
Clamor atendido
14/05/2025
NOVA ALIANÇA AMPLIADA
É impressionante como o Senhor preparou os israelitas para abençoarem a humanidade, mas eles entenderam que todas as nações os procurariam para lhes pedir a bênção de Deus. Grande parte dos cristãos pensa que vieram ao mundo para serem abençoados cada vez mais. Ora, pare de se achar uma vítima e abençoe as pessoas!
A Bíblia declara que, em Abraão, as nações seriam abençoadas: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3). Aqueles que abençoassem o patriarca seriam benditos pelo Senhor. Como sementes dele, podemos retribuir aqueles que nos abençoam (Gl 3.7-9).
Quando destruiu Sodoma, Gomorra e as cidades ao redor, o Anjo do Senhor afirmou que não ocultaria de Abraão os seus feitos: Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? (Gn 18.18). Agora, para que todos os povos no mundo sejam benditos, temos de lhes pregar as Boas-Novas da salvação.
Abraão foi grandemente recompensado por ter dado ouvidos à voz do Senhor: E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz (Gn 22.18). As dádivas que alcançam os gentios se devem ao fato de Abraão ter obedecido à voz de Deus, o qual lhe ordenara que saísse da sua terra e fosse para um destino a ser-lhe mostrado (Hb 11.8-10).

O tranquilo Isaque prosperou tanto entre os filisteus, que o rei de Gerar e o comandante do seu exército o procuraram para propor aliança, porque viram que as ações dele agradavam a Deus (Gn 26.1-33). Isaque teve o temperamento aprovado, pois o Senhor lhe disse: E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra (Gn 26.4). A bênção abrange o mundo!
Vemos as promessas feitas a Abraão na bênção de Jacó: E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra (Gn 28.14). Feliz é aquele que ama o Senhor e crê nas Suas promessas!
Pelo âmbito da fé, os gentios convertidos a Jesus se tornam a descendência bendita de Abraão: Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra (At 3.25). A Nova Aliança foi ampliada para abençoar até quem nada fez, mas creu!
O patriarca Abraão foi o primeiro a ouvir o Evangelho, com a promessa de que os povos da Terra seriam justificados nele: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti (Gl 3.8).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares