Telescópio – 262
01/05/2021Carta do Pastor à ovelha – 264
15/07/2021O erro dos atores
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12).
Durante a História do homem, vemos servos de Deus, ou que parecem ser como eles, deixarem-se levar pelas tentações, e o resultado é triste demais. Veja: quase todos os seres humanos não se controlam ante o lucro fácil ou o prazer pecaminoso, embora estes os conduzam ao sofrimento eterno. Na Bíblia, há casos de pessoas hipócritas, que se deixaram levar pelo diabo. A palavra hipócrita significa ator. Esses atores pagaram caro por desrespeitar o Senhor com suas atitudes irresponsáveis. Quem comete um erro e diz não se lembrar dele mente descaradamente, negando o fato que o incrimina. Aquele que tenta abusar da paciência de Deus se declara servo de Satanás: Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).
Por que alguém, tendo conhecido o Altíssimo, cede às tentações e, depois, mente para não ser descoberto, sabendo que será desmascarado, nem que seja só no Dia do Juízo, quando será inapelavelmente condenado? O cidadão que age assim decreta sua derrota e estupidez aqui e na eternidade.
O segredo é entender a Palavra, a qual, sendo a Verdade, liberta o homem das opressões. Usando a linguagem metafórica, o Eterno fala acerca das roupas a serem usadas por nós e a unção que deve existir sobre a nossa cabeça: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça (Ec 9.8). As vestes são as revelações das Escrituras que precisamos carregar em nossos lombos.
Como sujar as verdades bíblicas, se elas nos santificam? (Jo 15.3). Alguns se esquecem de que a Palavra do Senhor sabe de tudo, pois ela é Deus, que discerne as intenções do nosso espírito e os nossos pensamentos: E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar (Hb 4.13).
O segredo é entender a Palavra, a qual, sendo a Verdade, liberta o homem das opressões
A quem os que se desviam do caminho verdadeiro pensam que enganam? A pessoa que se entregou ao tentador deve se lembrar de que Deus é Onisciente, por isso ela nunca conseguirá enganá-Lo. Vejamos alguns exemplos dos atores que permitiram a ação do maligno na vida deles e se deram muito mal.
ACÃ, O COBIÇOSO – Não se sabe a idade desse personagem, mas deveria ter menos de 20 anos quando os israelitas se desesperaram com a má notícia, trazida por dez dos doze espias, e desejaram voltar ao Egito, desprezando o Senhor, que os tirara daquele país opressor (Nm 13.25-33). Aquela decisão fez Deus ficar chateado, a ponto de propor matar os hebreus e criar um povo Seu da família de Moisés. Com jeito, o libertador intercedeu, e eles foram aceitos. Talvez Acã tivesse nascido no deserto, pelo fato de a caminhada de Israel ter durado 40 anos.
Todos foram avisados por Josué a não tocar no anátema. Com exceção de Raabe e sua família, tudo em Jericó deveria ser destruído, inclusive os objetos de prata e ouro. No entanto, Acã se interessou por algo e o pegou para si. Na batalha seguinte pela cidade de Ai, Israel foi derrotado. Josué se prostrou diante de Deus, implorando para saber a causa do fracasso, e o Senhor revelou que alguém havia desrespeitado Sua ordem, pegando o anátema. Josué reuniu o povo e, como ninguém confessava, teve de lançar sorte, que caiu sobre Acã. Então, ele confessou (Js 7). Acã e sua família foram apedrejados até a morte!
A ARQUITETA DO DIABO – No Reino do Norte, que se separara da casa de Davi, houve 19 reis. Praticamente, todos foram maus. Porém, houve um casal que sobrepujou todos em suas transgressões: Acabe e Jezabel. Eles excederam os seus antecessores no trono de Samaria, promovendo o culto a Baal, o senhor da iniquidade.
A quem os que se desviam do caminho verdadeiro pensam que enganam? A pessoa que se entregou ao tentador deve se lembrar de que Deus é Onisciente, por isso ela nunca conseguirá enganá-Lo
Quando Acabe colocou os olhos em uma propriedade localizada ao lado do palácio real e quis comprá-la, Nabote, o dono, explicou que era uma herança e, por isso, não poderia vendê-la. Jezabel arquitetou uma armadilha. Usando mentiras, fez o proprietário ser levado a julgamento e apedrejado até a morte. Então, na marra, tomaram as terras. A sórdida cilada parecia perfeita, mas o plano perfeito é o de Deus, e aquela má obra teria a justa punição. O Senhor enviou Elias para profetizar ao rei até o modo que Jezabel morreria: os cães a comeriam (1 Rs 21.21-29).
GEAZI, O MENTIROSO – Geazi poderia ter sido um grande profeta do Senhor, pois aprendia com Eliseu, que, por sua vez, foi discípulo de Elias, o morador de Gileade. Naqueles dias, Deus dava livramento ao Seu povo por intermédio de homens chamados e preparados para os constantes desafios enfrentados pelo povo escolhido. Mas, por cobiça, Geazi foi usado pelo inimigo, envergonhando a obra de Eliseu; por isso, morreu leproso. Ele foi atrás de Naamã, o comandante do Exército sírio, a fim de pedir uma recompensa. Por causa disso, aquela doença se estendeu a toda a sua família (2 Rs 5.26,27). Como ele ficará no Dia do Juízo, tendo escandalizado a obra divina? (Mt 18.7).
Por que o futuro homem de Deus cometeu tal ato? Certamente, queria para si a posição de profeta, além de desejar o enriquecimento ilícito. Nos dias de hoje, muitos dão ouvidos às tentações. O prazer temporário de um encontro pecaminoso compensa o fato de ir para o tormento eterno?
Nos dias de hoje, muitos dão ouvidos às tentações. O prazer temporário de um encontro pecaminoso compensa o fato de ir para o tormento eterno?
JUDAS, LADRÃO E TRAIDOR – Ele conseguiu fazer parte dos mais privilegiados de todos os tempos: pertenceu ao grupo que compunha o ministério de Jesus. No entanto, abria brecha para ser rotineiramente possuído pelo demônio do roubo. Ao ver Maria tomar uma libra de unguento de nardo puro e derramar sobre a cabeça de Jesus, exclamou, condenando o ato: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? (Jo 12.5). A Palavra revela o real motivo de ter falado assim: Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava (Jo 12.6). Que prejuízo teve ao trocar o título de discípulo pelo de ladrão! Infelizmente, muitos têm trocado esse mesmo título pelo de adúlteros, ladrões e mentirosos!
O CASAL DA MENTIRA – Ananias e Safira eram membros da igreja recém-formada pelo Senhor. Eram pessoas prósperas e pareciam ter o coração generoso para com a obra. Talvez fossem conhecidos como fiéis e bons exemplos, dizimistas e ofertantes, além de terem o apreço do povo. Naqueles dias, os judeus convertidos ao Evangelho passavam momentos difíceis. Normalmente, eram expulsos de casa, e a igreja os acolhia para alimentá-los e protegê-los.
Era costume de muitos venderem suas propriedades e entregarem uma boa oferta para a obra, porém esse casal quis fazer mais. Ambos queriam ser bem-vistos por todos. Então, ao venderem uma herança, Ananias e Safira decidiram, de comum acordo, enganar a igreja e o Espírito Santo. Eles retiveram parte do preço da venda e disseram que estavam dando todo o recurso obtido. Ora, as terras eram deles e, ao vendê-las, só lhes seria requerido o dízimo. No entanto, a astúcia do diabo os fez segurar parte do valor da venda.
Nunca macule as suas vestes espirituais; se estiverem sujas, você não será aceito no Reino dos Céus. O único modo de se limpar é ser totalmente sincero
Isso foi como dizer que Deus não sabia de nada. Assim, achando-se espertos, eles mantiveram a mentira. Ananias foi quem levou o “total” da venda, dizendo a Pedro que eles sentiram o desejo de oferecer; afinal, a obra feita naqueles dias merecia o sacrifício deles. Por que tentar o Senhor? Com isso, ele recebeu a sentença condenatória na hora: Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus (At 5.3,4).
A mentira foi a causa da sua morte: E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram (At 5.5,6).
Quase três horas depois, veio Safira, e Pedro lhe perguntou: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto (At 5.8). Ela teve oportunidade de ser sincera, mas preferiu dar espaço ao maligno. Assim a Bíblia fala do que se passou com ela: Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti (At 5.9).
É grande o número de cristãos que enganam. Só a Verdade irá libertá-los do poder do inimigo que os fez pecar. Nunca macule as suas vestes espirituais; se estiverem sujas, você não será aceito no Reino dos Céus. O único modo de se limpar é ser totalmente sincero. As Escrituras advertem sobre a segunda morte, a separação eterna entre o homem e Deus: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte (Ap 21.8). Todos os atores, os hipócritas, provarão a segunda morte. Estarão separados do Senhor por toda a eternidade. Misericórdia!
Com amor, em Cristo,
R. R. Soares