Medicina e Saúde – 259
01/02/2021Sociedade
01/04/2021Música para ver e ouvir
Missionário R. R. Soares grava clipes de canções dos álbuns Em o Nome de Jesus e A volta da vitória
Por Patricia Scott
Luz, câmera, oração e ação. Podem ser resumidas assim as gravações dos novos clipes do Missionário R. R. Soares. Foram seis dias de intensos trabalhos em um período de três semanas – do final de janeiro ao início de fevereiro – e três músicas gravadas por dia em estúdio da Rede Internacional de Televisão (RIT), na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). Foi um desafio e tanto, já que 18 louvores transformaram-se em videoclipes: seis do novo CD Em o Nome de Jesus, lançado no final de 2020, e 12 do álbum A volta da vitória, sucesso de 2013 – ambos da Graça Music.
O projeto foi executado por vários profissionais, técnicos de Engenharia, Iluminação, Elétrica, Produção, Áudio, Câmera, Cenografia, Edição, Grafismo e Contrarregragem. “Cada detalhe foi pensado de maneira bem minuciosa. O envolvimento e a união da equipe foram fundamentais para que o trabalho fluísse com excelência”, salienta a Pra. Yara Oliveira, diretora do projeto e responsável pela idealização dos cenários, pensados e projetados com o intuito de deixar o Missionário bastante à vontade durante as gravações. “É como um estúdio de televisão, mas, ao mesmo tempo, um ambiente musical cheio de vida e alegria. Por isso, lançamos mão do uso de fitas de LED, proporcionando muita iluminação”, conta a pastora, acrescentando que as variações e os efeitos luminosos são fundamentais para diferenciar cada canção e garantir a qualidade do trabalho.
Yara Oliveira acentua que as gravações, na verdade, tornaram-se a parte mais rápida e prática de tudo. Isso porque, lembra ela, “o Missionário possui uma experiência de décadas em frente às câmeras”. Segundo a pregadora, após a finalização da etapa de gravação no estúdio, o conteúdo foi enviado para edição, correção de cor e finalização com a parte de grafismo. “Depois do trabalho terminado, seguiu para a aprovação do Missionário e da Graça Music.”
Total dedicação – Na opinião de Alex Lapas, diretor técnico, o resultado ficou bem diferente de tudo o que fora produzido em estúdio para os clipes da Graça Music. Ele aponta que toda a equipe se esforçou ao máximo para que o projeto fosse encaminhado para o público com altíssima qualidade. “Foi desafiador. Agora, nossa expectativa é que muitas vidas sejam alcançadas e salvas por Jesus”, destaca Lapas.
Por sua vez, a produtora Meiry Meirelles revela que o processo de elaboração durou vários meses, por causa dos inúmeros detalhes que precisavam ser cuidados. “Realizamos o trabalho com bastante carinho”, frisa Meiry, evidenciando a enorme responsabilidade que representa produzir os clipes do Missionário, que serão assistidos por milhares de pessoas no Brasil e no exterior. “Os louvores são muito bonitos. Queremos que a mensagem chegue ao coração do maior número de pessoas”, afirma Meiry, que contou com a ajuda de duas assistentes de Produção e uma estagiária.
Louvores ungidos – Os 18 clipes podem ser vistos durante a programação da Rede Internacional de Televisão (RIT) e também pelo canal da Graça Music no YouTube. O lançamento do primeiro clipe, da canção Tudo se fez novo, aconteceu em meados de fevereiro durante o programa SOS da Fé, transmitido pela Rede Internacional de Televisão (RIT), de segunda a sexta-feira, às 18h e às 3h, no canal do Missionário no YouTube e na live das 15h, realizada por R. R. Soares no Facebook e no Instagram.
O lançamento do 10º álbum gravado pelo Missionário R. R. Soares, Em o Nome de Jesus, sucedeu em meio à grande expectativa, pois já haviam passado sete anos desde o sucesso do CD A volta da vitória (2013). Na nova obra, o compositor, fundador e líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) retorna ao mercado fonográfico com 12 canções inéditas. Uma alma vale mais que o mundo inteiro e um campo missionário se conquista de joelhos; estou aqui, orando a cada passo e pegadas a seguir, diz parte da música Campo missionário, resumindo a trajetória evangelística do pregador. Todas as composições foram fruto da parceria do Missionário com o renomado cantor, músico, compositor e produtor musical Michael Sullivan, que produz o trabalho com sua esposa, Anayle Sullivan.
As gravações dos clipes de A volta da vitória trazem à memória das pessoas os sucessos daquele CD, que, em 2013, caíram no gosto do público cristão. Aquele disco selou a parceira do Missionário com Michael Sullivan, que também assinou a produção musical do disco, primeiro de R. R. Soares em formato digipack (capa acrílica), o qual reuniu louvores que ressaltavam a importância da comunhão com Deus e da busca por conquistas pela fé.