Dias de perseguição
02/09/2024Do início ao fim
03/09/2024Devemos fazer!
Neste mês, analisaremos parte do que podemos fazer para cumprirmos nossa missão de servos. São instruções bíblicas para agirmos conforme os exemplos deixados por Jesus (Jo 13.15).
EM SACRIFÍCIO VIVO – Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.1). Em vez de ficarmos no conforto do nosso lar, temos de sair para onde o Senhor nos levar e oferecer o nosso corpo como sacrifício vivo a Ele, que nos tem dado o ministério da reconciliação (2 Co 5.18). Com o poder que o Pai celestial concede a Seus servos sobre os demônios, a fim de expulsá-los e curar toda sorte de doenças, podemos levar os pecadores ao arrependimento e, no final, aos Céus. Vale a pena servir a Deus!
OFERECIDO POR LIBAÇÃO – E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós (Fp 2.17). Nessa passagem, Paulo não estava admitindo que seria morto pelos inimigos do bem, mas se oferecia dia e noite como libação – ato de oferecer líquido a uma divindade. Desse modo, ele dava tudo de si para falar do amor de Jesus, sem cobrar nada, nem o necessário para manter a obra divina. Ele se regozijava por isso, como também devemos fazer!
AGRADAM A DEUS – E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se agrada (Hb 13.16). Há duas atitudes a serem tomadas por nós constantemente. A primeira é a beneficência, a arte de fazer o bem, como afirma a Palavra: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). A segunda é a mutualidade, a comunicação das bênçãos e lutas com outros irmãos: Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo (Gl 6.2).
DÍZIMOS E OFERTAS – Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas (Ml 3.8). Dízimo é a décima parte de salários ou presentes a ser entregue na casa do Senhor. Oferta alçada é a quantia que sentimos em nosso coração de doar à igreja, quando o pastor está levantando recursos para a manutenção da obra.
DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas (Mt 23.23). Alguns cujo coração não está em Deus negam que o dízimo seja mencionado no Novo Testamento. Tanto o trecho citado quanto o versículo 9 do livro de Hebreus, capítulo 7, dão a resposta certa acerca dessa questão. Porém, apesar dessas referências, eles permanecem irredutíveis.
JESUS TERMINOU A OBRA – Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer (Jo 17.4). Um dia, chegaremos ao fim da nossa estada na Terra. Então, diremos que realizamos a obra ou deixaremos nosso chamado para que outros concluam?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares