Palavra dos Patrocinadores – 285
10/04/2023Vida Cristã
18/05/2023Nova vida
Depois de conhecer o Evangelho, obreira experimenta libertação e constrói uma família abençoada
Por Evandro Teixeira
A cuidadora de crianças com deficiência Taciana Raimunda dos Santos Cardozo, 45 anos, nasceu em Maceió (AL), em uma família supersticiosa e dada a práticas religiosas contrárias à Bíblia. A participação em rituais está em suas mais remotas memórias. Contudo, ela também se recorda de que aos 14 anos conheceu o ministério do Missionário R. R. Soares e a Igreja Internacional da Graça de Deus pela televisão. Embora assistisse às pregações com frequência, por gostar da forma como o líder da IIGD apresentava a Palavra, não foi a nenhuma reunião na Igreja nem cogitava abandonar a crença de seus familiares.
Taciana era uma menina triste, cercada de tribulações. Hoje, entende que tudo era espiritual, algo que não compreendia na época. Aos 16 anos, casou-se, autorizada pela mãe, com um rapaz que completaria 18. Assumir essa responsabilidade ainda jovem era comum para ela, uma vez que, em sua família, havia muitos casamentos nessa faixa etária.
A cuidadora nunca foi feliz naquele relacionamento. Além dos problemas financeiros, seu marido tinha o hábito de se embriagar, o que também lhes trazia muitos confrontos. O esposo era padeiro, mas, naquela época, havia poucas oportunidades de trabalho nesse setor no Nordeste. Assim, após o nascimento da filha Thamires, hoje com 28 anos, marido e mulher deixaram Alagoas e se mudaram para São Paulo (SP).
Instalados na capital paulista, logo o marido de Taciana conseguiu um emprego como cobrador de ônibus. Um ano depois, ela começou a trabalhar como auxiliar de limpeza, e a situação financeira da família melhorou muito. Porém, os desentendimentos no casamento continuavam, e a união chegou ao fim. Taciana, então, procurou outras pessoas para se relacionar, sempre em busca de uma vida a dois equilibrada e contente. Mas isso parecia um sonho impossível, e nenhum de seus relacionamentos prosperou como gostaria. Entretanto, ela se considera abençoada por ter sido mãe de outros três filhos: Miquéias, de 22 anos, Jhonathan, 16, e Yasmim, 11.
Sem a orientação correta, a cuidadora continuava crendo em sua antiga religião, mesmo com tantas áreas da vida estagnada. Além disso, por ter um temperamento difícil, envolvia-se constantemente em brigas e confusões. Ao observar tal postura, uma colega de trabalho convidou Taciana para ir à igreja dela. Os primeiros convites foram recusados, mas, depois, ela cedeu. Apesar de ter gostado, não voltou ao local.
Profunda transformação – Até que, em 2012, aos 34 anos, enquanto zapeava os canais da TV, sintonizou no programa Show da Fé. Já havia passado 20 anos desde que conhecera o Missionário R. R. Soares pela televisão. Ela parou tudo o que estava fazendo para ouvir a Palavra, e a mensagem lhe falou profundamente ao coração. Assim, Taciana procurou a sede estadual da IIGD na Avenida São João, 791, no centro da capital paulista, e passou a frequentar assiduamente os cultos de libertação. Lá, finalmente, entendeu que seus problemas tinham origem espiritual. Nos momentos de oração, tinha até reações espirituais, no entanto estava determinada a ser transformada por Jesus: nada a impediria de viver uma nova vida.
Orando e pedindo ao Senhor uma mudança, ela abandonou o que cria, e até seu jeito intempestivo foi modificado. “Minha filha, que sabia como eu era, chegou a comentar com uma amiga sobre as mudanças ocorridas em mim”, recorda-se. E, até a família, que vive em Alagoas, foi obrigada a reconhecer a grande transformação operada por Cristo.
Taciana celebra as conquistas, em especial, a de ter conseguido dar aos filhos uma infância e adolescência muito diferente da dela. Logo após a conversão, a serva de Deus se tornou patrocinadora da obra divina e mandou instalar a operadora de televisão por assinatura Nossa TV em casa. A programação cristã, segundo ela, ajudou tanto na formação religiosa dos pequenos, como na mudança que teve tornando-se mais tranquila.
Atualmente, com exceção de Thamires – que já não mora com a mãe, mas frequenta os cultos –, todos os filhos são batizados nas águas. O jovem Miqueias é pastor auxiliar na sede estadual da IIGD em São Paulo. Taciana atua como obreira na Igreja da Graça da Cidade Ademar, zona sul da capital paulista, ao lado dos filhos menores, Jhonathan e Yasmin, e do marido, o motorista Maurício Cardozo da Silva, 47 anos, com quem está casada há três anos.
Assim, diante de tudo o que aconteceu em sua trajetória, Taciana afirma que só tem motivos para agradecer ao Altíssimo. “Hoje, tenho uma família abençoada que serve ao Senhor”, comemora.