NOVOS E BONS TEMPOS À VISTA
14/03/2025
Empreendimento próspero
17/03/2025
NOVOS E BONS TEMPOS À VISTA
14/03/2025
Empreendimento próspero
17/03/2025

John Elward Brown, que levou mais de 400 mil pessoas a Cristo

O evangelista e educador John Elward Brown (1879-1957)
Foto: Reprodução / Christian Hall of Fame

Por Patrícia Scott*

Proeminente evangelista, escritor, editor, pioneiro do rádio e educador, John Elward Brown (1879-1957) conduziu mais de 400 mil pessoas a Cristo por meio de campanhas e cruzadas evangelísticas, evangelismo pessoal e ensino cristão. Grande visionário, fundou em 1919 a John Brown University (JBU), uma das principais universidades privadas do Arkansas (EUA), em funcionamento até os dias atuais. Brown é reconhecido por suas mensagens sobre o Espírito Santo, muitas delas reunidas na obra Will Pentecost be repeated? (O Pentecostes será repetido?, em tradução livre), e em outras dezenas de livros que escreveu, como Faith healing (Cura pela fé), Whose Son is He (De quem Ele é Filho) e Can a christian go to war? (Pode um cristão ir à guerra?).

Nascido em 2 de abril de 1879, próximo ao Center Point, no estado de Iowa, John foi o quinto de nove filhos de John Franklin Brown, um veterano da Guerra Civil, e Julia. Devido às sequelas do conflito enfrentadas por seu pai, a família vivia em grandes dificuldades financeiras, já que o único recurso era uma pensão militar. Aos 11 anos, Brown deixou a escola para trabalhar e, assim, ajudar em casa. Em 1896, com 17 anos, mudou-se com o irmão mais velho, Ben, para a cidade de Rogers, no Condado de Benton, no Arkansas, em busca de melhores oportunidades. Lá, tornou-se produtor de frutas. No ano seguinte, ao participar de uma reunião de reavivamento do Exército da Salvação, converteu-se ao Evangelho.

Capa do livro Can a christian go to war, de John E. Brown
Foto: Reprodução / Amazon

Em 1898, quando os Estados Unidos declararam guerra à Espanha, Brown se alistou no Exército e serviu no corpo de cornetas em Fort Clark, no Texas. Posteriormente, ele se juntou ao Exército da Salvação e se mudou para Siloam Springs, no Condado de Benton, para ajudar na instalação de um posto avançado da organização. Contudo, em 1899, decidiu se desligar da denominação e seguir carreira no ministério evangelístico, dedicando-se intensamente à pregação do Evangelho e às reuniões de reavivamento. Suas campanhas de evangelismo se estenderam a diversas regiões dos Estados Unidos – especialmente bem-sucedidas na Califórnia – e do Canadá.

Capa do livro Whose Son is He, de John Elward Brown
Foto: Reprodução / Amazon

Durante uma de suas cruzadas, o evangelista conheceu Juanita Arrington, uma pianista de Ozark, cidade do Arkansas. Eles se casaram em 19 de dezembro de 1899 e tiveram seis filhos: John Jr., Jean, Mary Jane, Helen, Virginia e Juanita.

Em 1901, o Scarritt Collegiate Institute nomeou Brown como presidente, mas ele renunciou ao cargo dois anos depois para retornar ao trabalho evangelístico em tempo integral. Durante esse período, publicou o jornal semanal Herald e lançou o periódico mensal WorldWide Revival.

Múltiplas atuações – Em 1910, John era um dos principais evangelistas do Oeste dos Estados Unidos e realizava campanhas na Califórnia e no Texas, além de administrar uma editora. Buscando suprir sua falta de educação formal, tornou-se um leitor voraz de História e Literatura. Brown participou do planejamento das conferências bíblicas anuais de verão realizadas em Siloam Springs (1913 a 1940) e ajudou a fundar a Federação Internacional de Trabalhadores Cristãos.

Motivado por sua experiência no Scarritt Collegiate Institute, Brown passou a investir no setor educacional por considerar as universidades dos EUA caras. Em agosto de 1919, transformou sua fazenda no campus do Southwestern Collegiate Institute, um centro educacional religioso e vocacional de baixo custo. Posteriormente, a instituição foi renomeada John Brown University, aproveitando sua notoriedade como evangelista.

Entrada do campus da John Brown University em Siloam Springs, no estado do Arkansas (EUA)de My Life’s Story
Foto: Tim Morgan / Wikimedia C_C

Em 1928, ele comprou sua primeira estação de rádio, a KPFW e, dois anos depois, passou a apresentar diariamente o God’s Half-Hour (Meia hora de Deus, em tradução livre). Em 1935, adquiriu outra emissora radiofônica, a KUOA, da Fulbright Corporation de Fayetteville, transferindo a estação para Siloam Springs e se tornando a voz da John Brown University – uma das estações de rádio mais antigas em operação contínua nos Estados Unidos.

Além de seu trabalho como evangelista e educador, Brown lutou por algumas causas políticas, como a manutenção da Lei Seca (1920-1933) no Condado de Benton. Em 1947, ele liderou uma campanha contra uma tentativa de revogação da proibição e, graças aos seus esforços, 61% dos eleitores votaram pela continuidade da lei.

Em seus últimos anos de vida, Brown continuou ativo em campanhas evangelísticas e dedicou boa parte de seu tempo ao desenvolvimento de iniciativas de evangelização pelo rádio no sul da Califórnia. No entanto, em 1957, ele sofreu uma queda em sua casa em San Diego, na Califórnia, e fraturou o quadril. Em decorrência desse acidente, um coágulo sanguíneo se formou na região fraturada, causando o agravamento de seu quadro de saúde. Em 12 de fevereiro daquele mesmo ano, John Elward Brown faleceu aos 77 anos, deixando um legado de amor à pregação do Evangelho e ao ensino. (*Com informações de Enclyclopedia of Arkansas, Christian Hall of Fame, Wheaton College e Find a Grave)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *