Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022Novela da Vida Real – 282
30/01/2023Guarde o seu caminho
Na Carta do Pastor deste mês, quero compartilhar as palavras de Davi nos primeiros versículos do Salmo 39, quando ele enfrentou uma grande prova e viu que não era nada diante de Deus: Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não delinquir com a minha língua; enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim (v. 1). Boa decisão é esta: pôr um trinco na boca para não transgredir. O rei pensava estar agindo bem, pois o ímpio estava à sua frente.
Depois, ao ver a situação se agravando, Davi não se envergonhou de mudar e escrever, para que outras pessoas também fossem abençoadas. Ele declarou: Com o silêncio fiquei como mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou (v. 2). É preciso usar a autoridade do Senhor contra o maligno, ou a opressão aumentará. Coloque a fé em ação em todo o tempo, crendo que Deus o ajudará (Sl 34.8,91).
Ao voltar-se para a Palavra, algo maravilhoso ocorreu em seu coração. O salmista abriu a boca e falou o que devia: Incendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava se acendeu um fogo: então falei com a minha língua (v. 3). O fogo desce para quem medita e crê naquilo que entendeu da Palavra. O Senhor há de fortalecê-lo!
Ao meditar no que Deus anuncia nas Escrituras, você poderá dizer o que deve, porque o Pai celestial fala por você. Só há um meio de vencer o inimigo: aprendendo sobre as verdades bíblicas. Davi declarou: Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil (v. 4). Esse pedido faz qualquer um se colocar no seu lugar; assim, o Altíssimo irá dirigi-lo até a vitória!
Davi reconheceu a sua pequenez, igual à de todo homem. Não importa quem se gaba de fazer isso ou aquilo; na verdade, essa pessoa continua frágil e nada é ou será diante da grandeza divina: Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá) (v. 5). Procure ouvir a voz do Senhor pela Palavra, e você será bem-sucedido (Sl 1.1-3). Creia e transforme-se!
A loucura do homem o faz sentir-se eterno, principalmente na mocidade ou quando tudo vai muito bem. Porém, logo que surgem situações estranhas, ele reconhece que a vida não é o que ele pensava. Paute os seus passos pelos ensinamentos da Bíblia e você há de ser feliz. Davi confessou: Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará (v. 6).
O reconhecimento do rei o fez cair em si e humilhar-se diante da potente mão de Deus, admitindo que, sem o Senhor, nada seria. Enquanto não deixar o Santo Espírito lutar por você, a sua vida será limitada e sofrida. Faça como Davi, que disse: Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti (v. 7).
Com amor,
R. R. Soares
2 Comments
Amo a palavra de Deus
Graças a Deus! Bom saber disso!!!