Brasil
01/08/2022Família – 278
01/09/2022COMPARTILHE
A retomada (parte 1): A missão de Adão
A partir desta edição, estudaremos o que é necessário retomar em nossa vida conjugal. Se desejamos cumprir o propósito estabelecido por Deus para nós e em nosso casamento, devemos atentar para o que a Bíblia diz a esse respeito, desde o início. Partiremos, portanto, do primeiro casal: Adão e Eva.
O livro de Gênesis descreve, no primeiro capítulo, a criação do mundo e do ser humano (Gn 1.26-30), destacamos o verso 27: E Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. O homem foi feito à imagem de Deus e capacitado por Ele para dominar e se servir de tudo o que havia sido criado. Isso não é pouco! No capítulo dois, é apresentado mais detalhes sobre a criação da mulher, a partir do homem. No entanto, desde já, é importante compreender isto: eles tinham uma missão.
A criação não estaria completa sem o homem (Gn 2.5). Era preciso que ele viesse a existir, a fim de lavrar a terra e guardá-la(Gn 2.7-15). Desde o jardim do Éden, o homem tem a missão de trabalhar e proteger! Ele deve cumprir essas duas tarefas para se sentir realizado. É necessário reconhecer o que o Altíssimo pôs na essência do homem. Do contrário, corremos o risco de não reconhecer ou rejeitar essa habilidade masculina.
Tempo para tudo – Muitos podem subestimar essa missão de Adão, mas, no mundo atual, ele seria o cientista mais premiado da Terra. Intelectualmente, ele era totalmente capaz, pois havia sido feito à imagem e semelhança do Altíssimo! Todos os prêmios e títulos humanos seriam lhe dados, por ele ter nomeado os animais da fauna terrestre! (Gn 2.19, 20). Adão seria profissionalmente o homem mais realizado do planeta!
Contudo, note: foi preciso que ele estivesse só durante um período de sua vida para cumprir parte de seu propósito. Até o verso 20, do capítulo dois, não temos o registro da formação de Eva. Por isso, entendemos que a mulher não deve entrar prematuramente na vida de um homem. Ele precisa saber qual é a sua missão dada pelo Todo-Poderoso e deve estudar e se profissionalizar, a fim de conquistar estabilidade financeira.
Entretanto, no mundo moderno, encontramos homens que não desejam isso. Entram logo no matrimônio, e o relacionamento se desgasta, pois a mulher se frustra ao ter de trabalhar para o sustento integral da casa. Esses homens sabem o propósito de multiplicar, entretanto ainda não cumpriram a primeira etapa da missão: lavrar a terra e guardá-la. A precipitação os leva a pular essa fase relevante, e o resultado é o início de uma união antes da hora. Porém, Eclesiastes 3 diz que há tempo para todas as coisas. Daremos continuidade a esse assunto no próximo mês.
Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus no Rio de Janeiro