Doença da primavera
07/08/2024Quem é Deus?
08/08/2024Canal de comunicação
A Folha de S. Paulo, maior jornal brasileiro em assinantes pagantes, lançou recentemente em seu portal na internet um blog intitulado Evangélicos. A iniciativa, comandada pela jornalista e teóloga Melina Cardoso, pretende levar informações relevantes para o público cristão (foto). Nem de longe a ideia é dar a palavra final sobre algum assunto, mas, sim, ampliar o debate, furar a bolha e dar voz a um público que cresce vertiginosamente ano após ano no Brasil, informou a comunicadora. Uma faceta evidente da expansão evangélica no país pode ser medida pela multiplicação do número de igrejas. Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), ligado à Universidade de São Paulo (USP), apontou a existência de 109.560 templos evangélicos em território nacional, contra 17.033 em 1990 – um aumento de 543% em duas décadas. (Élidi Miranda com informações de Folha de S. Paulo)
Iniciativa inovadora
A organização norte-americana Deaf Missions (Missões para Surdos, em tradução livre) lançou recentemente, nos cinemas dos Estados Unidos, o primeiro filme biográfico de Cristo voltado para esse público. Utilizando a Linguagem de Sinais Americana (ASL, a sigla em inglês) nos diálogos, o longa-metragem Jesus: a deaf missions film (foto) conduz o espectador pela narrativa dos evangelhos, mostrando os milagres de Cristo, Suas interações com os discípulos e outros personagens descritos nas Escrituras Sagradas, até Sua condenação e morte na cruz. Sabe-se que, em todo o mundo, a comunidade surda ainda é bastante negligenciada quanto à evangelização: estimativas mostram que 98% da população mundial de pessoas surdas nunca tiveram um encontro com o Salvador. (Élidi Miranda com informações de Deaf Missions)
Local da derrota
Segundo a Bíblia, quando o rei assírio Senaqueribe (foto) – que governou de 705 a.C. a 681 a.C. – estava prestes a invadir Jerusalém, o Anjo do Senhor interveio, dizimando 185 mil homens em uma noite (2 Rs 19.35). Esses inimigos de Judá estavam posicionados em um acampamento fortificado perto de Jerusalém, cuja localização foi encontrada recentemente, segundo o arqueólogo independente Stephen C. Compton. Com base em fotos aéreas da região e um desenho antigo de como era o ponto de refúgio assírio, Compton garante que o lugar conhecido como Colina das Munições, na região leste da Jerusalém moderna, é o local exato do acampamento de Senaqueribe, onde se deu a sobrenatural derrota desse monarca. (Élidi Miranda com informações de Fox News)
Jejum estadual
A Assembleia Legislativa do estado norte-americano do Tennessee aprovou recentemente uma resolução inusitada: a convocação para 31 dias de oração e jejum em favor do estado. Do dia 1º ao dia 31 de julho, todos os cidadãos de lá estão convidados a buscar a mão de cura misericordiosa de Deus. O texto da medida, aprovada por maioria dos legisladores e sancionada pelo governador Bill Lee (foto), declara: Nós, como servidores públicos na Assembleia Geral do Tennessee, […] pedimos ao Senhor Jesus que cure a nossa terra e elimine a violência, o tráfico humano, o vício e a corrupção. Pedimos que o Espírito Santo encha as nossas salas de governo, as nossas salas de aula, os nossos locais de trabalho, as nossas igrejas e os nossos lares com paz, amor e alegria. (Élidi Miranda com informações de Vision Christian Media)
Gratidão ao Senhor
Glória a Deus! Foi com essa frase que Al Horford (foto), 38 anos, jogador do Boston Celtics, celebrou seu primeiro título da NBA, a liga profissional de basquetebol dos Estados Unidos. Natural de Puerto Plata, na República Dominicana, o ala-pivô faz parte da NBA há 17 anos. Em uma coletiva, após o quinto jogo contra o Dallas Mavericks, que fechou a série final em 4 a 1, ele declarou: Estou muito grato. Sei que já disse isso antes, mas glorifico ao Senhor por me colocar nesta posição. Não foi a primeira vez que Horford falou publicamente sobre sua fé. Em 2021, o atleta testemunhou: Todo o meu propósito na vida é agradar a Deus, fazer Sua vontade e viver de acordo com Seu exemplo. É como conduzo minha vida, […] sendo jogador de basquete, o melhor pai, o melhor marido e apenas tentando ajudar todos que posso ao longo do caminho. (Élidi Miranda com informações de Movie Guide, ESPN Brasil e Guiame)
Tratamento discriminatório
Uma pesquisa realizada no Reino Unido, nação que já foi considerada uma das maiores exportadoras de missionários do mundo, revela a marginalização do cristianismo no país (foto ilustrativa). De acordo com o estudo da organização de direitos humanos Voice For Justice (Voz pela Justiça, em tradução livre), os cristãos britânicos têm sido alvo de intolerância generalizada e discriminação. Mais da metade dos 1.562 entrevistados disseram ter sido vítimas de algum tipo de hostilidade ou ridicularização por exporem suas crenças religiosas a compatriotas. O levantamento mostrou ainda que 75% dos respondentes acreditam que a discriminação contra os cristãos não é tratada seriamente na Inglaterra e que as autoridades respeitam fiéis da maioria das religiões, com exceção dos crentes em Jesus. (Élidi Miranda com informações de Vision Christian Media)