Falando de História – 287
20/06/2023Heróis da Fé | Louis Zamperini – 288
10/07/2023Primeiros sintomas
Um artigo publicado no periódico científico Neurology sugere que o acidente vascular cerebral (AVC) pode dar quatro sinais até uma semana antes de acontecer. De acordo com os pesquisadores, 23% dos pacientes que sofreram AVC isquêmico apresentaram: vertigem, dores de cabeça, dormência e formigamento no rosto, no braço ou na perna.
Segundo o estudo, é importante que o indivíduo procure ajuda médica imediatamente após o aparecimento desses sintomas. O AVC isquêmico é causado pela interrupção da irrigação de sangue em uma parte do cérebro, decorrente da presença de um trombo (coágulo sanguíneo), sendo o tipo mais comum da doença e responsável por 85% dos casos. Existe ainda o AVC hemorrágico, ou derrame, o qual ocorre quando há o rompimento de um vaso do cérebro. Algumas condições podem desencadear o AVC, tais como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, sobrepeso, obesidade, tabagismo, sedentarismo e uso de álcool e de drogas ilícitas. (Élidi Miranda, com informações de Catraca Livre)
Tratamento bem-vindo
Uma nova vacina promete revolucionar o tratamento do câncer. Em artigo publicado pela revista científica Nature, pesquisadores da farmacêutica alemã Biontech demonstraram resultados promissores com o uso do novo fármaco no combate contra o câncer de pâncreas. Nos primeiros testes de biossegurança, o imunizante conseguiu induzir a produção de células do sistema imune contra tumores em 50% dos voluntários. O estudo acompanhou 16 pacientes do Centro de Tratamento de Câncer do Memorial Sloan Kettering, de Nova Iorque (EUA), pelo período de um ano e meio.
A tecnologia é a mesma utilizada na vacina no combate à covid-19. Entretanto, no caso do imunizante contra o câncer, os cientistas prepararam uma dose personalizada para cada paciente com base no perfil genético do tumor. Entre os variados tipos de câncer, o de pâncreas é um dos mais difíceis de detectar e tem comportamento agressivo, apresentando alta taxa de mortalidade devido ao diagnóstico tardio. (Élidi Miranda, com informações de Revista Forum)