dia de caminhada por uma antiga estrada romana que levava a Berseba, a partir do litoral de Gaza. Possivelmente, essa foi a primeira parada do grupo antes de seguir para lugares, como Jerusalém, Belém ou o Sinai. (Élidi Miranda com informações de Times of Israel)
Merecida homenagem
Uma estátua em homenagem ao pastor norte-americano Billy Graham (1918-2018) foi inaugurada em maio no Capitólio, sede do Poder Legislativo nos Estados Unidos. O evangelista, considerado um dos maiores do século 20, foi homenageado com uma escultura em bronze (foto) por um artista de Charlotte, no estado da Carolina do Norte, cidade natal de Graham. Nela, o pregador é retratado segurando uma Bíblia aberta na mão esquerda, apontando para o Livro com a mão direita. O evento contou com discursos de parlamentares e Franklin Graham, presidente da Associação Evangelística Billy Graham (BGEA, a sigla em inglês), filho do pregador. Meu pai ficaria um pouco desconfortável com isso, pois ele gostaria que o foco estivesse nAquele sobre quem pregou: o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, afirmou Franklin depois de ler João 3.16, um dos dois versículos inscritos na base da escultura. (BGEA e Baptist Press)
Batismos aos milhares
Mais de 12 mil pessoas foram batizadas em apenas um fim de semana no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O Baptize California (Batize a Califórnia) aconteceu nos dias 18 e 19 de maio e envolveu igrejas de diversas denominações de todas as partes do estado. Houve também uma celebração das congregações participantes, na praia de Huntington State (foto), perto de Los Angeles, com a presença de personalidades do cenário gospel internacional, como o ministério Bethel Music, a cantora Natalie Grant e o cantor Martin Smith. Os batismos foram realizados em diferentes locais do litoral californiano e, segundo o Pr. Mark Francey, idealizador do projeto, esse é apenas o primeiro de muitos eventos semelhantes que virão. (Élidi Miranda com informações de Religion News Service – RNS)
Relato confirmado
Uma descoberta arqueológica recente de parte da muralha que cercava Jerusalém no período da monarquia (1000-586 a.C.) está endossando o relato bíblico sobre o rei Uzias (801-733 a.C.). Até então, os especialistas acreditavam que o trecho do muro havia sido construído pelo bisneto do monarca, Ezequias (739-687 a.C.). Porém, a datação feita por carbono-14 mostrou que a estrutura é de um período anterior, confirmando o relato de 2 Crônicas 26.9, que diz: Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e aos ângulos e as fortificou. De acordo com pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, o muro foi erguido após um grande terremoto em Jerusalém (foto), que, segundo o profeta Amós, aconteceu durante o reinado de Uzias (Am 1.1). (Élidi Miranda com informações de Daily Mail)