Entrevista – 268
01/11/2021Carta do Pastor à ovelha – 270
01/01/2022Falta de diálogo
Ciência é a forma de Deus Se comunicar conosco. A frase é do doutor em Química norte-americano James G. Martin (foto). Nascido em um lar presbiteriano, o ex-professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, acredita que não existe qualquer contradição entre fé e ciência, mas uma eterna falta de diálogo entre representantes desses dois campos de conhecimento. Ele é autor do livro Revelation through Science (Revelação por meio da Ciência, em tradução livre), por meio do qual tenta promover essa comunicação, que já recebeu várias premiações – a mais recente, o Prêmio de Impacto Internacional 2021 (em inglês, International Impact Book Awards 2021), láurea concedida apenas a obras de reconhecida relevância intelectual. (Élidi Miranda, com informações de Fox 8)
Vida longa
A norte-americana Viola Roberts Lampkin Brown comemorou recentemente seu 110º aniversário. Cristã fervorosa, ela credita a Deus sua longevidade. Ele me acorda pela manhã e me diz o que fazer. Não me preocupo com nada, testemunhou ela, em entrevista ao portal de notícias The Christian Post. Nascida em 4 de outubro de 1911, ela enfrentou duas pandemias no século 20 (a gripe espanhola em 1918 e a gripe asiática em 1957) e, por isso, tem plena confiança de que passará ilesa pela covid-19. Na cidade de Berryville, no estado da Virginia (EUA), onde vive, a centenária é reconhecida como uma fiel serva de Deus. A todo momento, Jesus fala por intermédio dela, informou seu sobrinho, Andrew Roberts. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)
Risco crescente
A violência contra mulheres e meninas cristãs está aumentando em todo o planeta. Recentemente, a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN, a sigla em inglês), apresentou ao governo britânico e à Organização das Nações Unidas (ONU) um relatório no qual exige providências para a proteção desse grupo. De acordo com o documento, elas vivem com duplo risco – por serem mulheres e por professarem a fé cristã (foto). Seguindo a mesma linha da ACN, a Missão Portas Abertas divulgou um relatório especial, enfocando a situação das meninas cristãs. Nos países que estão na Lista Mundial da Perseguição 2021 (ranking elaborado pela organização com as 50 nações onde é mais difícil ser cristão), elas são vítimas de casamento forçado (em 66% dos países) e sofrem violência sexual (em 58% deles). (Élidi Miranda, com informações de Christian Today e Portas Abertas)
Criando Deus?
Há, pelo menos, três décadas, o cinema e a literatura têm mostrado um futuro imaginário tenebroso, em que os seres humanos são controlados por supercomputadores. Pois há quem acredite que os piores cenários elaborados por Hollywood estão prestes a emergir. Um deles é o empresário e escritor egípcio Mohammad Gawdat (foto). Estão criando Deus, declarou, em entrevista ao jornal britânico The Times.
Gawdat foi diretor da divisão semisecreta da Google voltada para o desenvolvimento de grandes avanços tecnológicos, a Google X, no entanto deixou a empresa quando percebeu que, de acordo com ele, poderia destruir o mundo. Segundo o empresário, a Singularidade – termo que se refere ao momento em que a inteligência artificial será capaz de se autogerir – está próxima de se tornar uma realidade. (Élidi Miranda, com informações de Gospel Prime)
Memorial gigantesco
Um grupo de cristãos britânicos está reunido em torno do projeto de construção de um dos maiores memoriais alusivos à fé cristã de todo o mundo. Trata-se do Eternal Wall of Answered Prayer (em português, algo como Muro Eterno das Orações Respondidas), um monumento gigantesco de quase 49m de altura, a ser erguido perto da cidade de Birmingham, na região central da Inglaterra. A obra, que depende exclusivamente de doações para sair do papel (foto), terá um milhão de tijolos, cada um representando uma oração respondida por Jesus. De acordo com o site do projeto, a peça de arte arquitetônica será o maior banco de dados com histórias de esperança em todo o mundo. A inauguração está prevista para 2023. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post e Eternal Wall of Answered Prayer)
Ingrediente precioso
Um selo raríssimo, da época do Segundo Templo (516 a.C. – 70 d.C.), foi encontrado em uma escavação perto do Muro das Lamentações em Jerusalém. Trata-se de uma pedra ametista oval em que não há inscrições, apenas a imagem de uma pomba e, aparentemente, uma espécie de caquizeiro já extinta na região. A planta, muito valorizada na época, era utilizada como ingrediente na fabricação do incenso do Templo e na produção de remédios, unguentos e perfumes. De acordo com os arqueólogos, o selo é raríssimo. Jamais havia sido encontrado um artefato desse tipo retratando a preciosa planta. Eles acreditam que o dono do objeto era um judeu bastante rico, provavelmente proprietário de um pomar de caquizeiros. (Élidi Miranda, com informações de God TV)