POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024
POR QUE O MAL EXISTE?
15/12/2024
O operador de motores Gabriel Rodrigues Ferreira Flores, quando estava internado devido a um rompimento de 2 cm no intestino
Fotos: Arquivo pessoal

CUIDADO DE DEUS



Após se sentir mal no trabalho, obreiro passa por cirurgia de emergência e experimenta a intervenção do Senhor

Por Evandro Teixeira

O operador de motores Gabriel Rodrigues Ferreira Flores, 34 anos, e a esposa, a analista contábil Franciele Deise Ferreira Flores, 38, converteram-se a Cristo na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em São Leopoldo (RS) em 2014. O convite para ir ao culto partiu da sogra de Gabriel, a dona de casa Alzira de Fátima Ferreira, 63 anos, que já era membro da congregação. No mesmo ano, o pai de Franciele, o serralheiro José Antônio Ferreira, 73, também entregou sua vida a Jesus, e os três foram batizados nas águas juntos.

No início daquela caminhada na fé, o casal estudava as Escrituras com afinco. À medida que crescia no conhecimento bíblico, Gabriel passou a desejar ser obreiro. Entendendo que deveriam fazer a obra juntos, ele compartilhou esse pensamento com Franciele, que se propôs a orar para saber se aquele chamado era para ela também – o que logo se confirmou. Assim, quatro anos depois de suas conversões, marido e mulher se tornaram obreiros.

Gabriel Rodrigues Ferreira Flores, com a esposa, Franciele, e os filhos Agatha Yasmin, 15 anos, e Calebe, 9

Período difícil – A partir de então, o servo de Deus viveu momentos importantes na casa do Senhor. No entanto, vivenciou um período difícil em 2023. Em uma sexta-feira, Gabriel passou mal durante o expediente na fábrica de ferramentas em que trabalha, sentindo fortes dores abdominais e enjoo. Após vomitar, a dor passou momentaneamente, porém voltou ainda mais forte em seguida.

O sofrimento dele era tanto que pensou que fosse morrer. Então, começou a orar e, de joelhos, disse ao Todo-Poderoso: “Meu Pai, se o Senhor ainda tiver algum propósito para a minha vida e para a minha família, deixe-me chegar ao ambulatório.”

Depois daquele clamor, o mal-estar diminuiu, e ele se levantou com a intenção de ir para casa. Entretanto, quando estava pronto para sair, o Altíssimo falou ao seu coração para que buscasse ajuda no departamento médico da empresa. Assim que chegou lá, os sintomas retornaram, e ele foi levado à emergência, onde passou por alguns exames e recebeu o diagnóstico de infecção intestinal [causada principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados com microrganismos],a qual deveria ser tratada com antibióticos.

Mesmo sem apresentar melhora, Gabriel recebeu alta e deixou a unidade de saúde com a esposa. Porém, no caminho para a residência, Franciele percebeu que o marido não estava bem e sugeriu que fossem a um hospital maior, em Novo Hamburgo (RS), distante 11 km de São Leopoldo. Contudo, apesar da insistência, ele não aceitou ir.

Durante todo o final de semana, o operador de motores sentiu dores intensas. Sem condições para trabalhar na segunda-feira, decidiu retornar ao hospital. Ao analisar o quadro clínico de Gabriel, o médico concluiu que ele não deveria ter recebido alta e o transferiu para uma unidade de saúde de grande porte em Novo Hamburgo.

Após passar por novos exames, foi constatado um rompimento de 2 cm no intestino dele. No entanto, pela tomografia, os especialistas viram que parecia haver algo – que não souberam definir – sustentando o órgão, evitando assim uma infecção generalizada [situação complexa que pode levar à morte, em decorrência da falência múltipla dos órgãos] devido à fissura no intestino, ocorrida há dias. Para o servo do Senhor, Deus já estava intervindo naquele momento.

Gabriel Rodrigues Ferreira Flores, com a esposa, Franciele, na Igreja

Operação de urgência – No mesmo dia, Gabriel foi submetido a uma cirurgia. Os médicos informaram que, por causa do procedimento, ele poderia ter de usar uma bolsa de colostomia[dispositivo que coleta as fezes e os gases de um paciente que tem o intestino grosso exteriorizado através do abdome]. Ao saber disso, ele orou, pedindo a intervenção divina. Em seguida, foi encaminhado para o centro cirúrgico.

Assim que acordou após a operação, viu que não estava com o saco coletor. “Agradeci a Deus ao perceber que não foi preciso usar o material”, relata. No entanto, soube que 30 cm de seu intestino foram retirados e que a causa do rompimento do órgão foi decorrente de um abscesso gerado por uma tuberculose intestinal [infecção rara do trato gastrointestinal causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis], que estaria incubada há anos em seu organismo.

Passado o efeito da anestesia, Gabriel começou a sentir fortes dores no local da cirurgia, que persistiram ao longo de toda a internação. Naquele período, ele foi sendo fortalecido pela oração, e o seu sofrimento, amenizado. Após 20 dias, recebeu alta médica. Porém, um tempo depois, passou mal em casa e teve de voltar ao hospital, onde permaneceu internado por mais 15 dias. Durante esse tempo acamado, perdeu 13 kg. “Pesava 78 kg e fiquei com 65 kg.”

Pai de Agatha Yasmin, 15 anos, e de Calebe, 9, Gabriel relata que, durante a hospitalização e o demorado processo de recuperação – de quase um ano –, contou com o apoio da esposa e com as intercessões da Igreja. Hoje, apesar de estar reabilitado, vai a consultas médicas periódicas para monitorar a saúde.

Ele testemunha que a experiência pela qual passou evidencia, mais uma vez, o cuidado de Deus com sua vida, mas revela que a situação também serviu de alerta sobre a importância de cuidar da saúde física. “Devemos ir ao médico porque nosso corpo é o templo do Espírito Santo”, ensina.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Falha na conexão: php_network_getaddresses: getaddrinfo for noehmg failed: Name or service not known